10 Futuros distópicos nos quais não queremos viver!
10 Futuros distópicos nos quais não queremos viver!
O entretenimento e a arte normalmente criam universos fantásticos que empolgam e estimulam nossa imaginação.
No entanto, existem também as abordagens mais sombrias que podem nos fazer refletir sobre o futuro.
É durante essas abordagens que somos apresentados a futuros distópicos opressores e sufocantes, realidades violentas da qual não gostaríamos de pertencer.
Nessa lista, tratei de 10 futuros distópicos que certamente não gostaríamos de viver. Lembrando que não dá pra compilar todos os futuros distópicos desagradáveis do mundo em uma lista com 10 itens. Se faltar algum que você goste, é só jogá-lo nos comentários. Paz.
Uma Noite de Crime
Uma Noite de Crime apresenta um futuro em que uma vez ao ano, o ato de matar torna-se legal. Em um estado de lei suspensa, a anarquia rola solta com pessoas se matando e deixando o que existe de pior aflorar nelas.
Mad Max
Por mais legal que seja assistir carros colidindo e guitarras flamejantes, vale lembrar que Mad Max retrata um futuro sombrio, em que pessoas sofrem mutações grotescas devido à radiação e estilo de vida, onde água é um bem escasso e esperança algo ínfimo.
A influência da franquia de filmes originou outros universos desoladores, como da famosa franquia de RPGs Fallout.
Equilibrium
Equilibrium é um filme com uma estética que remete a Matrix, apresentando um futuro cujas pessoas possuem sentimentos inibidos. É uma sociedade cinza que abole qualquer tipo de cultura ou obra que possa levar às pessoas a sentirem algo. Agoniante.
Idiocracia
O filme retrata uma sociedade em que pessoas burras foram as únicas a reproduzir, criando toda uma civilização de gente com baixo QI. Nela, um membro do exército que passou por um experimento de conservação é descongelado. Se antigamente ele era considerado um cara mais ou menos, nos tempos atuais de Idiocracia ele é um gênio.
Planeta dos Macacos
Com os clássicos filmes antigos mostrando a humanidade sendo escravizada por seus superiores símios, a trilogia recente de filmes conta a história de como o macaco Caesar tentou manter a paz entre os macacos e os humanos. Bem, a gente já sabe como a história termina, com a humanidade sucumbindo pelas mãos de uma nova raça superior.
Juiz Dredd
Em um futuro mais ou menos distante, a terra está inabitável. É no meio da terra maldita que se ergue Mega City Um, um oásis no meio da civilização. É nela que o Juiz Dredd deve executar suas sentenças, acumulando os cargos de juiz e polícia, podendo executar suas sentenças à vontade.
O Exterminador do Futuro
Baseado de leve em uma HQ dos X-Men, o futuro pintado pela franquia Terminator sugere que uma rebelião de máquinas sobrepujaria a humanidade, eliminando-a e entrando em guerra com quem restasse. Ainda bem que há a possibilidade de voltar no tempo pra tentar consertar as coisas.
Samurai Jack
Samurai Jack pode ser um dos melhores desenhos de ação de todos os tempos e, embora suas paisagens e localizações sejam visualmente estimulantes, a maioria de seus habitantes vive em uma estado miserável, sendo oprimidos pelo tirano Aku.
1984
Praticamente o pai dos futuros distópicos, 1984 cria uma sociedade de vigilância constante em que seus habitantes não possuem autonomia de pensamento próprio. A obra prima de George Orwell recebeu diversas adaptações para as telonas e continua sendo uma grande influência para muitas obras.
Matrix
O clássico dos Wachowsky bebe estilisticamente de fontes como Ghost In The Shell para apresentar uma distopia que é idêntica a nossa. Exceto por ser uma ilusão. Na realidade, a humanidade foi escravizada por robôs e permanece adormecida, imersa em ilusões de que está tudo bem