10 grandes jogos que seriam completamente diferentes de suas versões finais!

Capa da Publicação

10 grandes jogos que seriam completamente diferentes de suas versões finais!

Por Fernando Maidana

No entanto, algumas produções sofrem tantas modificações que acabam se transformando em algo completamente diferente!

Conker’s Bad Fur Day

Em 1997, a Rare revelou um jogo chamado Conker's Quest estrelando o esquilo - que empresta seu nome para o título - e sua amiga Berri. O jogo era uma resposta ao sucesso de Super Mario 64 e seria completamente voltado para a família.

O projeto acabou adiado durante algum tempo e muitos acreditavam que a Rare havia desistido de Conker, até que o jogo ressurgiu em um título que chocou a todos.

Em vez do apelo infantil, o jogo estava repleto de violência, humor sexualizado e sátiras à cultura popular. O que deveria ser um jogo voltado para a família converteu-se em um título extremamente ofensivo e com uma classificação indicativa voltada para maiores de 17 anos!

Certamente, essa foi a chave para o sucesso desse fantástico - e subestimado - jogo!

GoldenEye 007

Muitos, certamente, têm boas memórias de jogar GoldenEye ao lado de seus amigos no Nintendo 64.

Acontece que o planejamento inicial seria fazer um jogo do espião em um sistema de side-scrolling 2D com elementos em 3D, ao melhor estilo Donkey Kong.

O diretor do jogo percebeu que um jogo de ação em primeira pessoa seria melhor. Assim, decidiram desenvolver um novo periférico para o Nintendo 64 em que o jogador atirava na tela com sua pistola de laser.

O projeto chegou a desenrolar-se por algum tempo, mas os produtores perceberam que não haveria tempo hábil para desenvolver um novo acessório.

O jogo foi modificado mais uma vez. Enquanto isso, a equipe de desenvolvimento criou um sistema multiplayer para ajudar a testar a jogabilidade de GoldenEye. O sistema ficou tão divertido que decidiram incluí-lo na versão final do jogo.

Assim nasceu GoldenEye 007 como o conhecemos hoje!

Assassin's Creed

Você já deve ter reparado em diversas semelhanças entre Assassin's Creed e Prince of Persia. Acredite, não é coincidência! Isso acontece, pois a franquia dos assassinos surgiu de um jogo do Príncipe, que se chamaria Prince of Persia: Assassin!

A trama mostraria um Príncipe muito habilidoso em combate, mas muito jovem para infiltrar-se em missões mais perigosas. Assim, ele teria à sua disposição um time de guarda-costas para cumprir tais missões em um mundo aberto.

A construção acabou ficando tão grandiosa e com tantos elementos históricos que a Ubisoft achou que seria melhor criar uma nova franquia para abordar essa trama mais a fundo. Deste modo, o projeto foi finalizado e Assassin's Creed foi criado!

Super Mario Bros. 2

A versão original da sequência de Super Mario Bros. foi liberada apenas no Japão e considerada extremamente difícil e frustrante. Pensando nisso, os produtores perceberam que o jogo não faria sucesso no mercado ocidental e desenvolveram uma modificação de um jogo já existente: Yume Kojo: Doki Doki Panic.

O mais engraçado é que alguns elementos do jogo original permaneceram na versão de Super Mario, por isso o jogo é tão diferente dos outros e temos uma jogabilidade ligeiramente diferente.

Devil May Cry

Devil May Cry é mais um caso de um jogo que começou como sequência de uma franquia já consagrada e acabou se tornando um jogo próprio.

Considerada uma das maiores sagas do gênero Hack and Slash, o jogo começou como uma sequência de nada menos que Resident Evil. No entanto, os desenvolvedores perceberam que estavam se distanciando de elementos cruciais da série de horror e transformando o projeto em um jogo de ação.

Mesmo assim, o resultado ainda foi satisfatório o suficiente para ser lançado como um jogo à parte. A história foi alterada e, alguns anos mais tarde, chegou ao mercado, Devil May Cry.

O mais irônico é que Resident Evil 4 foi criticado pelos fãs mais radicais justamente por inserir muitos elementos de ação no jogo!

Alan Wake

Alan Wake ficou em desenvolvimento por 5 anos, portanto é normal que diversas ideias tenham sido consideradas e, posteriormente, descartadas.

Mas, em algum momento da produção, a ideia era que Alan Wake fosse um jogo de mundo aberto ao melhor estilo GTA! No entanto, os desenvolvedores perceberam que isso tornaria a imersão complicada e dificilmente os jogadores se envolveriam na narrativa caso o jogo fosse lançado dessa maneira.

O desenvolvedor Oskari Hakkinen admitiu que isso foi um grande erro e custou seis meses de trabalho jogado no lixo.

Grand Theft Auto

E por falar em GTA...

Uma das franquias mais lucrativas de todos os tempos também teria uma origem muito diferente. O jogo foi concebido como um simulador de corrida multiplayer chamado Race 'n' Chase.

No entanto, um bug no jogo fazia com que os carros de polícia começassem a perseguir os jogadores e tirar os carros da pista. O festival de batidas divertia os desenvolvedores, que decidiram alterar a estrutura do jogo para algo mas interessante.

Assim surgiu o escopo daquele que se tornaria um dos maiores fenômenos dos videogames!

Halo

Antes de se tornar um dos mais lucrativos jogos de Tiro em Primeira Pessoa da Microsoft, Halo era um projeto de jogo de Estratégia em Tempo Real desenvolvido para os computadores de Steve Jobs!

A primeira notícia sobre o jogo foi apresentada durante a Macworld e apresentada pelo próprio Jobs. No entanto, a Microsoft adquiriu os direitos da desenvolvedora e mudou completamente as mecânicas do jogo.

Mais tarde, parte da ideia original ainda foi reaproveitada em Halo Wars.