10 filmes com finais tristes que todo mundo ama
10 filmes com finais tristes que todo mundo ama
Pegue um lencinho para relembrar os finais mais tristes de Hollywood!
Você provavelmente já assistiu a um filme que te deixou completamente arrasado e triste quando os créditos subiram na tela. Por mais trágicas que elas sejam, essas histórias acabam marcando a nossa relação com o cinema e, apesar do teor melancólico (e até traumático), é impossível não gostar delas.
Pensando nisso, selecionamos 10 filmes com finais tristes que todo mundo ama. E pode ficar tranquilo: a lista está livre de spoilers, então pegue um lencinho e vamos lá!
Marley & Eu (2008)
Atire a primeira pedra quem não chorou com Marley & Eu. Inspirado no livro homônimo de memórias do escritor John Grogan, a trama fez todo mundo tirar o lencinho da bolsa com um dos finais mais tristes do cinema, sendo lembrado até hoje pelas pessoas com muito carinho devido ao carisma do labrador que estrela o longa.
Com Owen Wilson e Jennifer Aniston no elenco, Marley & Eu conta a história de um casal que está mudando de estado. No novo lar, enquanto tentam ganhar a vida, eles decidem adotar um cãozinho, que leva mais alegria e diversão para suas vidas até que a passagem do tempo provoca mudanças irreparáveis.
Ponte Para Terabítia (2007)
Mais um filme dos anos 2000 que colocou muita gente para chorar foi Ponte Para Terabítia. Um dos trabalhos mais queridos das carreiras de Josh Hutcherson e AnnaSophia Robb, o longa tem um final de partir o coração de qualquer um, e até hoje emociona o público quando acontece uma exibição na Sessão da Tarde da Rede Globo.
Baseado em acontecimentos reais da vida do roteirista David Paterson, Ponte Para Terabítia conta a história de Jess (Josh Hutcherson), um garoto com problemas para se enturmar na escola e até mesmo na família. Mas tudo muda quando ele conhece Leslie (AnnaSophia Robb), e juntos eles criam um mundo imaginário, enquanto passam o tempo livre em uma casa da árvore abandonada.
A Culpa é das Estrelas (2014)
Uma das obras mais populares do escritor John Green, A Culpa é das Estrelas ganhou uma adaptação homônima em 2014 estrelada por Shailene Woodley e Ansel Elgort. Fenômeno do Tumblr e das conversas literárias, a história de amor entre os dois adolescentes fez todo mundo sair das salas de cinema com os olhos vermelhos de tanto chorar. Mas apesar do teor trágico da trama, ainda assim muita gente se emociona com a produção até os dias de hoje.
Em A Culpa é das Estrelas, Hazel (Shailene Woodley) e Augustus (Ansel Elgort) são dois jovens que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Cada um enfrentando suas batalhas pessoais, os dois acabam se envolvendo amorosamente, mesmo diante da imprevisibilidade da vida.
Meu Primeiro Amor (1991)
Um grande queridinho da Sessão da Tarde em território nacional, o filme Meu Primeiro Amor traumatizou muita gente por aí com uma história trágica e emocionante. Estrelado por Macaulay Culkin e Anna Chlumsky, o filme segue conquistando o público com uma trama sensível sobre primeiros amores, trazendo um final impactante (e terrivelmente triste) para fazer qualquer um chorar.
Meu Primeiro Amor acompanha Vada (Anna Chlumsky), uma garota de 11 anos que é obcecada pela morte. Com um pai ausente e a mãe morta após seu nascimento, a garota tenta suprir as faltas emocionais de outras maneiras, como a paixão por seu professor de inglês ou a amizade com Thomas (Macaulay Culkin), um garoto alérgico a tudo. Até que seu pai se apaixona novamente, e a garota decide fazer tudo que está ao seu alcance para atrapalhar o casal por se sentir rejeitada.
La La Land: Cantando Estações (2016)
O musical La La Land: Cantando Estações fez um baita sucesso em meados de 2016 com uma história envolvente entre dois sonhadores. Dirigido por Damien Chazelle, o longa foi extremamente prestigiado na época, consagrando Emma Stone com seu primeiro Oscar e fazendo com que muita gente saísse dos cinemas em prantos com um final agridoce.
Na trama, acompanhamos a história de amor entre o pianista Sebastian (Ryan Gosling) e a atriz Mia (Emma Stone). Em busca de oportunidades para que suas carreiras mudem de rumo em Los Angeles, os dois tentam alcançar o sucesso, enquanto tentam fazer com que o relacionamento dê certo – mas as coisas são mais difíceis do que parecem.
Um Olhar do Paraíso (2009)
Outro filme que deixou muita gente traumatizada com um final triste foi Um Olhar do Paraíso. Com um elenco de peso – como Saoirse Ronan, Stanley Tucci e Rachel Weisz – o filme dirigido por Peter Jackson é inspirado no romance da escritora Alice Sebold, que trata da violência contra mulheres.
No filme, acompanhamos a história de Susie (Saoirse Ronan), uma adolescente que é brutalmente assassinada por um vizinho quando voltava para casa. Transitando em um lugar entre o paraíso e o inferno, a garota passa a observar de longe como a família, que acredita que a jovem não está morta, está lidando com o acontecimento à medida que uma investigação sobre o caso se inicia.
Um Dia (2011)
Baseado no livro de David Nicholls, o filme Um Dia segue fazendo muita gente chorar com um dos finais mais tristes de histórias de romance. Com Anne Hathaway e Jim Sturgess no elenco, o filme acompanha as idas e vindas de dois amigos, encerrando sua jornada de um jeito trágico e de partir o coração dos apaixonados.
Em Um Dia, Emma (Anne Hathaway) e Dexter se conheceram na faculdade no dia 15 de julho, sentindo uma conexão inexplicável um pelo outro. Mesmo seguindo rumos diferentes na vida, os dois decidem se reencontrar todos os anos na mesma data, mostrando como a vida de ambos, apesar das constantes mudanças do destino, continua interligada.
Um Amor Para Recordar (2002)
Mais um romance que ainda provoca lágrimas no público até os dias atuais é Um Amor Para Recordar. Adaptação do livro de Nicholas Sparks, o filme foi um marco na carreira da atriz Mandy Moore com uma história emocionante que faz todos os corações apaixonados chorarem com o final trágico.
Na trama, um jovem delinquente é obrigado a participar de uma peça de teatro como punição por uma brincadeira de mau gosto feita na escola. É assim que ele conhece uma estudante por quem se apaixona, mas a jovem, por razões pessoais, tenta a todo custo resistir aos encantos do rapaz.
Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
Sociedade dos Poetas Mortos é provavelmente um dos filmes mais queridos e amados pelas pessoas de todos os tempos – mesmo que o final deixe todo mundo em situação de lágrimas. Grande destaque da carreira de Robin Williams, o longa foi um marco do fim dos anos 80 e segue até hoje como um dos filmes mais populares e marcantes da história do cinema.
Na trama, um novo professor de inglês chega a uma escola preparatória só para garotos conhecida por suas tradições antigas e um alto padrão de exigência. Mas as coisas começam a mudar quando o docente passa a usar métodos diferentes e nada ortodoxos para educar os alunos, que enfrentam diversas pressões sociais, além das incertezas da adolescência.
O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
Com direção de Ang Lee, o filme O Segredo de Brokeback Mountain também tem um dos finais mais tristes de Hollywood. Estrelado por Jake Gyllenhaal e Heath Ledger, o longa emociona do início ao fim, sendo que sua trágica conclusão sempre consegue arrancar lágrimas dos espectadores.
No filme, acompanhamos a história de Jack (Jake Gyllenhaal) e Ennis (Heath Ledger), dois jovens que se conhecem em um rancho para cuidar de ovelhas. Isolados do mundo por semanas, os dois acabam se envolvendo amorosamente, mas seguem com suas vidas quando o trabalho termina. Contudo, aquele período deixa marcas profundas em cada um, provocando diversas consequências.