10 grandes mudanças no visual dos heróis das histórias em quadrinhos!

Capa da Publicação

10 grandes mudanças no visual dos heróis das histórias em quadrinhos!

Por Fernando Maidana
Imagem de capa do item

Aquaman

Em 1986, durante a Crise nas Infinitas Terras, uma minissérie de apenas 4 edições, escrita por Neal Pozner e ilustrada por Craig Hamilton, ganhou o coração dos fãs.

O novo visual de Arthur Curry abandonava as tradicionais cores verde e laranja e apostava em um design simples, porém elegante.

Apesar de ser utilizado apenas nesse arco, o traje é considerado por muitos como um dos melhores já utilizados pelo Aquaman.

Imagem de capa do item

Tempestade

Em Uncanny X-Men #173, Chris Claremont e Paul Smith apresentaram um visual completamente diferente para a Tempestade.

Na edição, Ororo vestia roupas de couro e usava um corte moicano, bem diferente de seus tradicionais cabelos longos e esvoaçantes. A mudança chocou os leitores, mas foi extremamente bem recebida.

Mais tarde, em uma edição especial sobre os bastidores dos X-Men, o ilustrador revelou que tudo não passou de uma brincadeira que acabou sendo levada a sério.

"Nós sabíamos que os editores queriam dar um novo visual à personagem, então decidi brincar com o moicano do Mr. T!

A editora Louise Simonson acabou entrando na brincadeira e o visual foi aprovado. O melhor é que, com todo o visual punk e a atitude da personagem, a brincadeira acabou ganhando vida própria."

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

Durante as Eras de Ouro e Prata, a Mulher Maravilha possuía poderes imensos como controle mental, projeção astral e até mesmo uma versão do super-sopro do Superman.

Como aconteceu com o Homem de Aço, a DC Comics decidiu tornar a personagem mais humanizada, mas fez isso retirando todos os seus poderes.

As Amazonas precisaram viajar para outra dimensão para restaurar seus poderes, mas Diana se recusou a deixar seu namorado Steve Trevor. Assim, ela abandonou seus poderes, sua identidade como Mulher Maravilha e passou a lutar artes marciais com um traje branco.

A mudança, logicamente, não agradou os fãs.

Imagem de capa do item

Thor

No final dos Anos 90, durante o evento Visionaries da Marvel, o Deus do Trovão adotou um visual radicalmente diferente.

Com longos cabelos loiros e um traje digno de bandas de metal farofa dos Anos 80, Thor parecia uma ilustração de Rob Liefeld, mas o responsável pelos seus traços foi ninguém menos que o brasileiro Mike Deodato.

Durante a recente saga Pecado Original, o próprio Deodato admitiu que esse Thor é o seu maior pecado, entrando na brincadeira como todo bom brasileiro.

Imagem de capa do item

Batman

Esse Batman carnavalesco não é Bruce Wayne, mas sim, Tlano, um alienígena do planeta Zur-En-Arrh e grande admirador do Cavaleiro das Trevas.

Em Batman #113, o vigilante de Gotham é abduzido e levado para Zur-En-Arrh.

Lá, ele conhece Tlano, um cientista que acompanha as atividades do herói há algum tempo e decidiu se tornar o Batman de seu próprio planeta. Acontece que Zur-En-Arrh está sendo invadido por robôs gigantes e o novato precisa da ajuda de Bruce Wayne para evitar a destruição de sua nação.

O mais interessante é que Bruce Wayne descobre que a atmosfera de Zur-En-Arhh lhe dá superpoderes, assim como acontece com Kal-El graças ao Sol Amarelo. Assim, Batman se torna uma espécie de Superman.

Mais tarde, o uniforme voltou a aparecer nas histórias do Cavaleiro das Trevas, mas, agora, utilizado pelo próprio Bruce Wayne.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha

Peter Parker é um dos personagens que mais sofreu alterações em seu uniforme ao longo dos anos.

Algumas foram pequenas variações quanto à disposição das teias e até mesmo o formato da aranha em seu peito. Já outras o tornaram, praticamente, um novo personagem.

Deixamos aqui duas das mais memoráveis: o Aranha de Ferro, traje desenvolvido por Tony Stark durante a Guerra Civil e o Capitão Universo, quando Peter Parker recebeu os poderes da entidade cósmica e tornou-se invencível.

Imagem de capa do item

Mulher Invisível

Essa é uma das mudanças mais controversas da história dos quadrinhos.

Influenciada pelo vilão Malícia, Sue Storm passa a adotar um novo e ousado visual. Como se seu novo bodysuit já não mostrasse pele o bastante, o quatro em seu peito deixava parte de seus seios à mostra.

Além disso, a mudança no traje não tinha nenhuma função dentro da trama, era basicamente uma desculpa para explorar a sensualidade da Mulher Invisível.

Imagem de capa do item

Canário Negro

Durante os Anos 80, a DC Comics decidiu abandonar a clássica meia calça arrastão de Dinah Lance e apostar em um visual tirado diretamente das pistas das discotecas.

Logicamente, os fãs odiaram o novo traje e, depois de quatro longos anos de sofrimento, a editora finalmente retomou o amado visual original.

A Canário Negro até mesmo chegou a queimar seu bizarro uniforme, para livrar-se dele de uma vez por todas!

Imagem de capa do item

Demolidor

Muita gente não sabe, mas, originalmente, o traje de Matt Murdock era amarelo, com um bodysuit vermelho por cima e um D amarelo no peito.

Logo na sétima edição de sua revista, o ilustrador Wally Wood decidiu alterar o traje para algo mais sombrio e menos colorido, dando a impressão de estarmos diante de um ser sobrenatural.

A mudança foi muito bem recebida pelos fãs e o visual é adotado até hoje como a versão definitiva do Homem Sem Medo.

Imagem de capa do item

Superman

Após a morte do Homem de Aço pelas mãos de Apocalypse, diversos heróis surgiram para assumir o posto do Superman.

Dois deles se tratavam de seres de energia pura que se dividiram em Superman Blue e Superman Red.

Além de parecerem dois ciclistas se preparando para uma tarde de pedaladas, a história era fraca e mal desenvolvida e essa fase é lembrada até hoje como um dos piores momentos na história do personagem.