10 filmes que ainda nem estrearam mas já estão causando polêmica

Capa da Publicação

10 filmes que ainda nem estrearam mas já estão causando polêmica

Por Gus Fiaux

Com a difusão das redes sociais e a interconectividade cada vez maior entre as pessoas, qualquer polêmica hoje em dia se torna uma grande tempestade – e, às vezes, esse tipo de controvérsia pode afetar diretamente uma grande produção cinematográfica, seja pelo envolvimento de ator X ou Y, ou até mesmo por decisões questionáveis dos bastidores.

Nesta lista, reunimos 10 filmes que ainda nem estrearam mas que estão dando polêmicas aqui e acolá. Entre filmes de super-heróis, live-actions da Disney e até mesmo cinebiografias de artistas famosos, não faltam exemplos de filmes que já estão causando comoção no olhar público, antes mesmo de chegarem aos cinemas!

Imagem de capa do item

O Exorcista: O Devoto

Quando estreia: 5 de outubro de 2023

A saga do Exorcista sempre foi motivo de polêmicas e controvérsias em Hollywood, desde o lançamento do primeiro filme em 1973. Com o anúncio de que a Blumhouse desenvolveria uma "sequência de legado" do original, muitos fãs levantaram as sobrancelhas, ainda mais após a confirmação de que David Gordon Green dirigiria uma trilogia de filmes.

Green foi responsável pela trilogia mais recente de Halloween, que por sua vez dividiu muito os fãs da franquia. A própria ideia de dar continuidade ao clássico já atraiu desconfiança, especialmente levando em conta todo o histórico das sequências do original. Ainda assim, o longa deve estrear no próximo mês, e trará Ellen Burstyn de volta ao papel de Chris MacNeil.

Imagem de capa do item

Magazine Dreams

Quando estreia: 8 de dezembro de 2023

Lançado em janeiro no Festival de Sundance e saudado com críticas muito positivas, Magazine Dreams é o novo filme de Elijah Bynum que conta a história de um fisiculturista amador que luta para encontrar conexões mais humanas no mundo violento das celebridades. A polêmica da vez veio graças ao seu ator principal: Jonathan Majors.

Nos últimos meses, Majors foi acusado de agressão doméstica e chegou até a ser preso após supostamente ter batido em sua namorada. Essa informação caiu como uma bomba em Hollywood, e muitos duvidam do futuro do ator no Universo Cinematográfico da Marvel.

Após a estreia em Sundance, vários críticos disseram que Majors seria um baita concorrente ao Oscar de Melhor Ator, mas após o imbróglio legal em que se envolveu, isso soa improvável.

Imagem de capa do item

Wonka

Quando estreia: 15 de dezembro de 2023

No final deste ano, chega aos cinemas Wonka, o novo filme da Warner que vai nos levar para conhecer as origens do inventor da Fantástica Fábrica de Chocolate. O filme conta com direção de Paul King e terá Timothée Chalamet no papel principal, mas o que tem gerado polêmica foi a decisão de escalar Hugh Grant como um Oompa-Loompa.

Tanto no filme original de 1971 quanto no remake de 2005, as criaturinhas conhecidas como Oompa-Loopas foram vividos por atores com nanismo, e a franquia sempre foi um refúgio de oportunidades. No entanto, a escalação de Grant provocou críticas nas redes sociais, por ser um ator de estatura alta, e por "tirar o papel" de outros atores com nanismo.

Imagem de capa do item

Maestro

Quando estreia: 20 de dezembro de 2023

Com previsão de lançamento no fim do ano, pela Netflix, Maestro é o mais novo filme de Bradley Cooper, e é uma cinebiografia do compositor Leonard Bernstein. Dirigido e estrelado pelo próprio Cooper, o filme tem causado uma impressão não muito positiva graças ao uso de próteses para dar a Cooper um nariz maior.

Isso rendeu acusações de jewface ao astro - ou seja, a recriação de detalhes e características estereotipadas e caricaturais de pessoas judias. Bernstein foi um homem judeu e será interpretado por Cooper, que é um homem branco. Além disso, há reclamações em torno da escalação de Carey Mulligan no papel de Felicia Montealegre, esposa do compositor. Na vida real, a atriz é britânica, mas Felicia era costa-riquenha com ascendência chilena.

Imagem de capa do item

Aquaman e o Reino Perdido

Quando estreia: 20 de dezembro de 2023

O último filme do Universo Estendido da DC Comics antes do reboot que virá em 2025, Aquaman e o Reino Perdido está envolto em polêmicas e controvérsias desde antes de suas gravações. Todo o caso judicial envolvendo Amber Heard e Johnny Depp fez com que fãs do ator demandassem a demissão da atriz do projeto, e o escopo de seu papel ainda continua incerto.

Além disso, o filme passou por algumas sessões teste desastrosas, de acordo com rumores e insiders. Junte isso ao crescente desinteresse no DCEU e o fracasso de lançamentos recentes como Shazam! Fúria dos Deuses e The Flash, e temos um possível fracasso comercial em mãos, que pode até afundar de vez o futuro de Jason Momoa como Aquaman no cinema.

Imagem de capa do item

Branca de Neve

Quando estreia: 20 de março de 2024

Nos últimos anos, todos os live-action da Disney têm se tornado centro de polêmicas por diversos motivos. No ano que vem, teremos o lançamento de Branca de Neve, que trará Rachel Zegler no papel da princesa - e, dessa vez, ela não estará acompanhada dos Sete Anões, o que por si só já causou uma controvérsia à parte.

Após criticar a Disney por "reproduzir estereótipos", Peter Dinklage (que não está no longa) acabou fazendo com que o estúdio mudasse os planos e substituísse os anões por "sete bandidos" - o que, por sua vez, revoltou toda a classe de atores com nanismo, que criticaram a falta de oportunidade dada em uma produção desse porte. Além disso, alguns comentários de Zegler já chamaram atenção, por ela ter chamado sua personagem de "socialista".

Imagem de capa do item

Deadpool 3

Quando estreia: 2 de maio de 2024

Após uma longa espera, fãs do Mercenário Tagarela finalmente poderão vê-lo em ação em Deadpool 3, longa que marcará a entrada do anti-herói no Universo Cinematográfico da Marvel e que trará de volta o Wolverine de Hugh Jackman. Muitos estão ansiosos para ver esse reencontro, mas o filme tem sofrido duras críticas graças à postura de Ryan Reynolds diante das greves em Hollywood.

O longa começou a ser filmado neste ano durante a greve dos roteiristas - e Reynolds, sendo um dos roteiristas do filme, não poderia improvisar ou fazer qualquer alteração no roteiro durante as gravações. Com a chegada da greve dos atores, as filmagens foram paralisadas, mas muitos profissionais de Hollywood encaram a produção do filme como um desdém por todos os profissionais que estão buscando por melhores condições de trabalho.

Imagem de capa do item

Blade

Quando estreia: 13 de fevereiro de 2025

Outro projeto do MCU que também está envolto em uma dose de polêmica é Blade, remake da franquia do Caçador de Vampiros, que estava programado originalmente para estrear em novembro deste ano. O filme já passou por várias alterações em sua produção, com a demissão de diretores e o roteiro sendo reescrito do zero.

De acordo com rumores, Mahershala Ali, que interpretará o herói titular e deu a ideia do filme para Kevin Feige, teria ficado bem incomodado com a necessidade de colocar zilhões de personagens em uma trama simples, e teria pedido por inúmeras mudanças na produção. Agora, a obra está prevista para 2025, mas provavelmente será adiado por conta das greves em Hollywood.

Imagem de capa do item

Lilo e Stitch

Quando estreia: Sem previsão

Outro live-action da Disney que tem dado o que falar, sem nem mesmo ter estreado. Dessa vez, estamos falando do remake de Lilo e Stitch, que será lançado exclusivamente para o Disney+. Dirigido por Dean Fleischer Camp, o filme já começou a ser gravado no Havaí, mas as polêmicas vieram antes mesmo da produção começar.

Primeiro, muitos fãs se sentiram incomodados com a escalação de Sydney Agudong e Kahiau Machado como Nani e David, já que ambos tinham a pele mais clara que suas contrapartes da animação. Depois, outra polêmica se estruturou quando Machado foi demitido do longa e substituído por Kaipo Dudoit após postagens contendo insultos raciais terem sido redescobertas.

Imagem de capa do item

Cleópatra

Quando estreia: Sem previsão

Encerrando a lista, temos o mais novo projeto de Patty Jenkins no cinema após Mulher-Maravilha 1984. Ainda sem data de lançamento confirmada, o filme Cleópatra, baseado na figura história real, trará Gal Gadot para o papel da Rainha do Egito, e muitos já estão incomodados com uma mulher branca assumindo o posto da governante.

Nos últimos anos, muitas discussões têm se pautado na raça de Cleópatra, e como a figura histórica foi "embranquecida" ao longo dos anos. A escolha de Gadot para interpretar a Rainha do Egito causou furor nas redes sociais, mas ainda não temos previsão de quando o longa deve começar a ser filmado - e pode demorar, graças à greve dos roteiristas e dos atores.