10 filmes que devem ser indicados ao Oscar 2021

Capa da Publicação

10 filmes que devem ser indicados ao Oscar 2021

Por Evandro Lira

Na próxima segunda-feira, dia 15 de março, serão anunciados os indicados ao 93º Academy Awards, prêmio conhecido como Oscar. Passado os festivais mais importantes do ano, bem como todas as premiações televisionadas importantes, já dá para apostar quais filmes conseguirão uma vaga na grande “festa do cinema mundial”.

Abaixo, você conhece os 10 filmes, e seus respectivos trailers, que devem ser indicados ao Oscar 2021:

Os 7 de Chicago

Este é aquele filme da temporada repleto de estrelas que certamente vai dar às caras no Oscar. Dirigido por Aaron Sorkin, Os 7 de Chicago conta com Yahya Abdul-Mateen II, Sacha Baron Cohen, Joseph Gordon-Levitt, Michael Keaton, Frank Langella, Eddie Redmayne, Mark Rylance e Jeremy Strong.

O filme recebeu elogios da crítica, que aclamou as performances do elenco e o roteiro de Sorkin. Entre os prêmios aos quais Os 7 de Chicago foi indicado estão o Globo de Ouro, SAG Awards e Critcs Choice Awards.

É provável que o longa acumule algumas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Coadjuvante (Sasha Baron Cohen) e Melhor Montagem.

Os 7 de Chicago está disponível na Netflix.

Uma Noite em Miami…

Baseado na peça de teatro de Kemp Powers, Uma Noite em Miami... retrata um encontro ficcional entre o ativista Malcolm X, o lutador de boxe Muhammad Ali, o jogador de futebol americano Jim Brown e do cantor Sam Cooke. É estrelado por Kingsley Ben-Adir, Eli Goree, Aldis Hodge e Leslie Odom Jr.

O longa recebeu aclamação da crítica, que elogiou a direção de Regina King, atriz conhecida principalmente pela série Watchmen, o roteiro de Powers e as performances dos atores. Sendo assim, Uma Noite em Miami... foi indicado ao Globo de Ouro, Gotham Awards, Critics Choice Awards, Spirit Awards e SAG, além de ter aparecido na lista dos 10 melhores do ano da American Film Institute.

No Oscar, o longa deve aparecer nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Kingsley Ben-Adir), Melhor Ator Coadjuvante (Leslie Odom Jr.), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original.

Uma Noite em Miami... está disponível no Amazon Prime Video.

A Voz Suprema do Blues

Estrelado por Viola Davis e Chadwick Boseman, A Voz Suprema do Blues é dirigido por George C. Wolfe e baseado na peça de August Wilson. O longa se concentra em Ma Rainey, uma das maiores cantoras de blues da história, e dramatiza uma sessão de gravação tensa em Chicago onde um dos membros da banda, o confiante Leeve Green, causa uma verdadeira turbulência nas coisas.

Aclamado pela crítica, A Voz Suprema do Blues marcou o último projeto de Chadwick Boseman, que faleceu em 2020. Sua atuação tem sido um dos pontos mais elogiados da obra, com Boseman vencendo prêmios importantes de Melhor Ator, incluindo Globo de Ouro e Critics Choice Awards.

No Oscar, o filme deve figurar em diversas categorias, como Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Design de Produção, Melhor Cabelo e Maquiagem e Melhor Figurino.

A Voz Suprema do Blues está disponível na Netflix.

Mank

Mank é um drama biográfico dirigido por David Fincher e estrelado por Gary Oldman e Amanda Seyfried. A trama se concentra na história do roteirista Herman J. Mankiewicz, que escreveu o clássico filme de Orson Welles, Cidadão Kane.

Com críticas positivas e elogios por sua direção e atuações, Mank foi indicado a diversos prêmios importantes, como o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards. O filme também entrou na lista dos 10 melhores de 2020 do American Film Institute Awards.

No Oscar, o filme tem chances de aparecer nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Figurino, Melhor Montagem e Melhor Cabelo e Penteado.

Mank está disponível na Netflix.

Soul

A animação da Pixar, Soul, promete ser um dos grandes filmes da temporada de prêmios de 2021. Lançado no final de 2020 diretamente no Disney+ depois de vários adiamentos, o longa de Pete Docter e Kemp Powers recebeu críticas altamente positivas.

Os elogios são diversos, mas em especial pela qualidade da animação, história e música. Soul foi indicado ao Annie Awards, considerado o Oscar da animação, e ganhou prêmios em importantes no Critics Choice Awards, o Critics Choice Super Awards e o Globo de Ouro.

No Oscar de 2021, sua vitória é praticamente garantida em Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora, mas há especialistas que acreditam que o filme consegue uma vaga nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.

Soul está disponível no Disney+.

Relatos do Mundo

Estrelado por Tom Hanks, Relatos do Mundo é um filme de Paul Greengrass baseado em um romance de 2016 escrito por Paulette Jiles. O filme segue a história de um veretano da Guerra Civil americana que passa por várias pequenas cidades do Texas oferecendo notícias do mundo para a população. Tudo muda em sua vida quando ele aceita a missão de levar uma garotinha, que vive em uma tribo indígena, até a família dela.

Relatos do Mundo foi elogiado pela crítica, que aclamou as performances de Hanks e da jovem Helena Zengel. Foi nomeado como um dos dez melhores filmes do ano pelo National Board of Review, indicado a diversos prêmios do Critics 'Choice Awards, bem como Melhor Filme, e ainda conquistou uma indicação a Melhor Atriz Coadjuvante para Zengel no Globo de Ouro e no SAG Awards.

No Oscar, as chances do filme ser indicado são mais fortes nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora Original.

Relatos do Mundo está disponível na Netflix.

Nomadland

Nomadland parece ser o filme favorito da temporada de prêmios de 2021. O longa foi aclamado por onde passou, ganhando o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, bem como o Prêmio do Público no Festival de Toronto, o Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama e o Critics Choice Awards de Melhor Filme.

O longa foi eleito ainda um dos 10 melhores filmes das consagradas listas da National Board of Review e do American Film Institute.

A diretora Chloé Zhao, que lançará em breve o filme da Marvel, Eternos, se tornou a segunda mulher e a primeira mulher asiática a vencer o prêmio de Melhor Direção do Globo de Ouro. As apostas sugerem que ela é a candidata mais forte na corrida do Oscar de direção, o que a faria atingir a mesma marca do Globo de Ouro no prêmio da Academia.

Nomadland é estrelado por Frances McDormand no papel de uma mulher que sai de casa para viajar sozinha pelo oeste americano. É esperado que o filme apareça nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Fotografia e Melhor Montagem.

O longa chega aos cinemas em 15 de abril.