10 filmes famosos que não foram sucesso na época do lançamento
10 filmes famosos que não foram sucesso na época do lançamento
A fama nem sempre vem da noite para o dia!
Ao longo da história do cinema, diversos filmes conseguiram atingir um patamar de extremo prestígio na indústria, seja entre o público ou a crítica especializada. Muitos até aparecem em listas de melhores longas de todos os tempos, mas conquistar esse sucesso nem sempre foi uma tarefa fácil.
Pensando nisso, selecionamos 10 filmes que são famosos hoje em dia, porém não chamaram tanta atenção assim durante a época de lançamento!
O Mágico de Oz (1939)
A adaptação de O Mágico Mágico Oz de 1939 é um grande clássico do cinema hoje em dia, mas as coisas não começaram tão bem assim. Estrelado por Judy Garland, o filme baseado na obra de L. Frank Baum até que caiu no gosto da crítica especializada na época de seu lançamento. Contudo, o sucesso não se repetiu entre o público.
Além de não ter conquistado números muito animadores nas bilheterias, O Mágico de Oz meio que caiu no esquecimento depois de sua estreia nas telonas e só conseguiu o título de clássico depois que foi “redescoberto” anos depois. Felizmente, a história de Dorothy e seus sapatos vermelhos brilhantes também teve um final feliz e, atualmente, o filme segue sendo extremamente popular.
Clube da Luta (1999)
Parece até piada, mas houve uma época onde Clube da Luta era tratado como um filme qualquer. Se, hoje em dia, a primeira regra do grupo é um bordão famoso da história do cinema, quando o (agora) aclamado longa de David Fincher chegou aos cinemas a recepção do público não foi muito boa.
No caso de Clube da Luta, a falta de interesse pelo filme se deu em grande parte por causa da campanha de divulgação, que não fez um trabalho muito bom ao vender a imagem do longa para as pessoas. Isso fez com que a arrecadação nas bilheterias não fosse muito boa, mas também não impediu que a produção se transformasse em um “clássico cult” entre os cinéfilos alguns anos depois.
Cidadão Kane (1941)
Considerado por muitos críticos como um dos melhores filmes já feitos na história do cinema, Cidadão Kane também não fez esse sucesso todo na época de seu lançamento. O clássico filme de Orson Welles chegou às telonas no início da década de 1940, mas não conseguiu fazer com que o público saísse de casa para assisti-lo nos cinemas.
Devido à falta de interesse e a decepção nas bilheterias, Cidadão Kane caiu no esquecimento por alguns anos, sendo redescoberto mais tarde quando passou por um relançamento em 1956. Os críticos, então, começaram a olhar para o filme com outros olhos, despertando o interesse das pessoas pela obra, que logo tratou de se transformar em um dos filmes mais consagrados da sétima arte.
O Enigma de Outro Mundo (1982)
O Enigma de Outro Mundo é um clássico do terror que também teve alguns probleminhas para aumentar sua popularidade no cinema. Dirigido pelo mestre John Carpenter, o filme não foi um sucesso na época de seu lançamento, algo que pode ter sido motivado por fatores externos e um péssimo timing.
Isso porque o filme chegou aos cinemas duas semanas depois do lançamento de E.T.: O Extraterrestre, o clássico de Steven Spielberg, o que pode ter prejudicado seu desenvolvimento nas bilheterias da época. Mas como desempenho de bilheteria não é um indicativo da qualidade de um filme, O Enigma de Outro Mundo recebeu um outro olhar depois disso, conquistando o posto de um dos melhores filmes de horror já feitos.
A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)
A adaptação de A Fantástica Fábrica de Chocolate, que foi inspirada no livro de Roald Dahl, é mais uma produção que só se tornou popular após a época de seu lançamento. Embora o filme de 2005 seja mais famoso que o de 1971, ainda assim o sucesso da versão de Gene Wilder como Willy Wonka é querida por muita gente.
Contudo, quando o filme chegou aos cinemas, no começo dos anos 70, foi um verdadeiro fracasso e praticamente não obteve lucros compensatórios com as bilheterias. Sua redescoberta pelo público só aconteceu uma década mais tarde graças a exibições televisivas que logo recuperaram o prestígio da adaptação.
Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)
Scott Pilgrim Contra o Mundo é outra produção que também não chamou atenção durante a época de seu lançamento. Dirigido por Edgar Wright, o filme, hoje em dia, é até considerado por muitos como uma espécie de “cult contemporâneo”, mas nem sempre foi assim.
Embora Mary Elizabeth Winstead tenha influenciado uma geração a querer pintar o cabelo de azul, verde e outras cores mais, Scott Pilgrim Contra o Mundo não teve um bom desempenho nas bilheterias e só foi bem recebido pelo público alguns anos depois, mesmo com críticas positivas dos veículos de entretenimento.
O Grande Lebowski (1998)
O Grande Lebowski é um dos filmes mais populares dos Irmãos Coen, marcando presença em listas de clássicos cult e menções honrosas em outros tipos de entretenimento. Contudo, sua fama não veio de mão beijada, já que, durante o período de sua exibição nos cinemas, o longa não conseguiu chamar tanta atenção assim.
Estrelado por Jeff Bridges, O Grande Lebowski demorou para conquistar a atenção do público na época de seu lançamento e nem mesmo os críticos caíram de amores pela produção. O filme só ganhou mais notoriedade alguns anos depois e hoje em dia é lembrado como um dos melhores longas dos Irmãos Coen.
Um Sonho de Liberdade (1994)
Dirigido por Frank Darabont, Um Sonho de Liberdade é a adaptação de uma novela de Stephen King que só ganhou popularidade após seu lançamento nos cinemas. Considerado por muitos como um dos melhores filmes de todos os tempos, o longa não levou multidões para as salas de cinema e batalhou muito para conseguir, pelo menos, ultrapassar o orçamento da produção.
Além disso, Um Sonho de Liberdade até chegou a ser indicado ao Oscar, mas não conseguiu levar nenhuma estatueta para casa. Seu prestígio, como as outras produções citadas nesta lista, só veio mesmo bem depois que o filme veio ao mundo.
Filhos da Esperança (2006)
Filhos da Esperança é um filme de ficção científica de Alfonso Cuarón que atualmente sempre aparece em listas de melhores produções do gênero ou até mesmo do cinema no geral. Porém, o sucesso só veio depois de seu lançamento nos cinemas.
Na época, o filme não conseguiu lucrar nas bilheterias, tornando-se um fracasso por não ter conseguido chamar atenção suficiente para que as pessoas o assistissem nas telonas. Mas a falta de interesse do público no período não ditou o futuro de Filhos da Esperança: o longa conseguiu dar a volta por cima algum tempo depois, transformando-se em um queridinho de muita gente.
Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)
Outro filme que não fez sucesso na época de seu lançamento foi Blade Runner: O Caçador de Androides. Pois é, a adaptação do livro de Philip K. Dick, que hoje em dia é considerada um clássico do cinema, também sofreu para conquistar uma posição de prestígio em Hollywood.
O que aconteceu foi que, além de ter polarizado as opiniões da crítica especializada, o longa de Ridley Scott foi um fracasso comercial e só conseguiu se tornar mais popular entre o público quando foi relançado nos cinemas durante a década de 1990. Nem mesmo o carisma de Harrison Ford fez com que Blade Runner se tornasse um clássico instantâneo, mas é como se diz: antes tarde do que nunca.