10 franquias de filmes que foram canceladas antes de ganharem um final
10 franquias de filmes que foram canceladas antes de ganharem um final
Franquias que ficaram sem uma conclusão
Nos cinemas temos uma infinidade de franquias de filmes, seja obras originais como Star Wars ou Indiana Jones, adaptações de livros como Senhor dos Anéis e também longas de quadrinhos como na Marvel e na DC. Mas não são todas essas franquias que conseguem o sucesso para chegar até o final e acabam sendo encerradas sem uma devida conclusão.
Nesta lista reunimos 10 franquias de filmes que foram canceladas antes de chegarem ao fim!
O Espetacular Homem-Aranha
O Homem-Aranha é um dos heróis dos quadrinhos mais populares e já recebeu algumas adaptações diferentes para o cinema. Entre elas temos O Espetacular Homem-Aranha que trazia Andrew Garfield como Peter Parker, além de Emma Stone interpretando Gwen Stacy.
O primeiro filme mostrava o herói enfrentando o Lagarto e fez sucesso o suficiente para render uma sequência, que não conseguiu o sucesso esperado. O segundo filme dá algumas deixas para uma continuação que estava prevista para ser lançada em 2016 e teria o retorno do Duende Verde e uma presença maior de Mary Jane, mas nunca aconteceu. Apesar disso, o Homem-Aranha de Andrew Garfield apareceu em Homem-Aranha: Sem Volta para a Casa.
Desventuras em Série
Desventuras em Série é um filme lançado em 2004 que os irmãos Baudelaire que depois de um incêndio em sua mansão começam a morar com um parente distante, Conde Olaf. Ele está muito interessado na herança das crianças e tenta fazer de tudo para que elas sofram um pequeno acidente.
O filme adapta o primeiro livro de uma série criada por Lemony Snicket, que tem no total 13 livros diferentes. O longa até que fez algum sucesso mas com mudanças na direção do estúdio o projeto da sequência não teve continuidade, sendo oficialmente cancelado em 2008. Apesar disso, a Netflix adaptou a saga em uma série de três temporadas.
Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos é um filme lançado em 2013 que traz Clary, interpretada por Lily Collins, descobrindo ser uma caçadora de sombras após o sequestro de sua mãe. O longa mostra o início da jornada da garota entendendo seus poderes e seu lugar no mundo.
O filme adapta o primeiro livro da saga de Instrumentos Mortais, escrita por Cassandra Clare. Existiam planos para adaptar o segundo livro da saga, dando seguimento a obra, mas com a bilheteria baixa e as críticas bem negativas a sequência foi descartada.
Liga da Justiça
Desde o lançamento de Homem de Aço em 2013 a DC começou a construir seu universo trazendo também o Batman e a Mulher-Maravilha. Então em 2017 tivemos o lançamento de Liga da Justiça introduzindo também Aquaman, Flash e Ciborgue.
Ao fim do filme vemos Lex Luthor conversando com o Exterminador sobre a ideia de criar uma Legião do Mal. A sequência estava inicialmente prevista para 2019, mas com os diversos problemas da Warner e com Zack Snyder o filme foi adiado e eventualmente cancelado, junto com diversas outras produções deste mesmo universo.
Máquinas Mortais
Máquinas Mortais é um filme lançado em 2018 que mostra uma Terra devastada onde as pessoas vivem em cidades que estão sempre em movimento, chamadas de cidades tração. Após um ataque a Londres, Tom é mandado para fora da cidade e precisa sobreviver aos perigos que colocam em risco todo o mundo.
O filme adapta o primeiro livro da quadrilogia de Máquinas Mortais lançado em 2001. Apesar do autor Philip Reeve ter ficado feliz com o longa, a produção teve uma bilheteria extremamente abaixo do esperado que fez os planos de uma sequência terem sido descartados pouco depois do lançamento do filme.
Hellboy
O primeiro filme de Hellboy dirigido por Guillermo del Toro foi lançado em 2004 e mostra o início da jornada de do personagem que dá nome ao filme contra forças sobrenaturais. Em 2008 uma sequência chamada de O Exército Dourado chegou aos cinemas mostrando o confronto do protagonista contra o Príncipe Nuada.
A produção se encerra com a sugestão de que de alguma forma Hellboy deu início ao apocalipse. Em 2017, Del Toro e Ron Perlman, que interpreta o Hellboy, sugeriram um possível retorno para o terceiro filme. Infelizmente isso nunca aconteceu e em 2019 tivemos um reboot que foi um fracasso de crítica e bilheteria.
Divergente
Entre as várias franquias de livros infanto juvenil que foram adaptadas para o cinema está a saga Divergente que mostra a jornada de Beatrice Prior por uma Chicago futurista e sua decisão em uma das cinco facções que dividem a cidade. A saga tem 3 livros e dois deles foram adaptados por completo.
Em 2016 tivemos a chegada de Convergente, que adapta uma parte do terceiro livro, já que ele seria dividido em duas partes. Com a bilheteria ruim, o plano da conclusão da franquia foi colocado em espera. Uma série para encerrar a obra chegou a ser cogitada, mas o elenco não estava interessado. Com isso, não existe nenhum plano para a conclusão da franquia Divergente nos cinemas.
Eragon
Eragon mostra um mundo governado por Galbatorix, um cavaleiro dragão que traiu seu povo em busca de poder. Eragon é um pequeno órfão que vive numa fazendo e encontra uma pedra azul, que descobre ser na verdade um ovo de dragão, fazendo com que ele se torne um cavaleiro dragão e parte para enfrentar o exército do maligno rei.
O filme lançado em 2005 adapta o primeiro livro da saga do Ciclo da Herança, escrita por Christopher Paolini. O longa foi duramente criticado por suas atuações e teve uma baixa bilheteria, o que fez com que os planos para adaptar os outros livros fossem cancelados. Em 2022 foi anunciado que a Disney irá adaptar a saga em formato de série, mas não se tem muitas informações.
John Carter entre Dois Mundos
John Carter entre Dois Mundos mostra o veterano de guerra que dá nome ao filme acordando na superfície de Marte e acaba se envolvendo em um conflito que pode definir o rumo do planeta. O filme é a adaptação do primeiro livro da trilogia Barsoom, escrita por Edgar Rice Burroughs.
O diretor do filme, Andrew Stanton, já tinha escrito parte do roteiro da sequência que aconteceria 1 ano depois dos eventos de John Carter entre Dois Mundos, mas nunca aconteceu. O filme foi um fracasso de bilheteria onde muitas pessoas culpam a falta de marketing e o momento que ele foi lançado.
Dark Universe
Em 2017 a Universal anunciou o seu Dark Universe que traria reboots dos filmes de monstros clássicos mas dessa vez compartilhando um mesmo universo. Entre os anúncios teríamos Frankenstein com Javier Bardem, a Noiva de Frankenstein com Angelina Jolie, O Homem Invisível com Johnny Depp e a única produção lançada A Múmia, protagonizada por Tom Cruise.
A Múmia que além de dar início ao universo compartilhado, teria uma sequência, mas com a bilheteria não muito boa a Universal desistiu da ideia. Apesar disso, ela ainda planeja novos filmes com os clássicos monstros como O Homem Invisível, protagonizado por Elizabeth Moss, lançado em 2020.