10 frases marcantes dos filmes de Star Wars

Capa da Publicação

10 frases marcantes dos filmes de Star Wars

Por Raphael Martins

A saga Star Wars é encantadora por diversos motivos, seja sua trama, efeitos especiais, mitologia ou trilha sonora. Mas outro ponto forte dos filmes são seus diálogos, cheio de frases espirituosas que acabam caindo no gosto da galera e sendo repetidas por aí.

Algumas delas continuam saindo da boca dos fãs depois de décadas, enquanto que outras, embora não tão populares, ainda são lembradas de tempos em tempos. Se você é um fã da cinessérie, com certeza já declamou uma ou mais delas alguma vez na sua vida.

Ou ainda vai dizer, não sabemos. “Sempre em movimento o futuro está…”

"Nunca me diga as probabilidades!"

Esta é dita por Han Solo em uma das cenas mais legais de O Império Contra-Ataca, quando ele, Leia, Chewie e C3PO estão a bordo da Millenium Falcon, fugindo do Império.

A ideia de fuga de Han é ousada: entrar por um campo de asteroides e torcer para os Tie Fighters imperiais são o seguirem... e para ele ser bom o suficiente para não matar a todos batendo e explodindo.

Quando o dróide dourado lhe diz que as probabilidades de sucesso são baixíssimas usando números que só ele entende, Han lhe responde com a célebre frase antes de pisar fundo para o campo de asteroides.

"Faça ou não faça. Tentativa não há."

Esta máxima é dita pelo mestre Yoda em uma de suas maiores e mais valiosas lições para Luke Skywalker, quando o jovem aspirante a Jedi treinava em Dagobah.

Quando sua X-Wing atola na água, Yoda ordena a Luke que use o poder da Força para tirá-la de lá. Ele lhe diz que vai tentar, e é aí que Yoda lhe responde que não existe tentativa: ou você faz, ou você não faz.

Assim como vários ensinamentos de Yoda, este aqui também vale para tudo na vida. Ouçam o velho mestre, ele sabe o que diz.

"Medo caminho é para o lado sombrio."

Mais uma frase espirituosa do mestre Yoda, desta vez em A Ameaça Fantasma. Enquanto entrevistava o pequeno Anakin Skywalker para descobrir se ele de fato deveria ser treinado, o Jedi pergunta ao garoto se ele tem medo. Anakin não entende e pergunta a Yoda o que isso tem a ver com tudo.

Yoda então lhe responde, mostrando sua infinita sabedoria:

"Medo caminho é para o lado sombrio. Medo leva a raiva, raiva leva ao ódio, ódio... leva ao sofrimento."

"É assim que a liberdade morre: com um estrondoso aplauso."

Mesmo tendo dedicado boa parte de sua vida ao povo como rainha e senadora, Padmé Amidala nada pôde fazer para prevenir a ascensão ao poder do chanceler *Sheev Palpatine**, que acaba se tornando imperador, com direito a uma chuva de aplausos de políticos de toda a galáxia.

Derrotada, a jovem senadora pode apenas testemunhar a subida de Palpatine ao posto de imperador, que mergulhará a galáxia em trevas e injustiça até o nascimento da rebelião.

"Estes não são os dróides que você está procurando."

Em Uma Nova Esperança, ouvimos falar pela primeira vez dos Cavaleiros Jedi e seus poderes, que são demonstrados por Obi-Wan Kenobi pela primeira vez em uma das melhores cenas do filme.

Aos serem parados por um grupo de Stormtroopers, Obi-Wan usa o famoso "truque mental jedi" neles, os convencendo de que os dróides que o acompanhavam não eram os que eles procuravam e seguindo em frente com sua comitiva.

"Não. Eu sou seu pai."

Durante o clímax de O Império Contra-Ataca, em seu confronto contra Darth Vader, Luke estava pronto para dar sua vida em combate contra o lorde Sith, mas não para a verdade que lhe seria revelada em meio ao ferrenho duelo de sabres de luz.

Para o horror e confusão de Luke, Vader lhe revela que Obi-Wan mentiu para ele o tempo todo e que seu pai não estava morto, e sim ali, bem na frente dele: Vader é seu pai.

Ao contrário do que muita gente acha, o vilão nunca disse "Luke, eu sou sei pai.", e sim "Não. Eu sou seu pai." Assistam ao filme de novo, "fãs".

"Que a Força esteja com você."

E finalmente, a frase mais conhecida, repetida e celebrada de toda a franquia, isso se não for de toda a história do cinema: a famosa "Que a Força esteja com você.

O ditado Jedi foi ouvido nas salas de cinema pela primeira vez em Uma Nova Esperança, mas não da boca de um Jedi. Foi o general rebelde Jan Dodonna quem falou, após uma reunião com os pilotos rebeldes que iriam na missão quase suicida de destruir a Estrela da Morte.