10 grandes políticos dos quadrinhos Marvel e DC!
10 grandes políticos dos quadrinhos Marvel e DC!
Política nos quadrinhos é uma coisa extremamente complicada. O governo nunca é exatamente bom ou ruim, sempre permanece em um campo neutro que, geralmente, tende a antagonizar os heróis. Ainda assim, muitos poderosos – em todos os sentidos da palavra – ocuparam cargos dentro da política das revistas.
Complicada nos quadrinhos, complexa no mundo real, necessária nos dois, a política está aí e, para explorarmos melhor essa ideia dentro das revistas, aqui estão 10 grandes políticos dos quadrinhos Marvel e DC! Para o bem ou para o mal, politicagem é um assunto constante nas histórias heroicas.
Tema sugerido pelo leitor Ph Souza!
Imagens: Divulgação
Capitão América Ultimate!
Mesmo que nos quadrinhos regulares o Capitão América tenha, hoje, um caminho bem definido em suas ações com e para o governo, se mantendo distante de cargos e laços estritos, no Universo Ultimate, Steve Rogers se tornou o Presidente dos Estados Unidos.
Isso aconteceu durante “Divided We Fall”, quando ele venceu as eleições e, logo em suas primeiras ações no poder, parou uma guerra entre estados e substituiu o Diretor da S.H.I.E.L.D. pela Viúva Negra. Vale nota que o Capitão Ultimate é bem diferente do Steve regular, sendo muito mais brutal e político em suas ações.
Doutor Destino 2099
Um exemplo de governo duradouro e complexo dentro da Marvel: o cargo do Doutor Destino. Victor é Rei da Latveria desde sua transformação em Destino e manteve as coisas assim por muito tempo.
Ainda, o Doom também já conquistou e foi Presidente dos EUA no universo 2099, dando nova vida para o cargo - que havia perdido seu poder com a ascensão das corporações.
Tony Stark Ministro da Defesa
Descendo dos cargos de reis e presidentes para algo mais prático, Tony Stark já foi condecorado Ministro da Defesa dos EUA, não durando muito tempo no cargo. Também, após a Guerra Civil, ele foi colocado no posto de Diretor da S.H.I.E.L.D.
Pantera Negra
Outro grande líder dos quadrinhos Marvel é o Rei de Wakanda, T'Challa – o Pantera Negra. T'Challa assume o manto nos quadrinhos assim que se prova digno também de carregar o legado do Pantera. Como Rei, ele colocou o país em uma crescente para se tornar uma grande potência tecnológica global, além de servir como o principal protetor de seu povo.
Miguel O'Hara
No Universo 2099, a ideia de governo, presidentes e líderes é um pouco distinta. Nesse mundo, as grandes corporações tomaram controle do poder do planeta, colocando nossa concepção mais comum de governo em desuso – tanto que, quando o Doutor Destino conquista os EUA, ele retoma a ideia de “presidente” que havia se perdido.
Pensando nisso, Miguel O'Hara, o Homem-Aranha 2099, tornou-se um dos maiores líderes mundiais durante suas aventuras. Em 2099: Manifesto Destino, Miguel se torna CEO da Alchemax, uma das maiores corporações do planeta e, com a ajuda da Mjölnir, do Capitão América e do Motoqueiro Fantasma 2099, ele usou seu poder para guiar o mundo em uma direção melhor, acertando acordos, criando planos, fechando o Universo 2099 com “final feliz”.
Lex Luthor
Agora falando sobre a DC Comics, talvez uma das maiores figuras da editora a assumir um cargo político foi o Lex Luthor, quando se tornou Presidente dos EUA. Lex venceu as eleições com uma plataforma de progresso tecnológico para as pessoas comuns, além da manipulação do público e com a ajuda da impopularidade do governo anterior.
Obviamente, o tempo de Luthor na presidência rendeu muitos desastres nas vidas dos heróis, principalmente do Batman, como Homem-Morcego e Bruce Wayne, e, claro, do Superman. Sua era como presidente durou até onde sua insanidade deixou, quando sofreu impeachment após sua loucura ficar tão grande que, enfim, decide lutar contra o Superman, em sua icônica armadura verde. Isso não só rendeu o Impeachment, mas ele logo descobre que a LexCorp foi comprada pelas Fundações Wayne.
Raio Negro Secretário da Educação
E durante o tempo de Luthor no governo, um herói estava em seu encalço, contrabandeando informações diretamente da Casa Branca para os poderosos que tentavam derrubar o presidente. Jefferson Pierce, o Raio Negro, foi o Secretário da Educação do Lex até sua queda, sendo tirado do cargo pelo substituto, Pete Ross.
Amanda Waller
Uma das personagens mais icônicas da DC – além dos super-heróis e super-vilões – Amanda Waller é uma das maiores figuras políticas dos quadrinhos. Waller é temida entre os heróis, entre os vilões e até pelos políticos acima de seu cargo, por conta de seu poder, influência, agressividade e imponência.
Kalel
E na Terra-23, o Superman é Presidente dos EUA! Claramente inspirado pelo presidente Obama, Kalel, ou Calvin Ellis, é um ícone em sua Terra tanto como super-herói, como político.
Oliver Queen
Toda a trama do Arqueiro Verde se tornando prefeito de Star City não é algo novo. Após a Crise Infinita, na saga “One Year Later”, Oliver é eleito prefeito, tentando manter sua vida como Arqueiro e, agora, como político caminhando de acordo. Seu governo na cidade dura até que ele é exposto por financiar os Renegados com dinheiro dos caixas públicos, levando ao seu afastamento do cargo – e retomada de seu lugar na Liga da Justiça.