10 filmes que trocaram de diretor durante a produção!
10 filmes que trocaram de diretor durante a produção!
Na maioria das vezes eles foram substituídos por “diferenças criativas”.
Por mais estranho que possa parecer, muitos filmes de sucesso tiveram troca de diretores em algum estágio de sua produção, filmes são um negócio multimilionário, e os estúdios sempre esperam lucrar o máximo possível desses grandes investimentos.
Confira nossa lista, e descubra alguns filmes que passaram por problemas com os diretores e eles tiveram de ser substituídos.
Superman 2
Diretor Original: Richard Donner
Diretor Substituto: Richard Lester
A clássica franquia do Superman é considerada por muitos fãs como uma obra-prima do cinema e a verdadeira personificação da essência do azulão, mas embora Richard Donner seja um dos grandes responsáveis por isso, o diretor teve grandes problemas durante a produção do segundo filme.
Depois de ter filmado cerca de 75% do filme, o estúdio resolveu retirá-lo da produção e substituí-lo por Richard Lester, mas para que Lester obtivesse o título de diretor, ele teria de filmar mais de 51% do longa, tendo que refazer diversas sequências já gravadas por Donner. A Versão de Donner para o filme foi lançada em 2006, mais de vinte anos depois do lançamento original.
Mulher-Maravilha
Diretor Original: Michelle MacLaren
Diretor Substituto: Patty Jenkins
Mulher-Maravilha foi o filme mais bem-sucedido do Universo Cinematográfico DC até hoje, mas inicialmente, o projeto poderia não ter sido idealizado pelas mãos de Patty Jenkins.
Em 2015, Michelle MacLaren foi retirada do projeto pela Warner, o estúdio alegou que houveram “diferenças criativas” entre a visão de MacLaren e a deles, posteriormente, Jenkins assumiu o projeto e o tornou o sucesso que conhecemos.
Homem-Formiga
Diretor Original: Edgar Wright
Diretor Substituto: Peyton Reed
Edgar Wright foi contratado como diretor e co-roteirista de Homem-Formiga, porém a Marvel Studios pediu que as partes de Wright fossem reescritas, isso fez com que o diretor abandonasse o projeto três meses antes das gravações começarem.
Thor: O Mundo Sombrio
Diretor Original: Patty Jenkins
Diretor Substituto: Allan Taylor
Antes de assumir Mulher-Maravilha, Patty Jenkins iria dirigir outro filme de super-heróis, e se tornar a primeira mulher a dirigir um filme da Marvel, porém infelizmente isso não aconteceu.
Dois meses depois de seu anúncio como diretora, Jenkins foi removida do projeto devido a “diferenças criativas” e substituída por Allan Taylor. Será que o resultado do filme teria sido diferente se Jenkins o tivesse dirigido?
O Mágico de Oz
Diretor Original: Norman Taurog, Richard Thorpe, George Cukor
Diretor Substituto: Victor Fleming
O clássico musical que encanta gerações até hoje foi um verdadeiro pesadelo nos bastidores.
O Mágico de Oz teve de passar pela mão de quatro diretores diferentes, sendo que um deles participou das gravações por apenas nove dias!
E o Vento Levou
Diretor Original: George Cukor
Diretor Substituto: Victor Fleming
Outro grande clássico que passou por diversos problemas nos bastidores. George Cuckor foi demitido três semanas depois das gravações começarem e substituído por Victor Fleming que havia acabado de finalizar O Mágico de Oz, entretanto, Fleming teve que abandonar a produção por um tempo, pois estava exausto.
O Hobbit
Diretor Original:Guillermo del Toro
Diretor Substituto: Peter Jackson
O Hobbit não seria dirigido originalmente por Jackson, Guillermo del Toro havia passado dois anos na pré-produção do filme, entretanto, os constantes atrasos fizeram com que o estúdio decidisse afastá-lo do projeto e trazer Peter Jackson de volta, que havia feito muito sucesso com O Senhor dos Anéis.
Entretanto, Jackson decidiu fazer do filme uma trilogia, ao invés de uma duologia, o que fez com que muitos fãs ficassem irados com a decisão.
Valente
Diretor Original: Brenda Chapman
Diretor Substituto: Mark Andrews
Valente seria o primeiro filme da Pixar dirigido por uma mulher, entretanto, isso acabou não acontecendo.
Branda Chapman teve de ficar apenas como co-roteirista do filme, pois o estúdio havia alegado “diferenças criativas” para retira-la do cargo de diretora.
Solo: Uma História Star Wars
Diretor Original: Phil Lord e Chris Miller
Diretor Substituto: Ron Howard
Um dos casos mais recentes em que podemos exemplificar mudanças de direção.
Phol Lord e Chris Miller gravaram o filme por cerca de seis meses, antes que fossem demitidos pelo estúdio e substituídos por Ron Howard. Lord e Miller alegaram que a decisão de sair havia sido verdadeiramente por “diferenças criativas”, pois a visão deles e do estúdio não estava alinhada.
Ratatouille
Diretor Original: Jan Pinkava
Diretor Substituto: Brad Bird
Jan Pinkava foi o responsável por criar o argumento dessa belíssima animação, e posteriormente ficaria responsável pela direção, mas isso acabou não acontecendo.
Brad Bird havia dirigido recentemente o sucesso Os Incríveis, a Pixar achava que Ratatouille precisava de um estímulo para que ficasse mais “comercialmente amigável”, e resolveu tirar Pinkava da direção e colocar Bird em seu lugar, fazendo com que o filme ganhasse um Oscar de Melhor Animação.