10 grandes facções criminosas dos quadrinhos!
10 grandes facções criminosas dos quadrinhos!
Nem só de super-vilões – e grupos de super-vilões – vivem as histórias de super-herói. Muitas vezes, nossos personagens favoritos têm como desafio grandes organizações criminosas, às vezes mais perigosas que os próprios vilões do dia-a-dia.
Listamos aqui 10 grandes facções criminosas dos quadrinhos! Algumas com super-poderes, algumas só poderosas – tem rival para todos os níveis de herói.
Tema sugerido pelo leitor João Lucas Mendes!
I.M.A.
Ideias Mecânicas Avançadas – do original A.I.M. (Adavanced Idea Mechanics) – é uma das organizações criminosas mais famosas e poderosas da Marvel Comics. Pelas palavras do próprio Wolverine, em New X-Men #143, “Ideias Mecânicas Avançadas – um grupo internacional organizado de terroristas científicos. Sabe, tipo aqueles cultos Japoneses de apocalipse tecnológico? Eles recrutam os tipos brilhantes de geeks e nerds excluídos, que querem vingança por não conseguirem uma fodinha...”.
A organização deriva de um grupo criado pelo Barão von Strucker durante a Segunda Guerra Mundial dedicado a adquirir e produzir poder através de meios tecnológicos. A primeira aparição do grupo foi em Strange Tales #146, de 1966.
Hidra
Hail Hidra! A Marvel certamente tem grandiosas organizações criminosas, mas, depois do primeiro filme do Capitão América, a Hidra é a mais famosa e trabalhada. A ideia do grupo, que tem alguns de seus preceitos datando de muito antes da Segunda Guerra Mundial, é estar infiltrado em todos os ramos da sociedade, constituindo várias cabeças de um grande monstro, lembrando a ideia mitológica da Hidra.
Fora dos quadrinhos, a Hidra se tornou uma grande engrenagem antagônica dentro do Universo Marvel do cinema e da TV. A primeira aparição o grupo data de 1965.
Liga dos Assassinos
A organização criminosa mais famosa da DC Comics, liderada por Ra’s Al Ghul e suas filhas, a Liga dos Assassinos é um grupo internacional especializado em assassinatos encobertos e terrorismo. A Liga foi fundada por Ra’s há muito tempo e é formada por grandes assassinos – como o próprio nome sugere – operando tanto por contrato, quanto por suas próprias motivações.
Ra’s e a Liga são partes importantes da história do Batman, porém outros heróis já tiveram seus próprios encontros com os assassinos. A versão mais famosa da Liga nos últimos anos é a mostrada em Arrow.
Grail
Diretamente de Preacher, uma das organizações mais conspiratórias da lista. O Grail é o grupo mais poderoso dos quadrinhos de Preacher, sendo uma organização extremamente antiga, encarregada de cuidar dos descendentes de Cristo – e garantir a linhagem sanguínea pura – até chegar a hora do herdeiro liderar o mundo.
Assim como a maioria das coisas em Preacher, mesmo com todo o plano de fundo histórico, o Grail é mais que bizarro, liderado pelo Grande Pai D’Aronique e seus planos de destruição mundial, além do terrível – em vários sentidos - Herr Starr.
O Tentáculo
Apresentada durante a segunda temporada de Demolidor para o público das séries da Marvel, a organização d’o Tentáculo é extremamente antiga, vinda do Japão feudal. O Tentáculo é formado por ninjas e envolve toda a história do Casto e do Stick, treinador de Matt.
É através do Tentáculo que a Elektra volta à vida, depois de morrer para o Mercenário. A Mística, a Psylocke, o Wolverine, a Tigresa Branca e o próprio Demolidor já participaram da organização. O Tentáculo apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1981.
Tropa Sinestro
Não podemos deixar de falar da Tropa dos Lanternas Amarelos, ou a Tropa Sinestro, a oposição aos Lanternas Verdes. O grupo foi criado pelo Sinestro para bater de frente com os Lanternas, usando anéis de poder energizados pelo espectro amarelo do medo. A Tropa Sinestro apareceu pela primeira vez em 2006.
Clube do Inferno
O Clube do Inferno data de 1760, na Inglaterra, mas sua formação mais famosa e poderosa vem muito depois. A ideia do Clube é obter e exercer poder através de influência política e econômica – pelo menos à princípio.
A formação mais famosa do grupo vem com Sebastian Shaw e Emma Frost no poder, depois dos dois matarem o Conselho dos Escolhidos da organização. A partir daí, eles se tornam um grande problema para os X-Men. O Clube do Inferno apareceu pela primeira vez em 1976.
C.O.L.M.É.I.A.
Junto da Liga dos Assassinos, a H.I.V.E., ou C.O.L.M.É.I.A. – Controle de Lideranças Mundiais para Espionagem - é uma das maiores organizações criminosas da DC Comics, focada no treinamento de assassinos e mercenários.
Eles trabalham para qualquer um que conseguir pagar e são grandes inimigos dos Jovens Titãs, já aparecendo, inclusive, na animação da equipe. A H.I.V.E. também foi uma das organizações antagonistas de Arrow. O grupo apareceu pela primeira vez em 1980.
Irmandade de Mutantes
Voltando para organizações inimigas dos X-Men, a mais clássica de todas, sem dúvidas, é a Irmandade. Uma das facções mais clássicas da própria Marvel, inclusive. Antes de irem salvar o dia nos Vingadores, Wanda e Pietro participaram da equipe do Magneto, assim como a Vampira.
O grupo era dedicado à virar o jogo da superioridade para o lado dos mutantes à força e, além de Magnus, já teve em sua liderança a Mística, o Daken, o Xorn e o Professor Xavier. A Irmandade de Mutantes surgiu nos quadrinhos em 1964.
Filhos da Serpente
Falando em organizações clássicas da Marvel, também temos algumas menos super e menos proeminentes, como os Filhos da Serpente – um grupo racista criado no intuito de dividir a América – que já lutaram contra os Vingadores, os Defensores, a S.H.I.E.L.D., o Demolidor, os Fugitivos, etc. Nessa linha, são vários os grupos dentro dos quadrinhos Marvel, então os Filhos da Serpente estão aqui para representar os minoritários. A organização apareceu pela primeira vez em 1966.