10 grandes filmes de ação dos anos 90 para assistir antes de ‘Capitã Marvel’!
10 grandes filmes de ação dos anos 90 para assistir antes de ‘Capitã Marvel’!
Hora de voltar no tempo!
Nesta quinta-feira, a Capitã Marvel está chegando com tudo aos cinemas, trazendo consigo muita ação e flashbacks para uma época bem nostálgica: os anos 90. O filme virá cheio de referências e influências do cinema dessa década, como já pudemos perceber pelo marketing do longa.
Agora, selecionamos 10 filmes de ação dos anos 90 para assistir antes da estreia de Carol Danvers no Universo Cinematográfico da Marvel, seja por trazerem membros do elenco do longa ou por terem alguma conexão temática com o mais novo filme da Marvel Studios.
Créditos: Divulgação
O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final
Encabeçando a lista, temos um longa que é citado como uma das inspirações por trás de Capitã Marvel. Estamos falando do clássico O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, filme que traz uma das heroínas mais icônicas da cultura pop: Sarah Connor, que precisa lutar contra um exército de máquinas assassinas enviadas do futuro.
No longa, vemos ela se aliando ao T800 para enfrentar o T1000, um androide ameaçador e capaz de mudar de forma - bem como os Skrulls de Capitã Marvel. Ao mesmo tempo, ela precisa defender seu filho, John Connor, que um dia será o grande líder da revolução contra as forças sombrias da Skynet.
Alien³
Lançado em 1992, Alien³ é outro filme que faz parte de uma icônica franquia da cultura pop. Aqui, a grande protagonista é Ellen Ripley, uma tenente que viajou pelo espaço e já se deparou com a figura assombrosa do Xenomorfo, um alienígena que derrama o sangue de qualquer um em seu caminho.
O terceiro longa pode não ser tão interessante ou assustador quanto os anteriores, mas mostra Ripley no auge de sua guerra contra os Xenomorfos. E para quem gosta da saga Alien nos cinemas, é certamente uma assistida obrigatória. Vale lembrar que esse longa foi dirigido por ninguém menos que David Fincher.
Até o Limite da Honra
Um longa produzido e dirigido por Ridley Scott, e que aborda muito bem a vida de uma mulher nas Forças Armadas, Até o Limite da Honra traz uma crítica social à desigualdade de gênero vista dentro do militarismo. O longa é protagonizado por Demi Moore, uma mulher que passa por testes devastadores para provar seu valor.
Considerando que Capitã Marvel é um filme que também vai lidar com a presença feminina em forças militares - primeiro, na Força Aérea norte-americana e depois no exército dos Kree -, vale a pena dar uma chance para o longa de 1997.
Despertar de um Pesadelo
Outro longa badass protagonizado por uma heroína, Despertar de um Pesadelo tem uma conexão bem interessante com Capitã Marvel: uma protagonista cujas memórias foram apagadas. Aqui, seguimos uma mulher que precisa lutar para descobrir segredos de seu passado, enquanto uma grande ameaça a segue de perto.
Geena Davis encabeça o elenco desse longa de ação, que também conta com outro ator importante do Universo Cinematográfico da Marvel: Samuel L. Jackson. Para quem curte ação clássica da década de 90, esse filme também conta com a medida certa de porradaria e troca de tiros.
Pulp Fiction: Tempo de Violência
E por falar em filmes envolvendo Samuel L. Jackson, não podemos esquecer um grande marco dos anos 90. Dirigido por Quentin Tarantino e lançado em 1994, Pulp Fiction: Tempo de Violência é um longa que mistura ação, humor negro e muita - mas muita - violência (como o próprio título sugere).
Clássico indispensável para qualquer cinéfilo, o longa segue dois assassinos em seu dia-a-dia sanguinário, enquanto se envolvem em grandes confusões para recuperarem uma maleta misteriosa. Embora não tenha muita ligação com o longa da Capitã Marvel, é uma ótima oportunidade para ver um trabalho anterior daquele que viria a se tornar o Nick Fury.
Tropas Estelares
Migrando um pouco para o espaço, uma franquia bem interessante que surgiu em 1997 foi Tropas Estelares, um longa vagamente baseado em um livro homônimo do final da década de 50. Dirigido por Paul Verhoeven - um nome que você verá novamente nesta lista -, o longa é sobre um grupo militar que precisa rechaçar uma invasão extraterrestre.
Com uma aura satírica e distópica, o filme faz várias críticas ao modelo militar norte-americano, ao mesmo tempo em que cria uma tensão e um senso de humanidade dentre seus protagonistas. Não sabemos se Capitã Marvel teve alguma inspiração do longa, mas só o tema "militares contra alienígenas" já vale a comparação.
Independence Day
Falando em invasões alienígenas, poucos filmes ficaram tão icônicos quanto Independence Day, longa de 1996 estrelado por Will Smith, que mostra uma grande incursão extraterrestre na Terra, a partir dos Estados Unidos. Para impedir essa catástrofe, um grande herói patriótico precisa emergir para salvar o nosso planeta.
Embora seja um pouco datado para os padrões atuais, Independence Day continua sendo um filme muito interessante e que sabe entreter ao mesmo tempo em que tira o fôlego da audiência. É um baita filme de ação e que certamente traz um herói tão disposto a salvar seu mundo quanto Carol Danvers em Capitã Marvel.
MiB: Homens de Preto
Aliás, falando em invasões alienígenas, não podemos nos esquecer de outra adaptação de HQs divertidíssima que chegou aos cinemas em 1997, protagonizado por Tommy Lee Jones e Will Smith. Estamos falando de MiB: Homens de Preto, o primeiro longa de uma franquia que está prestes a ganhar uma nova roupagem nos cinemas.
O filme merece ser assistido por ser um marco da cultura pop, trazendo uma ficção científica mais engraçada e ainda mais estranha, além de trazer conceitos legais de invasão alienígena. Além disso, o longa traz uma entidade cósmica que se disfarça na Terra como um homem comum - algo bem parecido com o que os Skrull farão no universo da Marvel.
RoboCop (franquia)
Agora, nós iremos trapacear um pouco para citar uma franquia que, de acordo com os cineastas por trás de Capitã Marvel, foi uma influência direta para o filme. RoboCop: O Policial do Futuro é um clássico criado por Paul Verhoeven em 1987. O filme fez tanto sucesso que ganhou duas continuações na década de 90.
Embora não sejam tão espetaculares quanto o longa original, as sequências ajudam a expandir e se aprofundar na mitologia do policial robótico, enquanto também oferecem violência sanguinária e muita ação explosiva. A diretora Anna Boden deixou claro que talvez essa seja a franquia que mais inspirou o longa da heroína do Universo Cinematográfico da Marvel.
Máquina Mortífera (franquia)
Assim como Robocop, a série de filmes Máquina Mortífera havia começado na década anterior (mais precisamente, em 1987). No entanto, o terceiro e o quarto longas da franquia foram lançados, respectivamente, em 1992 e 1998, e acompanham a dupla de detetives encarnados por Mel Gibson e Danny Glover.
Com a dose certa de comédia e ação, os filmes da saga são divertidos, emocionantes e certamente tiram o fôlego do público, seja com as trocas de tiros, perseguições de carros ou explosões. Segundo os diretores de Capitã Marvel, Ryan Fleck e Anna Boden, a franquia foi uma grande inspiração para a relação entre Nick Fury e Carol Danvers.