10 heróis que nunca morreram nos quadrinhos
10 heróis que nunca morreram nos quadrinhos
Eles nunca foram cortejados pela Morte…
Nos quadrinhos da Marvel e da DC Comics, a morte não significa muita coisa. Todos os meses, vemos heróis e vilões morrendo em sagas, apenas para serem revividos alguns meses depois. Já não nos abalamos com a morte de nenhum personagem – afinal, nós sabemos que isso não vai durar muito tempo.
No entanto, há algumas exceções bem curiosas. Por um lado, temos heróis que morreram e realmente nunca voltaram (como, por exemplo, o Capitão Marvel original da Casa das Ideias). Aqui, contudo, vamos visitar outra exceção e falar de 10 heróis que nunca morreram nos quadrinhos!
É importante ressaltar que, nesta lista, estamos falando apenas dos universos centrais e canônicos das duas editoras. Histórias alternativas, filmes e universos paralelos não contam. Também não consideramos mortes que foram “apagadas”, seja por retcons de continuidade ou pela revelação de que o personagem em questão nunca morreu na verdade.
Créditos: Divulgação
Shazam
Querido por fãs de longa data da DC Comics, o Shazam é um personagem jovial, adorável e muito poderoso, que ganha suas habilidades a partir da benção de seis divindades. Com tanto poder e inimigos brutais, como o Adão Negro, é uma surpresa que ele nunca tenha morrido nas HQs.
Na continuidade padrão, o personagem já passou por poucas e boas, enfrentando diversos inimigos mais poderosos que ele. Ainda assim, por suas histórias serem mais leves e voltadas para um público infanto-juvenil, Billy Batson nunca teve que se preocupar com a morte.
Fanático
Pode parecer estranho ter o Fanático como um herói, mas nos últimos anos, esse ser irrefreável e poderoso tem ficado cada vez mais do lado dos mocinhos. Em sua revista mais recente, ele é uma força do bem, que tenta parar a destruição, em vez de causá-la.
É curioso que ele esteja nesta lista porque, durante seu tempo como vilão, ele já foi derrotado das maneiras mais bizarras possíveis - seja sendo enviado ao espaço ou até mesmo sobrevivendo durante um ano inteiro enterrado em concreto. A força indestrutível de Cyttorak nunca o deixou morrer.
Asa Noturna
Considerando o histórico do Batman nas HQs, é curioso que alguns personagens que orbitam as histórias do herói nunca tenham morrido. Um bom exemplo é Dick Grayson, o "filho" original de Bruce Wayne que já foi Robin e se transformou no Asa Noturna.
O personagem nunca morreu nas histórias principais da DC Comics, nem mesmo quando assumiu brevemente o manto de seu mentor no arco A Batalha Pelo Capuz. Curiosamente, ele não é o único Robin a não morrer, já que Tim Drake também nunca foi visitado pelo ceifador...
Homem de Gelo
Estamos entrando em um território bem sensível, já que devido às recentes histórias dos X-Men, quase nenhum herói passou pela vida ileso, sem morrer. Ainda assim, se podemos lembrar bem de um mutante que nunca morreu, certamente se trata do Homem de Gelo.
Muito disso tem a ver com seus poderes, já que ele é capaz de ressuscitar a partir de qualquer fragmento de gelo, poça de água ou até mesmo umidade espacial que encontrar. Já vimos ele sendo pulverizado, mas retornando à sua forma original sem esforço. Isso faz bastante sentido quando descobrimos que ele é um mutante ômega.
Zatanna
Uma das feiticeiras mais incríveis dos quadrinhos, Zatanna Zatara sempre foi uma importante aliada da Liga da Justiça e de heróis como John Constantine. Infelizmente, ela perdeu seu pai, que também era um grande mago. Entretanto, ela nunca sofreu o mesmo destino.
Isso é bem curioso, ainda mais quando levamos em conta que Zatanna é uma bruxa que mexe com artes ocultas e magia sombria, além de ter feito parte da Liga da Justiça Sombria, que se envolve em batalhas bem assustadoras com demônios e outras criaturas das profundezas.
Mulher Invisível
Quando falamos do Quarteto Fantástico, estamos falando de uma família de heróis, aventureiros e cosmonautas que participam de grandes jornadas pelo tempo e pelo espaço. No meio disso, alguns integrantes já morreram de forma bem curiosa. Mas não a Mulher Invisível.
No começo da carreira da equipe, Sue Storm era tida como a "donzela em perigo", uma figura boba que sempre estava em apuros. É uma surpresa que ela nunca tenha morrido nesse período. Felizmente, os tempos mudaram e hoje ela é a mais poderosa do grupo, com seus campos de força expansíveis.
Batgirl
Outra heroína associada ao Batman, a jovem Batgirl já passou por momentos aterradores, como quando foi deixada paraplégica pelo Coringa em A Piada Mortal. Ainda assim, ela nunca deixou de lutar e nunca se rendeu ao suave abraço da morte.
Após os Novos 52, sua história passou por grandes mudanças e teve um retcon bem peculiar, de modo que ela deixasse de ser a Oráculo e voltasse ao posto de Batgirl, e mesmo nessa nova continuidade, ela nunca morreu. Mas ela não foi a única integrante das Aves de Rapina a não morrer...
Canário Negro
Amada por muitos, a Canário Negro já teve diversas encarnações e reboots ao longo dos anos. No entanto, algo que todas as versões da heroína (ao menos na continuidade principal da DC Comics) têm em comum é que nenhuma delas morreu.
Isso é bem curioso, uma vez que a morte da heroína é uma das peças cruciais de Arrow e do Arrowverse como um todo. Felizmente, nos quadrinhos, ela continua prosperando ao lado de Oliver Queen e de suas aliadas, sendo uma vigilante exemplar.
Luke Cage
Conhecido por sua força bruta admirável e uma pele dura como aço e totalmente impenetrável, Luke Cage é um herói que esbanja estilo, tendo inclusive feito parte de uma "agência" de super-heróis junto de seu melhor amigo, o Punho de Ferro, além de ser casado com Jessica Jones.
O personagem já esteve na prisão, já liderou uma equipe composta por criminosos reformados e já foi um dos líderes dos Novos Vingadores. Felizmente, mesmo com toda essa ação em sua vida, Luke nunca morreu - e sua pele impenetrável tem um grande papel nisso.
Demolidor
E para fechar esta lista em grande estilo com outro integrante dos Defensores, não podíamos esquecer do Demolidor, um herói tido por muitos como um dos poucos personagens que tem um histórico "perfeito" na Marvel Comics - afinal, ele sempre teve tramas boas e nunca morreu nos quadrinhos.
Algumas histórias alternativas - como Fim dos Dias, por exemplo - até tentam mostrar como seria um mundo sem o Homem Sem Medo. Ainda assim, ele nunca morreu, mesmo já tendo forjado sua morte algumas vezes. Por outro lado, ele já viu (ou ouviu) muitos aliados morrendo.