10 filmes sobre bruxas que você precisa assistir!
10 filmes sobre bruxas que você precisa assistir!
Acaba de estrear no Brasil A Bruxa, um dos mais comentados filmes de horror dos últimos anos, reacendendo o gosto do público por filmes envolvendo bruxaria. Reunimos aqui dez entre os melhores filmes que trazem bruxas na sua trama principal!
A ideia foi reunir uma seleção de dez filmes – que variam da comédia ao horror – contendo temáticas relacionadas à feitiçaria. Não há uma ordem específica de gosto, e todos são recomendados para quem gosta de cinema em sua mais pura – ou mágica – essência.
O Mágico de Oz
Um clássico obrigatório, O Mágico de Oz é uma bela adaptação do livro de L. Frank Baum, sobre uma menina que é sugada para dentro de um tornado e vai parar no mundo fantástico de Oz. Lá ela se reúne a amigos bem improváveis e deve derrotar a Bruxa Má do Oeste, enquanto procura pelo poderoso Mágico de Oz.
Sendo uma obra atemporal, o filme conseguiu passar gerações, e cravou um legado na história. Inúmeras obras dão continuidade à narrativa, ou apresentam lados diferentes da história. Além disso, todos os bruxos presentes no filme - a Bruxa Má do Oeste, Glinda e o Mágico de Oz - são figuras clássicas da cultura pop.
Convenção das Bruxas
Um filme que sempre apavorou crianças durante as incontáveis vezes que passou na TV aberta, Convenção das Bruxas é um terror juvenil adaptado de um livro de Roald Dahl - mesmo autor d'A Fantástica Fábrica de Chocolate - e que traz um grupo de bruxas disfarçadas de mulheres comuns pretendendo causar um infanticídio. Ao mesmo tempo, seguimos um menino e sua avó, enquanto eles tentam impedir as feiticeiras.
O filme conta com Anjelica Houston em um de seus melhores papeis, e possui quesitos técnicos memoráveis, especialmente no que diz respeito à figurino e maquiagem. Além disso, ele possui uma aura nostálgica muito interessante.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Para quem gosta de uma revisão mais moderna no conceito de bruxaria, com uma crescente que vai da aventura infantil ao drama juvenil, a saga Harry Potter é mais que recomendada, tanto na literatura quanto no cinema. Contudo, há razões especiais no porquê selecionarmos exclusivamente O Prisioneiro de Azkaban.
Em termos técnicos, é o melhor filme da franquia, apresentando a melhor direção e a melhor construção de personagens. Além disso, o filme traz uma renovação da magia na série, inserindo conceitos da mitologia própria de J.K. Rowling, como os dementadores e o vira-tempo, que ajudam a passar um ar ainda mais mágico para a saga.
As Bruxas de Eastwick
Com a direção de ninguém menos que George Miller, As Bruxas de Eastwick é uma ótima comédia trazendo alguns nomes bem interessantes. Na trama, três bruxas - vividas por Michelle Pfeiffer, Cher e Susan Sarandon - fazem um encanto para conjurar o homem perfeito. O problema se dá quando esse homem perfeito surge - na forma de Jack Nicholson - e descobrimos que ele é, na verdade, o diabo.
O filme é bem avaliado pela crítica, além de ser uma comédia divertida que lida com os temas da bruxaria de uma forma bem-humorada e sem papas na língua para abordar a relação do clã das três bruxas com o tinhoso.
Stardust: O Mistério da Estrela
Retornando à Michelle Pfeiffer, temos aqui um de seus maiores papeis como bruxa, dessa vez maligna e disposta a tudo para conseguir sua imortalidade. Adaptado de uma obra homônima de Neil Gaiman, a história segue um rapaz que resolve buscar uma estrela cadente para dar de presente para sua amada. O problema é que um grupo de bruxas também precisa da estrela para conseguir rejuvenescer.
Armado com um bom humor bem arquitetado, o filme tem direção de Matthew Vaughn, e sabe conduzir bem sua história entre a magia, a aventura e a comédia, sem perder momentos de tensão acentuada. Stardust também conta com alguns nomes curiosos, como Charlie Cox, Claire Danes e Robert DeNiro.
As Bruxas de Salém
Fugindo da comédia e indo em direção a dramas históricos com bastante profundidade, podemos citar As Bruxas de Salém, ainda que o filme não traga nenhuma representação clara de uma bruxa - ao menos, não por muito tempo. A história gira em torno de um grupo de meninas que, lideradas por uma jovem manipulativa e dissimulada (Winona Ryder), começa a acusar vários habitantes do vilarejo onde vivem de bruxaria.
O filme, que por sua vez é baseado em uma peça, serve como uma leitura metafórica da perseguição e manipulação dos fatos através de um grupo seleto de pessoas agindo em benefício próprio. Além de traçar paralelos com o próprio caso das Bruxas de Salém, o filme abre margem de comparação com a Guerra Fria. É um longa-metragem cruel e que usa de temas importantes como histeria coletiva, perseguição e a ambiguidade da justiça.
Suspiria
Dirigido por Dario Argento, um diretor reconhecido por sua participação no movimento dos giallos italianos, Suspiria é um filme visualmente deslumbrante que explora a bruxaria de uma forma quase psicodélica e modernizada. A história traz uma estudante de dança chegando a uma academia na Alemanha, onde coisas estranhas começam a acontecer, e tudo origina de uma bruxa.
O filme deu origem a uma trilogia de filmes, sendo eles Inferno, de 1980 e Mãe das Lágrimas, de 2007. Além disso, um remake está sendo produzido para 2017, e contará com Tilda Swinton e Dakota Johnson no elenco.
O Homem de Palha
Um filme britânico de 1973 - mas que possui um terrível remake estrelado por Nicolas Cage -, O Homem de Palha traz um policial respondendo a um chamado de socorro em uma ilha perto da Escócia. Ao chegar lá, ele se depara com uma cultura bem diferente da sua, e com práticas pagãs sendo exercidas comumente.
Ele começa a investigar o desaparecimento da menina, e a trama culmina em um festival celta, onde a feitiçaria é posta à prova e ele se vê em uma situação de vida ou morte. Uma ótima recomendação para quem está acostumado aos maneirismos do cinema britânico.
Häxan
Passando para algo bem diferente do que já sugerimos até então, Häxan é um documentário mudo de 1922, focando-se na história da bruxaria, e tendo como base principal o Malleus Maleficarum, o livro popularmente conhecido como o Martelo das Bruxas.
O filme procura explicar toda a história da bruxaria desde o início dos tempos, mas com um enfoque mais claro na era medieval. Além disso, ele procura desmistificar certos conceitos e pré-conceitos repassados ao longo das gerações, além de, em seu capítulo final, trazer com ironia a questão da caça às bruxas e como isso foi uma chaga para o mundo.
A Bruxa de Blair
Um dos filmes mais populares dessa lista, A Bruxa de Blair foi o filme que inaugurou o surto de filmes de horror em found footage ao redor do mundo. Sua campanha de marketing era pesada e criava uma atmosfera de realidade em torno do filme, de modo que muitas pessoas achavam que os acontecimentos retratados no longa eram reais.
A história segue um grupo de amigos investigando a popular lenda da Bruxa de Blair em uma floresta nos Estados Unidos. Pode ser que ela exista, pode ser que não. De qualquer forma, é um filme que pode lhe afetar em níveis bem sensíveis, devido à sua exploração do medo na forma mais básica.