10 heróis das HQs que viraram vilões!

Capa da Publicação

10 heróis das HQs que viraram vilões!

Por Gus Fiaux

Poder corrompe. Essa é uma máxima que já se provou verdadeira várias vezes ao longo dos séculos. E não seria diferente nos quadrinhos. Na Marvel e na DC Comics, existem diversos super-heróis que sempre se prostraram para fazer o bem… mas alguns deles acabaram migrando para as trevas, devido a diversas circunstâncias. Aqui, você confere 10 heróis que já viraram vilões. 

Como critério de seleção, estamos deixando de fora realidades alternativas e nos concentrando exclusivamente nas linhas temporais principais de cada editora. Não espere, por exemplo, encontrar o Superman de Injustice aqui. Além disso, ficam fora da lista personagens que se tornaram malignos em futuros alternativos, como o Maestro. Clones e duplicatas também não são bem-vindos… então adeus Capitão América da HIDRA.

Esta lista é uma sugestão do fã @guguimoreira05, no nosso Instagram. Mande suas ideias e temas também!

Créditos: Marvel e DC Comics

Imagem de capa do item

Terra

Temos aqui um dos casos mais devastadores de traição entre super-heróis. Com seus poderes geocinéticos, a jovem Terra foi aceita e acolhida pelos Jovens Titãs, se tornando uma heroína muito importante ao lado da equipe. Com o tempo, ela se revelou como uma seguidora de Slade Wilson, o Exterminador, e entregou todos os seus ex-aliados direto para as garras do inimigo.

Tudo bem que eventualmente, ela se arrependeria e se voltaria de novo contra o mercenário, mas ainda assim, Contrato de Judas - a história onde se passam esses eventos mencionados - é um baita exemplo de como o caminho do heroísmo pode ser bloqueado pelas sombras. E no caso de Terra, isso custou sua vida.

Imagem de capa do item

Sentinela

Enquanto, na DC Comics, os personagens são quase sempre conscientes de suas ações, na Marvel, há o ideal de que o poder supremo corrompe. Por isso, boa parte dos heróis transformados em vilões desta lista não passam de vítimas de suas próprias habilidades. E esse é o caso do Sentinela, um herói tão forte e poderoso que acabou desenvolvendo uma segunda personalidade diabólica, o Vácuo.

Enquanto Bob Reynolds fazia de tudo para impedir o avanço do vilão, o Vácuo sempre foi até o limite para tomar conta do corpo do herói. E isso aconteceu, sobretudo, durante o Reinado Sombrio, quando Norman Osborn passou a controlá-lo. O vilão ficou tão poderoso que só pôde ser impedido quando o Thor viu que era tarde demais e o matou com um trovão.

Imagem de capa do item

Mary Marvel

A família do Shazam - conhecido pela velha guarda como Capitão Marvel - é composta pelos heróis mais puros e inocentes da DC Comics. E ainda assim, Mary Marvel foi uma baita baixa durante a Crise Final. Após ter perdido seus poderes, ela ganhou as habilidades do Adão Negro, o que corrompeu sua alma.

Mas isso não foi tudo. Ela acabou indo trabalhar junto de Desaad, tornando-se a líder das Fúrias Femininas, um exército de Apokolips. Durante muito tempo, ela esteve sobre a influência do maligno Novo Deus, mas acabou se libertando com a ajuda do Mago Shazam. Eventualmente, seu passado vilanesco seria apagado graças ao reboot dos Novos 52.

Imagem de capa do item

Ciclope

A Força Fênix está entre as mais perigosas entidades dos quadrinhos, e não se surpreenda em vê-la aqui mesmo novamente, em breve. Porém, em Vingadores vs X-Men, o pássaro cósmico migrou novamente para a Terra, e lá, acabou possuindo cinco dos X-Men, incluindo Emma Frost, Namor, Colossus, Magia e Ciclope.

Scott Summers eventualmente absorveu para si toda a potência da Fênix, e o que era uma luta por sobrevivência logo se transformou em uma catástrofe imediata. Ele acabou se voltando contra seu mentor, Charles Xavier, e o matando na frente de todo o mundo. Após isso, ele manteve-se um anti-herói, seguindo os passos de Magneto e sendo procurado por vários outros heróis do Universo Marvel.

Imagem de capa do item

Sinestro

Muito antes de Hal Jordan, um importante membro da Tropa dos Lanternas Verdes caiu vítima da loucura por poder, fazendo a longa jornada do lado da luz para o caminho das trevas. Destinado a proteger seu planeta, ele acabou virando um ditador tirano, e quando os Guardiões de Oa descobriram isso, acabaram tomando seu poder.

Mas isso não foi nenhum impedimento. A bordo de um universo de anti-matéria, ele ganhou o anel amarelo do medo, e fundou seu próprio exército, nomeado com base em seu próprio narcisismo: a Tropa Sinestro, que até hoje, figura entre os maiores inimigos dos Lanternas Verdes, por sua presença como servos do medo e do terror.

Imagem de capa do item

Lanterna Verde (Hal Jordan)

Mas Sinestro está longe de ter sido o único Lanterna Verde embriagado por poder. Depois que sua cidade natal, Coast City, é destruída, Hal Jordan enlouquece completamente, e se deixa ser corrompido pela entidade diabólica do medo conhecida pelo nome de Parallax. A partir daí, ele se volta contra seus aliados.

Em sua era como Parallax, Hal matou boa parte da Tropa dos Lanternas Verdes, usando seus anéis de poder e transformando-se em um vilão de alcance tenebroso, batendo de frente com vários outros heróis do Universo DC. Contudo, anos depois, a DC Comics percebeu que isso descaracterizava o personagem e o transformou novamente em um Lanterna Verde.

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate

Uma deusa, uma louca, uma feiticeira. Wanda Maximoff foi muitas coisas em sua vida. E por um breve período de tempo, ela também foi mãe, junto com o Visão. Contudo, em pouco tempo, ela descobriu que seus filhos nada mais eram que fragmentos da alma do demônio Mefisto, e ao perdê-los, ela enlouqueceu completamente.

Os Vingadores fizeram de tudo para que ela esquecesse o ocorrido, mas não deu certo. Considerando as ações da equipe como uma traição, a Feiticeira Escarlate, completamente consumida pelo poder, se voltou contra seus amigos, matando, entre outros, o Visão e o Gavião Arqueiro. E em um momento de loucura ainda maior, ela quase exterminou a raça mutante do universo.

Imagem de capa do item

Bucky Barnes

Contrariando todos os exemplos da Marvel desta matéria, Bucky Barnes não se tornou um vilão por excesso de poder. Pelo contrário, ele foi manipulado pelo governo soviético, depois que foi dado como morto durante a Segunda Guerra Mundial. Vítima de experimentos e armado com um poderoso braço biônico, ele se tornou o Soldado Invernal.

Nessa época, o antigo aliado do Capitão América era um assassino imbatível, derrotando todos que fossem colocados em seu caminho, da maneira mais sigilosa o possível. Claro que, eventualmente, ele se libertou das lavagens cerebrais de seus captores, e voltou à jornada heroica, mas seu passado assassino o persegue até hoje.

Imagem de capa do item

Capuz Vermelho

Em segundo lugar, não poderia deixar de faltar um dos personagens mais amados/odiados de todos os tempos: Jason Todd, o segundo Robin do Batman. Ele atraiu tanto desgosto dos fãs que, em uma votação popular, foi decidido que morreria pelas mãos do Coringa. E embora isso tenha acontecido, ele retornou anos depois, com a sanguinolenta identidade do Capuz Vermelho.

Ao retornar, ele assumiu de vez suas raízes ultra-violentas, e partiu para combater o crime com uma série de assassinatos e mortes brutais, o que atraiu a atenção de seu antigo mentor. Quando chegou a hora certa, ele se revelou para Bruce Wayne, e por um breve período de tempo, foi um grande inimigo de quem, um dia, tinha sido seu pai adotivo.

Imagem de capa do item

Fênix

Encerrando esta lista, não podia falar o caso mais importante de uma heroína que se transformou em vilã, devido à corrupção do poder. É óbvio que estamos falando de Jean Grey, uma das mutantes originais dos X-Men, e cujo corpo e mente serviram de receptáculo para a Força Fênix, uma poderosa entidade cósmica do fogo, da destruição e do renascimento.

Durante a famosa Saga da Fênix Negra, a entidade tomou completo controle da vida da heroína, transformando-a numa criatura louca e extremamente poderosa. Isso a colocou em uma jornada sem volta, e ela acabou destruindo todo um Sistema Solar. No fim, a única forma de impedir a Fênix de assumir o controle total foi se sacrificando, em um dos momentos mais chocantes da história das HQs.