10 Grandes injustiças cometidas pelo Oscar!

Capa da Publicação

10 Grandes injustiças cometidas pelo Oscar!

Por Guilherme Souza

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas promove anualmente a famosa premiação do Oscar, onde dita os melhores filmes, atores e profissionais do mundo do cinema a cada ano. Mas isso não significa que eles sempre estão corretos.

Muitos fãs, jornalistas e críticos de cinema já expressaram sua insatisfação com algumas escolhas dos votantes da Academia. Pensando nisso, reunimos alguns filmes e atores que foram injustiçados pela premiação.

Imagem de capa do item

Amy Adams (A Chegada)

Amy Adams se tornou uma espécie de Leonardo DiCaprio feminina, afinal, muitos concordam que já passou da hora da atriz ganhar um Oscar.

Depois de muitas indicações, os fãs (e os críticos), achavam que Adams finalmente seria agraciada com o prêmio depois de sua atuação majestosa em A Chegada. Porém ela sequer foi indicada, o que é ainda mais revoltante.

Imagem de capa do item

Patrick Stewart (Logan)

Que os votantes da Academia fazem vista grossa para filmes de super-heróis todos nós sabemos. Mas é inegável que o gênero vem ganhando cada vez mais espaço e se tornado digno de reconhecimento.

Logan conseguiu um feito notável ao ser indicado na categoria Melhor Roteiro Adaptado. Porém Patrick Stewart com certeza merecia ter sido indicado como Ator Coadjuvante, afinal, ele estava incrível!

Imagem de capa do item

Fernanda Montenegro (Central do Brasil)

Muitos consideram o fato de Fernanda Montenegro ter perdido o Oscar de Melhor Atriz para Gwyneth Paltrow inaceitável.

Montenegro sem dúvidas deu um show em Central do Brasil e com certeza merecia que seu trabalho fosse reconhecido. Mas além de ter levado o prêmio de Melhor Filme, dentre outros concorrentes muito mais marcantes, Shakespeare Apaixonado não se contentou e também faturou o prêmio que deveria ter sido de nossa ilustríssima Fernanda Montenegro.

Imagem de capa do item

O Segredo de Brockeback Mountain

Essa talvez seja uma das maiores polêmicas já vistas na história do Oscar.

Todas as apostas estavam sendo feitas em O Segredo de Brockeback Mountain como ganhador da estatueta de Melhor Filme, porém a Academia resolveu premiar Crash – No Limite, considerado um dos piores e mais controversos filmes a ganhar o prêmio.

Imagem de capa do item

Michael Keaton (Fome de Poder)

Em um ano em que tínhamos concorrentes como La La Land, Moonlight: Sob a Luz do Luar e Manchester à Beira-mar, um filme muito bom acabou ficando esquecido.

Fome de Poder conta a fascinante história da origem do McDonald’s e como Ray Kroc transformou um restaurante familiar em uma potência mundial. A atuação primordial de Michael Keaton que carregou toda a trama do filme, com certeza merecia ao menos uma indicação na categoria de Melhor Ator.

Imagem de capa do item

Pulp Fiction

Pulp Fiction se tornou um marco do cinema e revolucionou a indústria na época de seu lançamento.

Recheado de cenas e frases icônicas, o longa acabou perdendo a maioria das categorias em que foi indicado para Forrest Gump – O Contador de Histórias, deixando inúmeros fãs desolados e incrédulos.

Imagem de capa do item

Batman O Cavaleiro das Trevas

Mais um caso onde um filme de super-heróis merecia ter sido reconhecido e acabou “passando batido”.

A trilogia do Batman criada por Christopher Nolan redefiniu o gênero, mas o segundo filme é sem dúvidas um dos melhores e mais aclamados. Embora Heath Ledger tenha levado o merecido Oscar póstumo por sua atuação, o filme com certeza merecia ter sido indicado em outras categorias, incluindo a de Melhor Filme.

Imagem de capa do item

O Pianista

O Pianista foi o filme que lançou Adrien Brody para o estrelato, e um dos dramas mais emocionantes já produzidos. Mas infelizmente, acabou não sendo reconhecido pelo Oscar de Melhor Filme.

O longa perdeu para o musical Chicago, o que acabou deixando muita gente perplexa, considerando que o musical era um dos filmes mais fracos que concorria ao prêmio.

Imagem de capa do item

Resgate do Soldado Ryan

Esse foi mais um caso que Shakespeare Apaixonado “passou a rasteira”.

Todos contavam que o espetacular drama bélico de Steven Spielberg levaria com facilidade o prêmio de Melhor Filme, mas a grande surpresa veio quando o romance dirigido por John Madden ficou com a estatueta.

Imagem de capa do item

Bastardos Inglórios

Embora Guerra ao Terror tenha ficado imortalizado por ser o primeiro filme dirigido por uma mulher a levar os prêmios de Melhor Direção e Melhor Filme, outros concorrentes talvez tivessem merecido um reconhecimento maior.

Além de Avatar, outro forte concorrente, *Bastardos Inglórios era um dos favoritos do público na categoria de Melhor filme. E muitos ficaram extremamente desapontado quando o filme não foi coroado como vencedor.