10 grandes obras do cinema produzidas pelo 20th Century Fox!
10 grandes obras do cinema produzidas pelo 20th Century Fox!
O estúdio deixou vários legados para o cinema!
A 20th Century Fox é um dos maiores e mais tradicionais estúdios de cinema, que surgiu em 1935, e que pertence agora ao gigantesco conglomerado da Walt Disney. Mas ao longo de todos esses anos, diversos filmes que marcaram gerações e até mesmo a história do cinema, foram lançados sobre a alçada do 20th Century Fox.
Nessa lista, celebraremos 10 filmes produzidos e distribuídos pelo estúdio que de alguma forma foram importantes para a cultura mundial. Confira!
A Malvada
A Malvada é um clássico da Era de Ouro do cinema americano. O filme, lançado em 1950, é estrelado por Bette Davis, uma das atrizes mais consagradas de toda a história, além de ter sido também o filme que deu um dos primeiros papéis da carreira do ícone Marilyn Monroe.
A obra conta a história de uma estrela da Broadway super aclamada mas que vê sua carreira e seus relacionamentos ameaçados com a chegada de uma jovem aparentemente ingênua na sua vida.
Indicado a nada menos que 14 Oscars, recorde que para além dele só Titanic e La La Land detém, A Malvada ganhou 6 prêmios, incluindo o de Melhor Filme.
A Noviça Rebelde
Poucos filmes são tão famosos quanto esse musical de aquecer o coração. Baseado na história real de Maria, uma noviça que é mandada para cuidar dos sete filhos de um militar viúvo, A Noviça Rebelde se faz vivo até hoje na memória de várias gerações por suas músicas e por sua mensagem sobre amor e família em meio ao caos da guerra. O filme ainda tem uma das aberturas mais famosas do cinema, com Julie Andrews girando de braços abertos numa montanha cantando "The Sound of Music".
A Noviça Rebelde foi o ganhador do Oscar de Melhor Filme e ainda guarda o mérito de ter livrado a Fox da falência, depois do fracasso comercial de Cleópatra.
Star Wars
George Lucas foi responsável por criar - literalmente - um universo no cinema, que de tão grande e apaixonante, foi para a tv, para os videogames, para os quadrinhos, para os livros e hoje é uma das marcas mais importantes da cultura pop. Star Wars era um projeto ambicioso, recusado por vários estúdios, até que a Fox decidiu investir. E mesmo com todos os fatores que poderiam ter feito o filme dar completamente errado, Star Wars chegou aos cinemas e mudou o mundo para sempre.
A obra gerou um impacto absurdo, que foi desde os efeitos visuais incríveis até o pontapé na produção de filmes de ficção-científica e de aventuras. Além de ter construído uma das legiões de fãs que ultrapassou gerações.
Agora com a compra da Fox pela Disney, a Casa do Mickey vai finalmente possuir os direitos de distribuição de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, o único filme da franquia a que não possuía os direitos.
Alien
Dirigido por Ridley Scott, Alien mistura ficção científica com horror e resultou num dos filmes mais populares da história do cinema. A trama gira em torno de uma tripulação que após uma missão no espaço, no caminho de volta para a Terra, descobrem a presença de um alienígena perigoso e assassino dentro da sua nave.
Tendo ganhado diversos prêmios, elogios da crítica e faturado bastante, Alien gerou diversas continuações e uma verdadeira franquia midiática. O filme também quebra o padrão há muito estabelecido por Hollywood ao trazer uma heroína de ação ao invés de um homem.
Esqueceram de mim
Esqueceram de Mim marcou toda uma geração, trouxe Macaulay Culkin ao estrelato e fez bastante dinheiro para os cofres da Fox.
O filme de natal conta a história de Kevin, um garoto de 8 anos, que acidentalmente é esquecido em casa depois que sua família viaja para Paris. Sozinho em casa, o garoto vai precisar lidar com ladrões invasores, fazendo o espectador morrer de rir cada vez que os vilões caem numa das armadilhas planejadas pelo garotinho.
A obra é dirigida por Chris Columbus (que posteriormente faria Harry Potter) e é escrita por ninguém menos que John Hughes, o cineasta por trás de clássicos como Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado.
Titanic
O drama épico de James Cameron fez história ao ser lançado em 1997. A trama mistura elementos ficcionais com os do real naufrágio do Titanic, navio de luxo que era supostamente "inafundável".
A produção foi uma das mais ambiciosas já feitas, sendo na época o longa-metragem mais caro e também o que mais arrecadou na história. O filme foi o primeiro a ultrapassar a marca do 1 bilhão de dólares, e permaneceu por muitos anos como a maior bilheteria do cinema até ser ultrapassado por Avatar, também de James Cameron.
Titanic é um dos 3 filmes que possui recorde de indicações ao Oscar (14, junto de A Malvada e La La Land) e também de vitórias (11, junto de Ben-Hur e O Retorno do Rei). Foi o responsável por alavancar as carreiras dos hoje consagrados Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.
Náufrago
Náufrago é um filme sobre sobrevivência. Cuck Noland, um engenheiro de sistemas vivido por Tom Hanks, sofre um acidente de avião e vai parar numa ilha desabitada.
O longa foi um sucesso de crítica e comercial, com direção de Robert Zemeckis (de De Volta para o Futuro) e responsável por dar uma indicação ao Oscar de Melhor Ator para Tom Hanks.
Na época, muita gente se impressionou pelo fato do filme possuir um único ator em cena por muito tempo. Além disso, ficou marcado na cultura pop pela presença da bola de vôlei Wilson, da qual Chuck torna seu amigo imaginário nos anos em que passa confinado na ilha.
X-Men
Todo fã de quadrinho tá cansado de saber do legado que X-Men deixou no cinema. O sucesso do filme, lançado em 2000, abriu porta para que outras adaptações de quadrinhos fossem feitas e levadas a sério, tanto pela crítica quanto pelo público.
A Fox comprou os direitos cinematográficos de X-Men nos anos 90 quando a Marvel estava atolada em dívidas. Mas isso foi imprescindível para que hoje, a própria Marvel se firmasse como uma das maiores marcas de entretenimento do mundo, especialmente no cinema.
Com a aquisição da Fox pela Disney, agora os personagens que ajudaram a salvar a Marvel e o próprio cinema de super-heróis está de volta para as mãos da sua empresa-mãe!
Avatar
O desenvolvimento de Avatar começou em 1994, antes mesmo da produção de Titanic. James Cameron tinha toda a ideia do universo de Pandora, mas sabia que só conseguiria fazer do jeito certo quando a tecnologia tivesse avançado o suficiente. Foi apenas em 2009 então que Avatar, o primeiro filme de Cameron pós-Titanic, foi lançado.
E o sucesso do filme conseguiu superar os feitos do seu longa anterior. Avatar é, até o dia de hoje, a maior bilheteria da história do cinema, tendo revolucionado o modo de se fazer capturas de movimentos e também a comercialização do cinema 3D.
A trama do filme se passa no século 22 quando os humanos esgotaram os recursos naturais da Terra e agora passam a colonizar Pandora, a lua habitável de um gigante planeta gasoso.
Com várias sequências programadas para lançar nos próximos anos, a franquia Avatar pode ser uma das maiores aquisições da Disney após a compra da Fox.
Deadpool
Com Deadpool, a Fox assumiu um grande risco. Ela lançava o primeiro filme de super-herói para maiores de 18 anos. O longa do herói mais caricato e absurdo da Marvel foi um sucesso de bilheteria, provando que o público ansiava por um filme diferente do que estava sendo constantemente feito em Hollywood com os personagens de quadrinhos.
Deadpool tem palavrões, violência e cenas com teor sexual, e faz um uso inteligente da metalinguagem, com várias referências ao próprio universo do cinema de heróis.