10 franquias famosas que estão ressuscitando nos cinemas!

Capa da Publicação

10 franquias famosas que estão ressuscitando nos cinemas!

Por Gus Fiaux

 

Imagem de capa do item

Exterminador do Futuro

Uma franquia célebre criada por James Cameron em 1984, Exterminador do Futuro surgiu inicialmente como uma trilogia, com um primeiro e segundo filme elogiadíssimos.

O primeiro "resgate" da série se deu em 2009, com o lançamento de um filme que era uma espécie de prelúdio e continuação da trilogia anterior ao mesmo tempo. E no ano passado, tivemos o retorno - desastroso - com Exterminador do Futuro: Gênesis, que acabou enterrando alguns planos para o futuro da série.

Imagem de capa do item

Rocky

Fugindo pela tangente do tema e gênero de grande parte dos filmes dessa lista, Creed é o elogiado retorno à franquia estrelada por Sylvester Stallone: Rocky.

Com seis filmes voltados para o lutador Rocky Balboa, Creed vem como uma espécie de continuação/spin-off da série, focando-se no filho do ex-rival de Rocky, Apollo Creed.

Imagem de capa do item

Caça-Fantasmas

Um dos maiores hits da década de 80, os Caça-Fantasmas eram a sensação do momento. Um filme que misturava o melhor da comédia oitentista com um horror caricato, o filme original chegou a ganhar uma continuação não tão bem falada.

Agora, a franquia ressurge com uma nova equipe, completamente composta por mulheres. A reação dos fãs ainda está bem fria, mas as atrizes são talentosas e ainda há esperanças de que algo acabe sendo diferente do esperado.

Imagem de capa do item

Independence Day

Lançado originalmente em 1996, o primeiro filme, apesar de críticas razoáveis, logo se tornou um clássico pop, sendo cultuado por vários fãs durante anos.

Agora, o diretor retorna para uma continuação, situada vinte anos após os eventos do primeiro filme, trazendo à tona uma invasão ainda maior.

Imagem de capa do item

Blade Runner

Um dos maiores clássicos da ficção científica de todos os tempos, inspirado em um livro de Phillip K. Dick, Blade Runner conta uma história que mistura cyberpunk e noir, envolvendo um policial caçador de androides.

O filme foi recebido com controvérsias, antes de entrar para a história e chegar ao posto de cult. Uma continuação deve chegar aos cinemas em 2018, e apesar de todos os medos com relação a como ela pode avançar a história, muitos ficam aliviados em saber que ela está nas mãos de Dennis Villeneuve, um diretor que tem se destacado no cenário atual.

Imagem de capa do item

Indiana Jones

Com um dos filmes que definiu todo o tom da década de 80 nos cinemas, a franquia Indiana Jones teve um impacto cultural importantíssimo nos cinemas e na cultura pop. Estrelada por Harrison Ford, a série trazia um famoso aventureiro em busca de relíquias antigas e templos profanos.

Em 2008, a franquia teve um estrondoso retorno com O Reino da Caveira de Cristal, que apesar de ter mandado bem nas bilheterias, desapontou bastante os fãs. Agora, é esperado para 2019 mais uma continuação, ainda estrelada por Ford.

Imagem de capa do item

Star Trek

Uma das primeiras franquias a participar desse renascimento cultural, Star Trek surgiu na TV, na década de 60, antes de invadir os cinemas. A primeira leva de filmes foi de 1979 a 1991. Então, uma Nova Geração assumiu de 1994 a 2002.

Em 2009, decididos a criar algo mais contemporâneo que ainda tivesse o espírito da série original, ao mesmo tempo que incorporava elementos de hard sci-fi, viagem no tempo e ação, surge uma nova série, que ao mesmo tempo que continua a história dos filmes anteriores, faz um completo reboot na franquia. Esse ano, chega aos cinemas o terceiro filme dessa nova franquia, e apesar da ansiedade dos fãs, há um medo pela ausência do diretor J.J. Abrams.

Imagem de capa do item

Jurassic Park

Uma franquia que revolucionou o uso de efeitos visuais no cinema, Jurassic Park foi recorde de bilheteria, arrancando também o coração de vários fãs, que, motivados pela nostalgia, voltariam aos cinemas, vinte e dois anos depois, para ver o retorno trazido por Jurassic World.

Apesar da recepção mista do público, o quarto capítulo da série buscava modernizar a franquia, ao mesmo tempo em que não consegue se afastar muito da série original. Agora, uma nova trilogia é planejada com base nesse reinício de franquia, procurando expandir ainda mais os horizontes e terrenos habitados por esses lagartos terríveis.

Imagem de capa do item

Mad Max

Uma franquia evolutiva criada na insana mente de George Miller, Mad Max conta a história de Max (Mel Gibson/Tom Hardy), um homem que se vê enfrentando o fim do mundo como conhecemos e uma nova era dominada pelo deserto, carros e tiranos. Inicialmente uma trilogia, a série ganhou um novo ponto de partida com Estrada da Fúria.

Possivelmente o filme mais aclamado de 2015, Estrada da Fúria entrega justamente o que promete, se mostrando um eletrizante e promissor filme para a franquia, que deve continuar por muitos anos, a encargo do próprio George Miller.

Imagem de capa do item

Star Wars

Poucas franquias conseguem ter a importância e as conquistas de Star Wars. Completamente fechada em arcos de trilogias, a série começou na década de 70, revolucionando os ideais da ficção científica e da fantasia da época. Após anos gerando novos fãs e aficionados, ela teve seu primeiro retorno em 1999, com A Ameaça Fantasma.

Apesar de criticados, os três filmes que compuseram essa trilogia de prelúdios arrecadaram bem nas bilheterias, e a franquia continuou viva em seu Universo Expandido. Porém, após a compra da Lucasfilm pela Disney, veio a certeza de um renascimento épico. Com O Despertar da Força, a franquia renasceu nos cinemas, revelando ao público todo seu peso. Agora, espera-se o encerramento de uma nova trilogia, além de diversos filmes que compõem uma antologia situada nessa galáxia distante.