10 franquias para maratonar no Halloween!

Capa da Publicação

10 franquias para maratonar no Halloween!

Por Gus Fiaux

Outubro é uma época maravilhosa para os fãs de fantasia e do sobrenatural, graças ao Dia das Bruxas. É a época do ano para acendermos nossas velas e espantar todos os espíritos que espreitam… ou talvez convidá-los para uma maratona de filmes.

Várias franquias se tornaram ícones do Halloween, com histórias que se ligam a essa data comemorativa ou até mesmo franquias que passam a “vibe” dessa época, mesmo que não tenham a ver com ela. Aqui, você confere 10 franquias de filmes para maratonar no Halloween!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Todo Mundo em Pânico

Nem só de terror vive o Dia das Bruxas - bem, não exatamente. Se você gosta de filmes de terror, mas também gosta de comédia, talvez seja a hora de rever os filmes da franquia Todo Mundo em Pânico, uma vez que eles servem como paródia para diversas franquias de horror populares do cinema.

A história de todos os filmes não segue uma lógica completa, e o divertido aqui é captar as referências e os elementos de sagas como Pânico, O Exorcista, O Chamado, O Grito e Poltergeist, entre outros. Além disso, a franquia conta com diversas cenas e personagens divertidíssimos, como Brenda e Cindy.

Imagem de capa do item

Elvira, a Rainha das Trevas

Um dos maiores ícones do Halloween, Elvira, a Rainha das Trevas é a personagem criada por Cassandra Petersen, que acabou virando um grande marco da cultura pop, graças aos seus filmes e aparições especiais na televisão. Com um humor ácido e nem um pouco "politicamente correto", ela é uma personagem fascinante e engraçada.

Então, se quiser preparar uma maratona de Halloween das boas, veja os dois filmes lançados no cinema, Elvira, a Rainha das Trevas e As Loucas Aventuras de Elvira, e não perca alguns especiais dessa figura, como O Especial de Halloween de Elvira, que foi exibido na MTV em 1986.

Imagem de capa do item

A Família Addams

Outra franquia mais "divertida" para celebrar o Dia das Bruxas é A Família Addams, que surgiu originalmente como um cartum criado pelo artista Charles Addams na década de 30. A partir daí, a história foi transferida para a televisão, para os cinemas e diversas outras mídias, com uma animação prestes a ser lançada no dia 31 deste mês.

Se quiser uma longa maratona, pode ir atrás de algumas das séries televisivas baseadas nos personagens - mas se quiser algo mais rápido, basta ver os dois filmes protagonizados por Anjelica Huston e Raul Julia. Garanto que você vai se apaixonar por Mortícia, Gomez, Wandinha, Feioso e todos os seus parentes.

Imagem de capa do item

Harry Potter

Se vamos falar de bruxas e feiticeiros, não podemos nos esquecer de uma das maiores sagas de fantasia de todos os tempos. Harry Potter surgiu da mente de J.K. Rowling, e após uma série de livros muito bem-sucedida, foi aos cinemas - onde conquistou o mundo de uma vez por todas.

É uma baita franquia para se maratonar no Dia das Bruxas - especialmente porque o Halloween é presente ao longo de toda a saga, e é palco de alguns eventos maravilhosos e terríveis. Embarque novamente no Mundo Bruxo e veja mais uma vez as aventuras de Harry, Rony e Hermione contra Lorde Voldemort.

Imagem de capa do item

Trilogia Firefly

Rob Zombie pode ser influente na música, mas também ficou conhecido por seus filmes ultraviolentos, sanguinários e com personagens visceralmente assustadores. Um exemplo disso é a Trilogia Firefly, que conta a história de uma família macabra que não vê problema em mutilar e dilacerar seus inimigos.

A franquia é composta por A Casa dos 1000 Corpos, Rejeitados Pelo Diabo e Os Três Infernais. Entre os grandes destaques, está o Capitão Spaulding, que foi vivido pelo icônico Sid Haig nos três filmes, e é um dos assassinos mais brutais e violentos da história dos filmes de terror.

Imagem de capa do item

Monstros da Universal

Se você gosta de filmes mais clássicos, uma boa pedida são os Monstros da Universal, a franquia de horror que estabeleceu grandes monstros da literatura nos cinemas. Os filmes, que começaram a ser produzidos na década de 30, são focados em vários personagens icônicos, como Drácula, Frankenstein e O Lobisomem.

Muito antes do Universo Cinematográfico da Marvel provar seu valor, essa saga já havia construído um grande universo compartilhado, com pequenas ligações e grandes crossovers entre os filmes. Dentre os melhores, recomendo Frankenstein, A Noiva do Frankenstein, O Homem Invisível, O Lobisomem e O Monstro da Lagoa Negra.

Imagem de capa do item

O Exorcista

Um dia excelente para um exorcismo, não é mesmo? Baseado no livro de William Peter Blatty, O Exorcista logo se tornou um clássico do horror, deixando muitos sem sono com a história de uma menina inocente que, aos poucos, se vê presa nas garras do impiedoso demônio Pazuzu.

O primeiro longa se mantém um clássico até hoje, e embora suas continuações e prequels não cheguem aos pés do original, ainda há vários motivos para fazer uma maratona da franquia, especialmente os filmes O Exorcista III e Domínio: Prequela de O Exorcista, além da série de TV que segue Regan MacNeil anos após o primeiro filme.

Imagem de capa do item

A Hora do Pesadelo

Por outro lado, há outra franquia de horror que, apesar de também não ter muito a ver com o Dia das Bruxas, pode render uma ótima maratona. Estou falando de A Hora do Pesadelo, a saga centrada no perigoso Freddy Krueger, um assassino que pode invadir os sonhos de suas vítimas, matando-os tanto em seus pesadelos quanto na vida real.

A franquia tem seus altos e baixos, mas o saldo é majoritariamente positivo. Entre os grandes destaques, estão os três primeiros filmes e a sequência O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger, que subverte completamente a mitologia do vilão. Vale lembrar que a saga foi criada por Wes Craven, um dos maiores mestres do horror.

Imagem de capa do item

Pânico

E falando em Craven, temos outra saga espetacular criada pelo diretor. Em Pânico, ele decidiu subverter todos os elementos e clichês dos filmes de terror da época, criando um slasher memorável que logo se tornou uma franquia de quatro filmes e uma série de televisão, com um possível reboot a caminho.

A saga gira em torno do misterioso Ghostface - que, por sua vez, tem várias identidade ao longo dos filmes e da série de TV. É um personagem que ficou marcado definitivamente no cinema. Além disso, apesar de serem voltados para o horror, os filmes possuem vários momentos divertidos e referências meta, constantemente zoando o gênero do horror.

Imagem de capa do item

Halloween

Porém, se vamos falar de um assassino em série que precisa te visitar no Dia das Bruxas, definitivamente Michael Myers precisa estar no primeiro lugar desta lista. O vilão é um dos protagonistas da franquia Halloween, criada por John Carpenter, e é uma das figuras mais assustadoras do cinema, com sua atitude fria e calculista e sua violência silenciosa.

Myers é um serial killer que começa a fazer uma onda de assassinatos em série no Dia das Bruxas. Seu alvo principal é Laurie Strode, uma jovem mulher que infelizmente entrou em seu caminho. O personagem retornou à glória completa no ano passado, com o lançamento do mais novo Halloween, e deve voltar nos próximos anos em duas continuações, enfrentando uma Laurie mais velha e experiente.