10 Grandes ataques terroristas dos quadrinhos!
10 Grandes ataques terroristas dos quadrinhos!
Terrorismo é um tema complicado de se colocar nos quadrinhos. As editoras normalmente fazem alegorias e metáforas, mas dificilmente abordam o tema em si. No pós-11 de setembro, muitos heróis participaram da Guerra ao Terror. No entanto, a forma como os ataques são tratados nos quadrinhos é um pouco diferente. Confira 10 grandes ataques terroristas dos quadrinhos!
11 de Setembro
Depois que as Torres Gêmeas foram atacadas, em 11 de setembro de 2001, a Marvel deu um tempo com as histórias cósmicas para fazer alegoria a eventos do mundo real.
Uma das principais revistas a abordar o assunto foi a edição 36 de Spider-Man Vol.2, que mostrou os super-heróis trabalhando junto com as autoridades para resgatar sobreviventes e limpar os destroços.
Sociedade Secreta de vilões em Blüdhaven
Blüdhaven é uma das cidades vizinhas de Gotham. Mais conhecida por ser o local onde o Asa Noturna começou sua carreira solo como combatente do crime. No entanto, a cidade já sumiu do mapa.
Durante Crise infinita, a Sociedade Secreta de Super-Vilões decidiu lançar Chemo, uma massa química semi-consciente, contra Blüdhaven. A explosão seguida pela proliferação química matou mais de 100 mil pessoas.
Prometheus em Star City
Em Um Grito por Justiça, Prometheus cria uma trama complexa para teletransportar várias cidades para fora Terra. Acontece que o teletransportador dá problema em Star City, a cidade natal do Arqueiro Verde, e o vilão deixa que a explosão da máquina oblitere uma enorme área da cidade.
A destruição deixou uma marca na forma de uma estrela. Mais tarde, o Desafiador visita a cidade e criar uma floresta que agora decora o meio dela.
Mongul e Ciborgue Superman em Coast City
Depois da morte do Homem de Aço, Mongul e o Superman Ciborgue bombardearam Coast City, liberando espaço para a criação de uma nova Warworld, uma arma de destruição em massa. Mais de sete milhões de pessoas morreram.
Hal Jordan em Oa
Coast City era a cidade nativa do Lanterna Verde, Hal Jordan. Depois que a cidade foi destruída e sua população morta, ele tentou trazer todos de volta à vida, mas não havia poder suficiente em seu anel.
Já que não é permitido aos Lanternas Verdes usar o seus poderes para ganhos pessoais, a tropa envia representantes para confiscar o anel do Lanterna da Terra. Hal se volta contra os representantes e tenta roubar a energia deles. Sua ira o levou para Oa, onde ele drenou a Bateria Principal, dizimou a Tropa dos Lanternas Verdes, matou Sinestro e Os Guardiões, e se tornou o vilão Parallax.
Nitro em Stamford
Em uma tentativa de lançar um Reality Show na televisão, os Novos Guerreiros atacaram uma casa cheia de vilões em Stamford, CT, mas as coisas saíram de controle. Speedball acabou encurralando o vilão Nitro, que, para não ser preso, causou uma explosão que matou 612 civis, incluindo heróis e crianças.
Plutoniano em Sky City e o Mundo
A transformação do Putaniano de maior super-herói do mundo em pior super-vilão já havia iniciado quando a história de Irredimível começa. Em flashbacks, nós descobrimos que sua fúria despertou em Sky City, onde ele matou praticamente toda a população.
Sua ira atinge uma escala planetária, ele lobotomiza seu ajudante e mata seu melhor amigo, além de criar uma chuva de meteoros sobre Singapura.
Krishna na India
A história Supergod de Warren Ellis trata sobre uma corrida internacional onde as nações estão construindo super-heróis competidores. A Índia cria o super-humano Krishna, que recebe a tarefa de reorganizar a população insustentável do país e resolver os problemas com poluição.
Ele chega ao objetivo desejado ao massacrar a população, destruir a infraestrutura do país e bombardear o Paquistão com armas nucleares.
Cassandra Nova em Genosha
Cassandra Nova se provou uma das maiores vilãs dos X-Men de todos os tempos. Não é pra menos, visto que foi ela quem enviou dois Sentinelas selvagens para destruir Genosha. O ataque resultou na morte de mais de 16 milhões de habitantes do Paraíso Mutante.
Ozymandias em Nova Iorque
Nos quadrinhos, o final de Watchmen é bastante diferente do filme. Em ambas as histórias, o plano do Ozymandias é unir todas as nações contra um inimigo em comum e acabar com os conflitos decorrentes da Guerra Fria, mas é aí que as semelhanças acabam.
No original, ele cria – com a ajuda de uma porrada de pessoas - uma falsa criatura alienígena para simular um ataque extraterrestre. A criatura é teletransportada para o centro de Nova Iorque e assassina metade da população da cidade.
Naturalmente, o plano dá certo e são mostradas imagens da cooperação entre os países contra a suposta ameaça alienígena. O custo da paz foi milhões de vidas.