10 filmes de terror com super-heróis que queremos ver!

Capa da Publicação

10 filmes de terror com super-heróis que queremos ver!

Por Gus Fiaux

Se você não fugiu da internet nos últimos dias, deve ter visto o polêmico trailer de Novos Mutantes, que trouxe os heróis da Marvel para um filme de terror psicológico bem instigante. Com isso, alguns fãs de quadrinhos já bolam ideia mirabolantes para quais outros filmes de terror estrelados por super-heróis nós poderemos ter no futuro!

Nesta lista, reunimos alguns títulos que dariam ótimos filmes de terror. São personagens que sempre estiveram atrelados a esse tipo de narrativa, ou que poderiam ganhar uma boa roupagem no mundo do horror. Para a lista, estamos desconsiderando projetos já anunciados, como Liga da Justiça Sombria, Spawn, Hellboy Venom. 

Créditos: Divulgação (Marvel Comics; DC Comics)
Imagem de capa do item

Filhos da Meia-Noite

A DC Comics está, há anos, planejando um filme da Liga da Justiça Sombria, uma equipe de heróis sobrenaturais que enfrenta aventuras tenebrosas e assustadoras. Nada mais justo que, no futuro, a Marvel se enverede pelo mesmo caminho, através dos Filhos da Meia-Noite.

Nos quadrinhos, esse grupo composto por heróis e anti-heróis como Blade, Motoqueiro Fantasma, Morbius, Hannibal King, o Paradoxo do Doutor Estranho e outros é responsável por enfrentar ameaças demoníacas que põem em perigo a vida na Terra e em outros planos de existência. Um filme da equipe seria incrível, principalmente se pudéssemos vê-los enfrentando demônios como Mefisto e seu filho, Coração Negro.

Imagem de capa do item

A Noite Mais Densa

Na última década, a DC lançou uma saga muito importante e elogiada nos quadrinhos. A Noite Mais Densa é, essencialmente, uma história de zumbis com todos os falecidos do Universo DC das HQs, revitalizados pela energia negra da morte, carregada por poderosos inimigos da Tropa dos Lanternas Verdes.

Assim como o filme do Flash vai adaptar Ponto de Ignição, seria interessante se algum filme do Lanterna Verde explorasse a saga, trazendo todos os elementos de horror visceral que a tornaram tão chocante e interessante nos quadrinhos. Além do mais, seria ótimo ver a Liga da Justiça e outros heróis enfrentando um exército de mortos-vivos.

Imagem de capa do item

Zumbis Marvel

E por falar em mortos-vivos, temos em mente uma saga que, muito provavelmente, jamais será transportada para os cinemas - ou qualquer outra mídia fora dos quadrinhos. Zumbis Marvel é situada em um universo alternativo, onde um vírus se espalhou e dominou o planeta, enquanto todos os heróis se tornaram acéfalos devoradores de cérebros.

O título, criado por ninguém menos que Robert Kirkman - de The Walking Dead - mistura horror grotesco com um humor negro absurdo, que renderia um filme trágico e cômico. Contudo, levando em conta o direcionamento do Universo Cinematográfico da Marvel, é bem improvável que vejamos isso no futuro.

Imagem de capa do item

Monstro do Pântano

Popularizado nos quadrinhos graças à memorável fase de Alan Moore, o Monstro do Pântano é um personagem que cruzou diversos gêneros, passando por ares místicos e psicodélicos e migrando tangencialmente para um horror mais etéreo. Caso ganhe um filme próprio, seria interessante transformá-lo em um marcante monstro do cinema.

Nesse ponto, o personagem poderia trazer os diversos aspectos culturais de suas histórias - como preservação ambiental e fúria da natureza - embalados em uma casca de horror, enquanto poderia ser o pontapé inicial para um "Universo Sombrio da DC Comics", que também poderia ser estrelado por Liga da Justiça Sombria e por um dos próximos itens da lista.

Imagem de capa do item

Blade

Quem é mais velho deve lembrar que o famoso Caçador de Vampiros já teve sua própria trilogia de filmes entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000. Desde então, o Blade sumiu, tendo apenas poucas aparições esporádicas na TV e nos quadrinhos. Agora, com a expansão do Universo Cinematográfico da Marvel, o personagem pode ter uma nova chance.

Seria a oportunidade perfeita de apresentar os vampiros nesse universo, trazendo até algumas conexões com outros elementos místicos, seja de Doutor Estranho ou o Tentáculo de Os Defensores. Além disso, o filme abriria as portas para personagens icônicos, como Morbius, o Vampiro Vivo e até mesmo o nefasto Drácula.

Imagem de capa do item

Jovens Titãs: O Terror de Trigon

Titãs está sendo preparado para o serviço de streaming da Warner Bros. e promete adaptar bem as histórias do famoso grupo de heróis juvenis da DC Comics. E, partindo disso, poderíamos ter uma grande saga de horror na série - ou então até mesmo em um futuro filme da equipe, caso decidam assim fazer.

O Terror de Trigon é um famoso arco dos quadrinhos onde o demônio homônimo usa sua filha, Ravena, para tentar dominar a Terra. É um arco bem carregado de suspense e horror, e poderia render um filme aterrorizante e dramático, uma vez que aborda uma das histórias mais tristes e emocionalmente pesadas do Universo DC.

Imagem de capa do item

Cavaleiro da Lua

Aclamado pelos fãs, o Cavaleiro da Lua já deixou, há anos, de ser apenas o "Batman da Marvel", criando uma - ou melhor, várias - personalidades próprias e ganhando histórias cada vez mais bizarras, intrigantes e elogiadas. Caso adaptado para os cinemas - ou mesmo para uma série da Netflix - o herói poderia protagonizar um longa de horror psicológico.

A mentalidade de Marc Spector é frágil e fragmentada e seus vilões são criaturas assustadoras. Ao mesmo tempo, há a participação de elementos místicos - como a presença do deus egípcio Khonshu e o Lobisomem. Esses pequenos detalhes poderiam render um longa bem interessante, que mergulhasse na psiquê do anti-herói e destroçasse a mente do público.

Imagem de capa do item

Hellblazer

Não há como negar, John Constantine é o maior anti-herói da DC Comics quando o assunto é horror. Ele já enfrentou demônios e entidades malignas, mas seu maior inimigo é ele mesmo. Atualmente, o personagem está inserido em diversas mídias, como uma série animada e uma participação em Liga da Justiça Sombria. Mas ele merece mais.

Introduzido nos quadrinhos graças às HQs do Monstro do Pântano, o Hellblazer já teve um filme próprio em 2005, protagonizado por Keanu Reeves - e que, na época, não agradou muito os fãs. Seguindo a onda de um "Universo Sombrio da DC Comics", ele poderia ser um dos astros principais, com filmes adultos e assustadores.

Imagem de capa do item

Motoqueiro Fantasma

E por falar em personagens que também já tiveram uma chance nas telonas, mas que não foram muito bem sucedidos, o Motoqueiro Fantasma se destaca no lado da Marvel. O anti-herói já teve dois filmes solo criticadíssimos e duas de suas versões já apareceram em Agentes da S.H.I.E.L.D., alegrando diversos fãs.

Ainda assim, é pouco. O personagem merece um filme ou uma série própria, onde possa enfrentar inimigos grotescos a serviço do inferno, enquanto se prova o herói mais tenebroso e assustador que existe em seu universo. Além do mais, isso poderia abrir as portas para o filme dos Filhos da Meia-Noite, citados no início da matéria.

Imagem de capa do item

Batman: Asilo Arkham

Por fim, chegamos a algo bem peculiar. O Batman sempre foi um herói sombrio, com tramas mais adultas e vilões aterrorizantes. Nos quadrinhos, ele já chegou a flertar com o terror algumas vezes, e temos em Batman: Asilo Arkham a chance perfeita de fazer isso acontecer nos cinemas.

A HQ clássica de Grant Morrison tem um grande ar de horror psicológico, enquanto o Cavaleiro das Trevas desce cada vez mais na loucura do hospício. Vilões como o Cara-de-Barro, Duas-Caras e, óbvio, Coringa acabam servindo como grandes ameaças quase sobrenaturais. E se um filme adaptando a graphic novel pegasse elementos da franquia Arkham dos jogos, teríamos uma verdadeira obra-prima do medo.