10 filmes e franquias geeks/nerds vencedoras do Oscar!
10 filmes e franquias geeks/nerds vencedoras do Oscar!
Chegou aquela época onde ficamos inconformados ou celebramos as escolhas da Academia para as melhores produções cinematográficas do ano que passou no Oscar. Na edição de 2017, tivemos alguns representantes nerds na premiação, com surpresas, mas, no geral, a maior parte dos filmes que amamos não “faz o requisito” do evento.
Ainda assim, alguns filmes e franquias geek/nerd foram honrados com o prêmio maior da indústria, então, enquanto debatemos as escolhas desse ano, vamos relembrar alguns casos legais do passado. Aqui estão 10 filmes e franquias nerds vencedores do Oscar! Nada como algumas estatuetas douradas para abrilhantar ainda mais um grande filme.
O Senhor dos Anéis
Não podemos começar a lista de outra forma. A franquia nerd que mais marcou presença no Oscar foi a versão cinematográfica de O Senhor dos Anéis, liderada por Peter Jackson.
Em seus 3 filmes, a saga acumulou 17 estatuetas, com “O Retorno do Rei” ganhando até as maiores categorias, como Melhor Filme e Melhor Diretor.
Anos depois, a nova trilogia de Jackson baseada na obra do Tolkien, O Hobbit, não atingiu o mesmo sucesso entre os jurados, sendo nomeada apenas às categorias mais técnicas e levando um prêmio não-competitivo.
Star Wars
Da Terra Média para a Galáxia tão, tão distante, Star Wars também tem uma prateleira de Oscars. No total, os oito filmes da franquia foram nomeados 29 vezes, ganhando 7 prêmios na concorrência e 3 em categorias especiais.
O longa mais premiado da saga é “Uma Nova Esperança”, com 7 Oscars no total.
A Guerra nas Estrelas está sem estatuetas desde “O Retorno de Jedi” e concorreu em 2017 com "Rogue One", infelizmente perdendo os dois prêmios.
Mad Max
Até o ano passado, a franquia distópica de George Miller não entraria para essa lista. Porém, com a magnífica renovação da saga em Mad Max: Estrada da Fúria", a jornada do Max – e da Furiosa – fez bonito no Oscar 2016 (mesmo que apenas em categorias técnicas*).
O filme saiu com 6 estatuetas da premiação, com muita discussão entre o público sobre merecer alguns dos prêmios das categorias principais.
Matrix
Em 1999, as irmãs Wachowski revolucionaram o cinema com "Matrix" – e a Academia deu um espaço para o filme no Oscar. A jornada do Neo levou 4 prêmios para casa, porém todos em categorias técnicas.
Os outros dois filmes da trilogia não chegaram tão longe.
Indiana Jones
Mais uma com George Lucas e Harrison Ford na produção. A saga do arqueólogo e herói Indiana Jones também foi um marco no cinema Hollywoodiano – então, nada mais justo que receber algum reconhecimento.
Como os outros casos, a Academia jogou Indiana Jones apenas nas categorias técnicas, mas, mesmo assim, a saga arrecadou 5 estatuetas na concorrência e 1 em categorias especiais.
O Cavaleiro das Trevas
Onde estão os heróis dos quadrinhos nessa lista? Pois é, não é nossa culpa. Mas, em 2008 surgiu um dos filmes de herói mais icônicos de todos os tempos e, nesse caso, a Academia não ficou apenas nas categorias técnicas.
Da trilogia Batman de Cristopher Nolan, "Batman: O Cavaleiro das Trevas" recebeu 8 nomeações e, dessas, 2 prêmios.
Desses 2, um deles é o de Melhor Ator Coadjuvante, que serviu também como homenagem póstuma ao ator Heath Ledger, ganho por sua interpretação sensacional do Coringa.
Star Trek
Mais uma franquia espacial para a lista! Não foi apenas a Millenium Falcon que chegou ao Oscar – a USS Enterprise também passou pela premiação. Nomeado várias vezes ao longo dos anos, com sua extensa lista de filmes, por incrível que pareça, Star Trek levou apenas 1 Oscar.
O prêmio veio para o primeiro longa do reboot da saga, de 2009, comandado por J. J. Abrams, levando a categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem. “Sem Fronteiras” estava concorrendo ao mesmo prêmio nesse ano, porém não ganhou.
Os Incríveis
Nem só de live-actions vivem os heróis. Em 2004, a Pixar e a Disney produziram seus próprios super-heróis animados e foi um completo sucesso de público e crítica.
"Os Incríveis" levou 2 estatuetas do Oscar, incluindo uma das maiores categorias para o filme, de Melhor Filme Animado.
Operação Big Hero
Já com a Marvel em seu catálogo, 10 anos depois de “Os Incríveis” a Disney conseguiu emplacar outro filme super-heróico no Oscar.
Em 2014, "Operação Big Hero", com a história de Hiro Hamada e do Baymax, conquistou a estatueta de Melhor Filme Animado.
Batman (1989)
Falando em heróis, O Cavaleiro das Trevas não foi o único filme do Batman premiado com um Oscar.
O filme do Homem-Morcego de 1989, com Tim Burton na direção, Michael Keaton como protagonista e Jack Nicholson como Coringa, levou 1 estatueta para casa, na categoria de Melhor Direção de Arte.
Bônus: Esquadrão Suicida
Surpresa, surpresa! Em 2017, depois de uma recepção extremamente negativa por parte da crítica, "Esquadrão Suicida" recebeu uma nomeação e ganhou um Oscar para chamar de seu.
Concorrendo com Star Trek: Sem Fronteiras, a Força-Tarefa X faturou a estatueta de Melhor Cabelo e Maquiagem.
Bônus: Animais Fantásticos!
E depois de tanto tempo, os fãs da saga Harry Potter ainda estavam esperando por um Oscar?
Sempre.
Pois a espera foi recompensada - não como deveria, mas ainda está valendo. Mesmo que a franquia Harry Potter original não tenha levado nenhum prêmio da Academia, Animais Fantásticos e Onde Habitam recebeu o primeiro Oscar para o universo mágico. O filme ganhou na categoria de Melhor Figurino.
BÔNUS: Homem-Aranha 2
É galera, não é todo dia que a nossa cabeça tá no lugar. Perdão pelo vacilo :(
Em 2002, a Marvel/Sony também conquistou um Oscar em uma categoria, mesmo técnica, bem grande. E foi com ninguém menos que o Cabeça de Teia do Tobey Maguire, em Homem-Aranha 2, que ganhou a estatueta por Melhores Efeitos Especiais!