10 filmes massacrados pela crítica que quase todo mundo gosta

Capa da Publicação

10 filmes massacrados pela crítica que quase todo mundo gosta

Por Junno Sena

O mundo da cultura pop vive em uma constante batalha entre público e crítica especializada. Enquanto um lado clama por blockbusters divertidos, o outro parece procurar um maior significado nas tramas e personagens, o que pode gerar algumas opiniões controversas.

Assim, nesta lista, com ajuda do Rotten Tomatoes, separamos 10 filmes massacrados pela crítica que quase todo mundo gosta. Esquecemos de algum? Deixe nos comentários.

Imagem de capa do item

Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos

Efeitos especiais de qualidade, um elenco carismático, uma franquia de jogos consolidada no mercado. Tem como dar errado? Para a crítica especializada não apenas tinha como Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos ser ruim, como foi.

O filme chegou apenas em 28% de aprovação entre os veículos, com a maioria dizendo que “os visuais e história do jogo foram desperdiçados em um filme sem valor cinematográfico”. Porém, o público não concordou, comprando-o como um ótimo blockbuster que entrega o que promete, concedendo-lhe 76% de aprovação.

Imagem de capa do item

Nunca Fui Santa

Até mesmo tramas LGBTQIA+ já conseguiram dividir público e mídia. Com Nunca Fui Santa, comédia romântica de 1999, os críticos concluíram que o filme não acrescentava nada, entregando menos do que poderia. E, por isso, deram-lhe um modesto 42% no Rotten Tomatoes. Já a audiência viu no mesmo um clássico cult que é referenciado até os dias de hoje, com 74% de aprovação.

Imagem de capa do item

Hotel Transilvânia

Com Adam Sandler, Andy Samberg e Selena Gomez, Hotel Transilvânia se tornou uma daquelas animações favoritas para se assistir no Halloween. Com personagens como Conde Drácula e Frankenstein, a produção caiu nas graças do público, atingindo 72% de aprovação.

Mas a crítica não viu todas essas qualidades no filme, concedendo-lhe 45% de aprovação. De acordo com algumas críticas, Hotel Transilvânia pode “agradar as crianças, mas é barulhento demais e mal escrito para audiências mais velhas”.

Imagem de capa do item

Venom

Um divisor de águas entre público, fãs e mídia é Venom. O filme de 2018 com Tom Hardy no papel de Eddie Brock foi apontado como uma das piores adaptações de quadrinhos da época — pelo menos até o lançamento de Morbius — por alguns. Curiosamente, o índice de aprovação final do filme entre o público chegou aos 80%.

Mas entre a crítica o consenso foi outro. O filme chegou apenas a 30% de aprovação, com os mesmos dizendo que ele é “caótico, barulhento e precisa desesperadamente conseguir uma melhor ligação com o Homem-Aranha”.

Imagem de capa do item

Transformers

Ainda sobre blockbusters que não foram levados a sério pelo público, temos Transformers. Em 2007, durante seu lançamento, a crítica viu personagens pouco críveis e efeitos exagerados em tela, conferindo uma aprovação de 58% no Rotten Tomatoes. Já o público viu na aventura de Optimus Prime um divertido filme que mereceu 85% de aprovação. Precisa dizer mais?

Imagem de capa do item

Crepúsculo

“Esta é a pele de um blockbuster, Bella”, diria Edward. Adaptação do livro de Stephenie Meyer, Crepúsculo conquistou o público com sua fidelidade a história original e química entre Robert Pattinson e Kristen Stewart.

Mas, o que para alguns foi um verdadeiro sucesso, para a crítica se tratou de um filme meia boca, “fazendo muito pelos fãs, mas nada para quem não é familiarizado com os livros”. Enquanto a audiência lhe deu 72% de aprovação, a mídia se manteve nos 49%.

Imagem de capa do item

Super Mario Bros. O Filme

E por que não falar de uma das maiores bilheterias de 2023? O filme baseado nos jogos da Nintendo se tornou um dos favoritos entre fãs da franquia, amantes de animações e aqueles que só querem uma boa diversão. No fim, o filme bateu 95% de aprovação. O único problema é que a crítica não concordou com o gosto do público.

Com apenas 59% de aprovação, foi dito que Super Mario Bros. O Filme é colorido, mas “pouco pensado”. De acordo com algumas críticas, a produção é só um caça-níqueis sem propósito.

Imagem de capa do item

Homem de Aço

Zack Snyder se tornou um queridinho do público por entregar blockbusters barulhentos e emocionantes. Curiosamente, o que é visto como qualidade por alguns se tornou um problema para outros.

Homem de Aço, por exemplo, recebeu apenas 56% de aprovação no Rotten Tomatoes, sendo descrito como ”genérico”. Por outro lado, o filme protagonizado por Henry Cavill recebeu 75% de aprovação do público.

Imagem de capa do item

Godzilla II: Rei dos Monstros

Com Millie Bobby Brown e Vera Farmiga, Godzilla II: Rei dos Monstros é mais um capítulo na história do monstro gigante que aterroriza grandes metrópoles. Para os que buscam uma história sem grandes pretensões, mas muita destruição, esse foi o lugar certo, garantindo uma aprovação de 83% entre o público.

Mas quem deseja histórias profundas e personagens interessantes pode se decepcionar. No caso da mídia especializada, o filme arrecadou apenas 42% de aprovação. O consenso foi que “ótimos efeitos especiais não fazem boas histórias”.

Imagem de capa do item

Batman v Superman: A Origem da Justiça

Batman v Superman: A Origem da Justiça dividiu opiniões. Enquanto parte do público amou o filme e o encontro dois heróis, a crítica especializada achou a produção um desperdício de potencial criativo. No Rotten Tomatoes, essa divisão fica ainda mais expressiva: enquanto o consenso da crítica deu apenas 29% de aprovação, a audiência levou o filme até um sólido 63%.