10 heróis que completam 75 anos em 2016!

Capa da Publicação

10 heróis que completam 75 anos em 2016!

Por Márcio Jangarélli

Com a maioria vindo da DC Comicsou que, no futuro, viriam ser da editora – aqui estão 10 heróis que completam 75 anos em 2016! 1941 foi um marco fundamental para o universo super-heroico, estabelecendo personagens tão icônicos quanto o Homem de Aço e o Homem-Morcego, de poucos anos antes.

Imagem de capa do item

Starman

Ted Knight pode não ser o personagem mais famoso da lista, mas ele foi um grande herói por um bom tempo na DC Comics. Membro da Sociedade da Justiça, como vários personagens da Era de Ouro da DC, ele era um gênio inventor, que trabalhava como vigilante sob o codinome de Starman.

Criação de uma equipe - Jack Burnley, Whit Ellsworth, Murray Boltinoff, Jack Schiff, Mort Weisinger e Bernie Brelauer – ele apareceu pela primeira vez em Adventure Comics #61, em Abril de 1941. Eventualmente, o personagem foi morto pela editora depois de 59 anos, em 2000.

Imagem de capa do item

Homem-Borracha

Lançado pelo selo da Quality Comics, Patrick Eel O'Brian, o Homem-Borracha, é um dos primeiros super-heróis mais “bem-humorados” da história. De autoria do Jack Cole, sua estreia foi em Police Comics #1, de Agosto de 1941. Anos depois, a DC Comics adquiriu os direitos do personagem, o introduzido no universo regular da editora.

Imagem de capa do item

Mulher-Gavião

Na galeria das super-heroínas mais antigas, as histórias complexas – e lotadas de reviravoltas – da Mulher-Gavião começaram em 1941, em All Star Comics #5.

No entanto, antes de surgir como heroína, Shiera Sanders Hall já havia aparecido em Flash Comics #1, um ano antes. Com o tempo, ela ganhou múltiplas histórias de origem, várias versões, mas tudo começou em 1941.

Imagem de capa do item

Johnny Quick

Entre os primeiros velocistas dos quadrinhos, muito antes de Barry Allen estrear como Flash e estabelecer a Força da Aceleração, Johnny Chambers já estava correndo pelas revistas em 1941.

Johnny Quick, pai da Jessie Quick, usa uma fórmula matemática para obter seus poderes, aparecendo pela primeira vez em *More Fun Comics #71&, em Setembro de 1941. Diferente da maioria dos heróis da Era de Ouro, não é claro se ele foi um membro oficial da Sociedade da Justiça.

Imagem de capa do item

Doutor Meia-Noite

20 anos antes do Demolidor, o Doutor Meia-Noite já lutava contra seus inimigos em escuridão quase total. Assim como a Mulher-Gavião, ele possui outras versões ao longo dos anos, mas o primeiro foi Charles McNider, criado por Charles Reizenstein e Stanley Josephs Aschmeier em Dezembro de 1941.

Depois de um acidente, o médico perdeu sua visão parcialmente – com seus olhos funcionando apenas quando o ambiente está em escuridão completa.

Imagem de capa do item

Sandy Hawkins

Dos personagens da lista, talvez o Sandman seja o menos conhecido. Com suas aventuras começando com Wesley Dodds, o Sandman da Era de Ouro, o personagem mais famoso a carregar o manto foi Sandy Hawkins, o ajudante de Dodds, que se tornou o herói principal anos depois.

Criado por Mort Weisinger e Paul Norris, Sanderson Hawkins surgiu em Adventure Comics #69, em Dezembro de 1941, mas só herdou o manto nos anos 70. Não confundir nenhum desses Sandmans com o do Neil Gaiman para a Vertigo – que possui alusões ao herói, mas é um personagem completamente distinto.

Imagem de capa do item

Aquaman

Direto do panteão da DC Comics, o futuro Rei de Atlantis, Arthur Curry, ou Aquaman, surgiu nos quadrinhos também em 1941. Mais especificamente em Novembro desse ano, na More Fun Comics #73, criado por Mort Weisinger e Paul Norris.

O Aquaman é alvo de polêmicas desde sua criação, quando ele vem depois do Namor, que fez sua estreia em 1939. Nem sempre a DC chegou primeiro.

Imagem de capa do item

Arqueiro Verde

Meu nome é Oliver Queen e para salvar minha cidade eu me tornei o Arqueiro Verde! O playboy perdido na ilha que voltou como o Arqueiro Verde já está atuando nos quadrinhos há 75 anos.

Criado originalmente como uma espécie de versão arqueira do Batman, das mãos de Mort Weisinger e George Papp, o personagem estreou em Novembro de 41 e, desde então, passou por muita coisa até se desvincular da imagem do Morcego.

Imagem de capa do item

Capitão América

1941 não foi grande apenas para personagens da DC Comics. É nesse ano que o Sentinela da Justiça da Marvel Comics faz sua entrada triunfal para o cânone super-heroico.

O Capitao América é uma criação de Joe Simon e Jack Kirby, publicado primeiramente pela Timely Comics – transferido depois para a Marvel. Sua estreia foi direto em uma revista solo, com Captain America Comics #1, surgindo já na icônica capa socando a cara do Hitler.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

Junto do Capitão, a maior estreia de 1941 fica para a Princesa Amazona, para o lado da DC Comics. Uma criação de William Moulton Marston, a maior super-heroína de todos os tempos, a Mulher-Maravilha está completando 75 anos. Um símbolo para a luta feminina ao longo do tempo, Diana Prince é um ícone e uma inspiração.