10 filmes de terror e suspense com animais que você precisa assistir!

Capa da Publicação

10 filmes de terror e suspense com animais que você precisa assistir!

Por Gus Fiaux

Dentro do terror e do suspense, há um subgênero muito comum que já foi explorado diversas vezes nos cinemas. Trata-se do horror natural, que traz a natureza como principal “vilã” e fonte de aflição. Nesse subgênero, é comum ver animais assassinos atacando seres humanos desavisados.

Conforme um novo filme desse tipo está chegando aos cinemas, Predadores Assassinosresolvemos listar 10 filmes de horror e de suspense com animais assassinos, para atiçar todos os tipos de fobias animalescas!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Sharknado (2013)

Antes de começar a falar de filmes "sérios", é bom relembrar alguns exemplares mais caricatos desse tipo de subgênero - já que é uma premissa que pode ser facilmente usada em histórias mais cômicas. E para isso, nada melhor do que começar com Sharknado.

A franquia lançada no SyFy é genial à sua maneira, já que usa diversos clichês para construir uma história trash de primeira. Na trama, um tornado vem do oceano, carregando consigo uma horda de tubarões para a Terra. Você não vai se assustar, mas definitivamente vai se divertir!

Imagem de capa do item

Serpentes a Bordo (Snakes on a Plane, 2006)

Outro filme galhofa que precisa estar nesta lista é Serpentes a Bordo, protagonizado por ninguém menos que Samuel L. Jackson como o passageiro de uma aeronave que, de repente, é atacada por dezenas de cobras venenosas.

O filme até tenta se levar a sério, mas é uma verdadeira comédia do início ao fim, especialmente pela premissa bizarra. Aqui, L. Jackson interpreta um agente do FBI que precisa proteger um informante a bordo de um avião, enquanto um mafioso planta as diversas cobras para matá-lo.

Imagem de capa do item

Piranha 3D (2010)

Para fechar o ciclo dos filmes cômicos, não podemos nos esquecer de Piranha 3D, dirigido por Alexandre Aja, que é a continuação de uma franquia de "terrir" que, por sua vez, serve como paródia de Tubarão - e mostra piranhas assassinas atacando banhistas na praia.

A versão 3D, lançada em 2010, eleva o caráter caricato da franquia, trazendo uma infinidade de efeitos toscos justamente para serem incorporados na fotografia tridimensional. Se tiver coragem, assista também à sequência, Piranha 3DD, que é uma galhofa ainda pior.

Imagem de capa do item

Cujo (1983)

Para começar a falar dos filmes mais "sérios" de horror natural, podemos citar uma adaptação de Stephen King, que mexe com nosso psicológico porque jamais imaginaríamos ter medo de um cachorro São Bernardo. Infelizmente, em Cujo, não temos apenas medo. É pavor!

O filme mostra uma mãe e seu filho, que acabam ficando presos em um carro conforme o cachorro, infectado pela raiva, acaba tentando estraçalhá-los de formas brutais. É um filme angustiante, que aproveita ao máximo de sua premissa inquietante.

Imagem de capa do item

Os Pássaros (The Birds, 1963)

Até mesmo o Mestre do Suspense - Alfred Hitchcock, responsável por obras atemporais como Um Corpo que Cai e Psicose - já fez um longa trazendo animais assassinos. E trata-se de Os Pássaros, um dos filmes mais originais da carreira do cineasta.

No filme, uma mulher acaba se vendo no meio de uma grande epidemia aviária. Diversos pássaros começam a atacar os seres humanos, em ondas de fúria misteriosas. O longa traz muito simbolismo e é cheio de momentos sufocantes, além de ter efeitos práticos inacreditáveis.

Imagem de capa do item

Aracnofobia (Arachnophobia, 1990)

Entre os bichos mais assustadores da natureza, aranhas certamente estão em um patamar bem elevado - e Aracnofobia sabe explorar muito bem isso, fazendo jus ao seu nome. Apesar de ser um filme razoavelmente cômico, é também uma obra apavorante.

No longa, uma aranha venezuelana acaba sendo levada para uma pequena cidade nos Estados Unidos, onde produz dezenas de filhotes letais, que crescem e começam a assassinar a população de maneiras bizarras. Você vai ficar de olho em todos os cantos escuros depois desse!

Imagem de capa do item

Anaconda (1997)

A selva amazônica também tem seus encantos e perigos, e uma franquia que explora as feras que lá habitam é Anaconda. Infelizmente, só os dois primeiros filmes realmente valem de algo, já que as sequências seguintes se entregam ao trash de uma maneira quase estúpida.

No primeiro filme, um grupo de documentaristas viaja pela floresta, enquanto são caçados por uma cobra gigantesca. Apesar dos efeitos datados e de algumas sequências ridículas, o primeiro filme é bem divertido, e traz até Jon Voight e Owen Wilson em seu elenco.

Imagem de capa do item

Águas Rasas (The Shallows, 2016)

Pelo visto, os tubarões são "vilões" clássicos de filmes de horror natural, e um bom exemplo recente disso é Águas Rasas, um suspense de sobrevivência protagonizado quase que unicamente por Blake Lively, que por sua vez interpreta uma surfista em uma situação desesperadora.

O filme todo mostra a mulher sozinha, enquanto é cercada por um tubarão branco. Ela fica presa em algumas pedras e precisa de toda a sua determinação para sobreviver às investidas da fera. O filme foi elogiado e conta com uma performance excelente por parte de Lively.

Imagem de capa do item

Predadores Assassinos (Crawl, 2019)

Antes de terminar, precisamos falar do lançamento recente que inspirou a lista. Produzido por Sam Raimi, o filme Predadores Assassinos conta a história de uma mulher que precisa salvar seu pai no meio de uma enchente - enquanto enfrenta uma dúzia de crocodilos.

O filme possui ação visceral e traz alguns momentos realmente sufocantes, além de contar com a ótima interpretação de Kaya Scodelario no papel principal. É um filme simples, mas indispensável para quem gosta de suspense com animais selvagens.

Imagem de capa do item

Tubarão (Jaws, 1975)

Nenhuma lista de filmes de terror com animais estaria completa sem Tubarão, o grande clássico de Steven Spielberg que trouxe inúmeras revoluções para o mercado cinematográfico mundial - inclusive inaugurando o conceito do "blockbuster".

No filme, um grande tubarão branco é visto como o predador em um jogo letal de gato-e-rato. O filme possui várias técnicas inovadoras e tem uma trilha sonora que pode ser lembrada até hoje, além de ser um dos melhores longas da carreira de Spielberg. Só fique longe das sequências...