10 Filmes que poderiam ser feitos no universo de Harry Potter!

Capa da Publicação

10 Filmes que poderiam ser feitos no universo de Harry Potter!

Por Gus Fiaux

Harry Potter tem um dos universos mais vastos para exploração da história. O que surgiu como sete livros, logo se tornou oito filmes, vários jogos, uma peça de teatro e vários outros trabalhos complementares, que incluem o spin-off cinematográfico Animais Fantásticos e Onde Habitam. Porém, o que mais poderíamos ver nos cinemas para expandir o universo criado por J.K. Rowling?

A ideia é procurar por ideias para filmes – ou, em alguns casos, séries televisivas – que pudessem complementar o universo de Harry Potter nos cinemas, uma vez que a Warner pretende expandir a franquia com uma nova trilogia – e isso pode abrir as portas para mais projetos interessantes.

Imagem de capa do item

Hogwarts: Uma História

Um dos lugares mais fascinantes de toda a história de Harry Potter é Hogwarts, a famosa Escola de Magia e Bruxaria fundada em tempos medievais por Godric Gryffindor, Salazar Slytherin, Helga Hufflepuff e Rowena Ravenclaw.

A história de seus fundadores é algo ainda coberto em mistério e que poderia render um belo filme medieval. Focado principalmente na relação entre Godric e Salazar, a trama poderia seguir desde a fundação de Hogwarts até o conflito ideológico com Slytherin, que deixaria a escola, mas criaria a Câmara Secreta como sua principal herança.

Imagem de capa do item

A Vida e as Mentiras de Alvo Dumbledore

O poderoso diretor de Hogwarts durante os seis primeiros anos de Harry Potter na escola tem uma das histórias mais trágicas e fenomenais de todos os bruxos do universo criado por J.K. Rowling.

Faria sentido criar um filme onde pudéssemos acompanhar o crescimento e amadurecimento de Dumbledore, enquanto se torna ambicioso e descobre a amizade - e algo mais - em Grindelwald, o segundo bruxo mais perigoso de todos os tempos. A culminação se daria na guerra entre os dois amigos e com Dumbledore finalmente se tornando professor em Hogwarts.

Imagem de capa do item

Tom Riddle

Uma das maiores reclamações dos fãs a respeito da série de filmes de Harry Potter é a exclusão de cenas importantíssimas a respeito do passado de Lord Voldemort no sexto capítulo da saga, Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

A solução para isso poderia ser a criação de um filme narrando toda a jornada do maior vilão da saga, com ele ingressando em Hogwarts ao mesmo tempo que, através de flashbacks, veríamos uma história paralela de sua mãe. O filme poderia se passar em várias épocas e seu fim poderia se dar justamente quando Voldemort tenta matar Harry Potter pela primeira vez.

Imagem de capa do item

Os Marotos

Tiago Potter, Pedro Pettigrew, Sirius Black e Remo Lupin. Esses quatro nomes ficaram famosos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts devido à sua união e falta de respeito pelas regras.

Seria interessante tecer uma trama onde pudéssemos encontrar os quatro resolvendo algum mistério dentro de Hogwarts, algo que não necessariamente seja grande e épico, e sim uma história onde possamos entender de onde surge a união entre os quatro, a origem de uma traição, e até mesmo easter-eggs do futuro, como a criação do Mapa do Maroto.

Imagem de capa do item

Os Contos de Beedle, o Bardo

Aqui está um modelo que poderia funcionar de duas formas diferentes: ou uma minissérie televisiva em cinco capítulos, ou então um filme antológico, como já foi popular no cinema em filmes como No Limite da Realidade - longa-metragem inspirado na popular série de fantasia, ficção e terror Além da Imaginação.

Cada segmento contaria um dos contos do livro popular entre as crianças do mundo bruxo. Uma ideia interessante seria abordar todos eles com animações - como é o caso do Conto dos Três Irmãos em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 -, em estilos diferentes.

Imagem de capa do item

19 anos depois

Depois que toda a saga fosse finalizada, qual seria a grande história por trás desse universo? Recentemente, J.K. Rowling escreveu uma história que serviu de base para o roteiro de uma peça em duas partes chamada Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, que servirá como uma continuação aos livros da série. Assim sendo, porque não adaptá-la futuramente ao cinema?

Na trama, Harry já é um trabalhador do Ministério da Magia, enquanto seu filho, Alvo Severo está ingressando em Hogwarts e aprendendo a lidar com todo o legado do pai. No meio dessa reunião, os dois descobrem escuridão vindo de lugares inesperados.

Imagem de capa do item

Durmstrang

Apesar do mundo da magia ser amplo e vasto, não tivemos muita oportunidade de conhecer outras escolas que não Hogwarts. Uma ideia legal seria um filme focado em algum aluno da escola de Durmstrang - por ser a mais "importante" depois de Hogwarts.

Dependendo do tempo em que a história se situasse, poderíamos conhecer um pouco do passado de Grindelwald, além de compreender melhor como a escola escandinava funciona e se diferencia de Hogwarts.

Imagem de capa do item

R.A.B.

Uma das grandes histórias não contadas do universo de Harry Potter diz respeito a Régulo Arturo Black. Inicialmente um Comensal da Morte, ele morre a mando do próprio Voldemort ao tentar se resignar do seu cargo, com apenas dezoito anos.

A ideia seria contar uma jornada do personagem e a "traição" que o leva a roubar uma das Horcruxes de Voldemort.

Imagem de capa do item

O Príncipe Mestiço

Um dos personagens mais amados de toda a saga, Severo Snape é um exemplo de personagem que, segundo a própria J.K. Rowling, não pode ser julgado apenas como preto e branco.

Seria interessante contar suas origens como aluno de Hogwarts e o que o levou a se tornar o Príncipe Mestiço e se voltar para o lado das Trevas, como Comensal da Morte.

Imagem de capa do item

Ministério

Uma trama que renderia um ótimo filme mais adulto e politizado, a história poderia servir tão bem para um filme quanto para uma série de TV - e nesse caso, seria até melhor -, e mostraria os esquemas políticos e sociais dentro do Ministério da Magia, do ponto de vista de algum funcionário.

Uma ideia seria voltar toda a história para os Aurores, caçadores de bruxos das trevas, o que renderia ótimas cenas de ação e mistérios que poderiam ser resolvidos ao longo da trama.