10 Grandes representantes da mitologia grega nos quadrinhos!

Capa da Publicação

10 Grandes representantes da mitologia grega nos quadrinhos!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

Começando pelo exemplo mais óbvio de todos ultimamente: a Princesa Diana de Themyscera. Mesmo que a personagem não exista na mitologia grega, ela é definitivamente a maior representante do panteão nos quadrinhos.

Por vezes, Diana foi retratada como Filha de Zeus enquanto, em alguns outros momentos, ela chegou inclusive a ser a deusa da guerra (te cuida Kratos).

Imagem de capa do item

Ares (DC)

Por falar em deus da guerra, a DC Comics tem a sua representação do próprio em seus quadrinhos.

Ares é diretamente baseado no deus da mitologia grega e é um dos maiores vilões da Mulher-Maravilha. Sua primeira aparição foi em Mulher Maravilha #1, volume 1, publicada em 1942, escrita pelo criador da heroína, William Moulton Marston.

Imagem de capa do item

Ares (Marvel)

Mas a Marvel também tem sua representação de Ares nos quadrinhos. Essa versão de Ares é bem menos "divinamente imponente" do que sua contraparte da DC Comics, porém, esta versão de Ares é muito mais feroz e selvagem do que a outra.

Ares é meio-irmão de Hércules e ele também já fez parte de equipes como Poderosos Vingadores e Vingadores Sombrios.

Imagem de capa do item

Hércules

Já que falamos de seu meio-irmão logo no item anterior, aqui, cabe falar um pouco mais sobre o poderoso Hércules.

A Marvel é conhecida muito mais por seus representantes da mitologia nórdica como Thor, Loki, Odin, Sif, e toda Asgard. Mas sem dúvida o maior representante da mitologia grega na Marvel é o filho de Zeus, Hércules!

No início, Hércules era usado como um vilão nas histórias do Hulk e do Thor, mas depois o personagem se tornou um herói, já tendo feito parte até mesmo dos Vingadores.

Imagem de capa do item

Circe

Mais uma grande inimiga da Mulher-Maravilha, Circe também é uma personagem que foi retirada diretamente da mitologia grega para as páginas dos quadrinhos.

Circe é a deusa da magia na DC Comics. Uma devota da deusa Hécate, Circe ganhou os poderes dela após a deusa ter desistido do Olimpo, dadas suas humilhações perante seu ex-marido Hades, que havia se casado com Perséfone. Circe ficou com todo poder de Hécate e sua imortalidade.

Imagem de capa do item

Morfeu (Sandman)

Este caso é um pouco peculiar pois o personagem em si não foi diretamente tirado da mitologia grega, mas você vai entender o que Sandman faz aqui.

Ele é um Perpétuo, governante do Sonhar, ou seja, uma das manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio, todos entidades além, responsáveis pelo ordenamento da realidade conhecida. Só sua existência mantém coeso o universo físico e todos os seres vivos.

Porém, Sandman é a personificação de várias divindades com este propósito, dentre elas, o deus grego Morfeu, o deus dos sonhos.

Imagem de capa do item

Zeus

O pai dos deuses também dá as caras nos quadrinhos da DC Comics. Ele só foi ganhar uma atenção maior após o reboot da DC Comics, que resultou nos Novos 52.

A partir desse momento, Zeus ganhou muito mais importância nas histórias da Mulher-Maravilha, pois foi com os N52 que a origem da personagem incluiu a informação de que ela era filha de Zeus com Hipólita.

Imagem de capa do item

Artemis

O nome Artemis foi usado por diversas pessoas diferentes dentro da DC Comics. Temos uma Artemis que não passa de uma humana mortal, aliada do Arqueiro Verde. Outra pessoa que utiliza a alcunha de Artemis é uma participante das Fúrias, um grupo de Novas Deusas que servem Darkseid.

Mas a versão que estamos falando aqui é Artemis de Bana-Mighdall que se tornou uma grande aliada da Mulher-Maravilha e, em uma ocasião específica já veio até a seguir com a alcunha de Mulher-Maravilha para si mesma.

Imagem de capa do item

Poseidon

É estranho ver que na DC Comics nós temos um Poseidon, visto que normalmente ouvimos falar apenas de sua contraparte romana, Netuno, por conta dos atlantes, do Aquaman e até por causa do tridente de Netuno que o personagem carrega. Mas, no fim das contas, os personagens são os mesmos.

Foi explicado, anteriormente, que Darkseid havia enganado os Olimpianos para que eles se dividissem em duas personas, o que acabou gerando os deuses romanos. Mas, atualmente, eles já estão unidos em uma persona novamente.

Em situações anteriores, Poseidon já teve até interesse em se casar com Mera, esposa do Aquaman.

Imagem de capa do item

Hipólita

A mãe da Mulher-Maravilha, a Rainha das Amazonas. Na mitologia grega, Hipólita é filha de Ares, irmã de de Pentesileia, Melanipe e Antíope e é conhecida por possuir um cinturão mágico, cuja obtenção foi o nono dos Doze Trabalhos de Hércules.

Rainha de Themyscira por 3.000 anos, Hipólita ansiava por uma filha e criou uma escultura no formato de uma criança, feita com barro da Ilha Paraíso. As deusas e Hermes, o mensageiro dos deuses, trouxeram a figura à vida. Essa criança recebeu o nome de Diana, em tributo a uma honrada e cultuada guerreira amazona.