10 filmes que talvez você não saiba que são produzido por Steven Spielberg!

Capa da Publicação

10 filmes que talvez você não saiba que são produzido por Steven Spielberg!

Por Evandro Lira

Steven Spielberg tornou-se um dos nomes mais influentes de Hollywood a partir da década de 80. E se você o conhece por ter dirigido diversos filmes clássicos como Tubarão, ET, Jurassic Park, Indiana Jones, entre outros, é provável que você se surpreenda com alguns dos títulos que o artista não assumiu a cadeira de direção e sim o papel de produtor.

Confira 10 filmes que talvez você não saiba que são produzido por Steven Spielberg!

Imagem de capa do item

Poltergeist

Dizem que este clássico do horror, oficialmente dirigido por Tobe Hooper, foi praticamente dirigido por Steven Spielberg. Vários membros do elenco e equipe declararam, ao longo dos anos, que foi o cineasta o verdadeiro diretor da obra. No entanto, o próprio Spielberg afirma que por ter escrito, produzido e por ter uma ótima relação com Hooper, ele contribuiu ativamente com a parte criativa do filme.

O que aconteceu é que uma cláusula no seu contrato com a Universal Studios impedia que Spielberg dirigisse qualquer outro filme enquanto preparava ET: O Extraterrestre.

Imagem de capa do item

Os Goonies

Este filme de aventura da década de 80 é dirigido por Richard Donner, escrito por Chris Columbus e baseado em uma história original do produtor Steven Spielberg.

Muitos anos depois, o ator que interpretou Mikey Walsh, Sean Astin, em seu livro There and Back Again, afirmou que apesar de assinar apenas como produtor executivo, Spielberg, na verdade, dividiu a direção com Donner.

Imagem de capa do item

De Volta para o Futuro

Um dos maiores clássicos da década de 80, De Volta para O Futuro, partiu da ideia de Bob Gale e Robert Zemeckis. Depois de terminarem a primeira versão do roteiro, eles levaram a vários estúdios, que rejeitaram o filme. Foi então que os cineastas decidiram mostrar a Steven Spielberg, que simplesmente amou o projeto.

Concordando em produzir De Volta para o Futuro, Spielberg montou o filme em sua própria produtora, a Amblin Entertainment, e conseguiu distribuir pela Universal. Algum tempo depois, o longa se tornou um verdadeiro sucesso. Rendendo mais duas sequências bem sucedidas.

Imagem de capa do item

Gremlins

A história de Gremlins foi concebida por Chris Columbus Ele não tinha planos de transformá-lo em um filme até Steven Spielberg se interessar. "É uma das coisas mais originais que me deparei em muitos anos, e é por isso que a comprei", disse Spielberg. O cineasta decidiu contratar Joe Dante para a cadeira de direção.

Depois de lançado, o filme foi severamente criticado por algumas cenas violentas, o que fez Spielberg sugerir que a Motion Picture Association of America (MPAA) alterasse seu sistema de classificação indicativa, criando-se a PG-13, categoria não recomendada para menores de 13 anos.

Imagem de capa do item

Uma Cilada para Roger Rabbit

Outro filme dirigido por Robert Zemeckis e produzido por Steven Spielberg. Esta divertida mistura de live-action com animação foi uma aposta dos estúdios Disney, que foi atrás de Steven Spielberg para produzir o projeto.

O contrato de Spielberg incluía uma extensa quantidade de controle criativo e uma grande porcentagem dos lucros das bilheterias. Spielberg foi o responsável por convencer vários estúdios, incluindo a Warner Bros. e Universal Pictures a "emprestarem" seus personagens para aparecer no filme.

Imagem de capa do item

Os Flintstones

Anos depois de Os Flinstones já se consagrar como um sucesso dos desenhos animados, Steven Spielberg decidiu investir nesta versão cinematográfica da série animada e comprou os direitos de produção.

Foi o cineasta, inclusive, o responsável por trazer John Goodman para o elenco, já que ele estava determinado a ver o ator na pele do patriarca Fred Flintstone.

Imagem de capa do item

Impacto Profundo

Este filme apocalíptico começou a ser desenvolvido ainda nos anos 70, mas foram tantas idas e vindas que em meados dos anos 90, os produtores foram atrás de Steven Spielberg para apresentar o projeto.

No entanto, Spielberg já havia comprado os direitos de um outro filme bastante semelhante a Impacto Profundo, que também tinha um asteróide em rota de colisão com a Terra e as tentativas da humanidade de impedir sua própria extinção. Foi então que o diretor decidiu comprar os direitos da produção e juntar as duas ideias, encomendando um novo roteiro que se tornaria o Impacto Profundo que conhecemos.

Imagem de capa do item

MIB: Homens de Preto

Steven Spielberg atuou como produtor executivo de MIB, e ele foi a principal razão para Tommy Lee Jones aceitar o papel de Agente K. O ator inicialmente não ficou contente com o roteiro do filme, e foi só quando Spielberg em pessoa garantiu que o roteiro melhoraria, que Jones aceitou.

Dá para dizer o mesmo do papel do Agente J. Will Smith disse que foi só quando se encontrou com Spielberg que ele decidiu assumir a tarefa, afinal praticamente todas as obras produzidas pelo cineasta foram bem sucedidas.

Imagem de capa do item

Shrek

Os direitos do livro de contos de fada, Shrek, de William Steig, foram comprados por Steven Spielberg em 1991. Ele originalmente planejava produzir um longa de animação tradicional baseado no livro, mas o produtor John H. Williams o convenceu a levar o filme para a recém-fundada DreamWorks em 1994.

O cineasta queria que Bill Murray interpretasse Shrek e Steve Martin o Burro. Mas por fim, a tarefa ficou com Mike Meyers e Eddie Murphy. Segundo Meyers, Spielberg ficou comovido ao notar como ele se importava com o personagem, chegando até a enviar uma carta de agradecimento ao ator.

Imagem de capa do item

Transformers

Transformers só existe graças a Steven Spielberg. O longa de 2007 foi assinado pelo cineasta, que contratou os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman para escreverem o roteiro. Spielberg insistiu que o longa deveria ter um garoto e seu carro como protagonistas, e permaneceu todo o processo de escrita fazendo sugestões e melhorias no roteiro.

Michael Bay foi convidado a dirigir o filme pelo próprio Spielberg e, inicialmente, descartou a ideia por achar o filme infantil demais. No entanto, não é todo dia que você tem a oportunidade de trabalhar com Steven Spielberg, não é?