10 filmes de super-heróis que mereciam indicações no Oscar!
10 filmes de super-heróis que mereciam indicações no Oscar!
Estamos a pouco menos de um mês da maior cerimônia de prêmios cinematográficos de todos os tempos: o Academy Awards, popularizado como o Oscar. E como já é de conhecimento de todos, a Academia tem um certo preconceito com blockbusters, mesmo quando eles merecem…
Por conta disso, selecionamos dez filmes de super-heróis que deveriam ter sido indicados em algumas categorias, mesmo que não ganhassem tendo em vista a qualidade de seus concorrentes no ano em que foram lançados. Para manter uma variedade constante, optamos por manter um filme por item, e cada filme representando unicamente uma categoria da premiação.
Homem-Aranha - Melhor Figurino
Antes de 2000 e a eclosão dos X-Men nos cinemas, filmes de super-heróis eram vistos como um subproduto da cultura dos quadrinhos, e por conta disso, tudo referente aos super-heróis era um tanto quanto cafona e de baixo orçamento. Contudo, um dos primeiros filmes a quebrar isso e trazer realismo para as telonas foi o primeiro Homem-Aranha de Sam Raimi.
O filme contou com um incrível visual para seu herói, que fugia bastante da ideia de um homem em uma fantasia qualquer, e passava o visual do super-herói. Além disso, o filme merecia reconhecimento pelos trajes utilizados pelos personagens coadjuvantes, uma vez que soube capturar o estilo nova iorquino do início dos anos 2000.
Watchmen - Melhor Fotografia
Watchmen é possivelmente o filme de super-heróis mais subestimado de todos os tempos. Além de ser uma adaptação da maior graphic novel já feita, o filme impressiona por seu visual fantástico, que funciona perfeitamente, assim como em outra adaptação dirigida por seu diretor, Zack Snyder, chamada 300.
O filme é escurecido e demasiadamente plástico, o que ajuda a criar toda a sensação imersiva de uma história em quadrinhos violenta, sarcástica e cheia de vida. As cores do logotipo do filme revelam bem todo o visual dele: amarelo e preto, com a vibração e a morbidez necessária para transpor um dos clássicos de Alan Moore para os cinemas.
Guardiões da Galáxia - Melhor Design de Produção
Não é nem um pouco fácil criar um ambiente já feito e refeito diversas vezes, porém com algo novo e fresco. Já vimos vários filmes no espaço. Seja nas cantinas sujas de Star Wars ou à bordo da S.S. Enterprise de Star Trek. Mas definitivamente, foi revigorante ver algo novo, vibrante e esquizofrênico no espaço de Guardiões da Galáxia.
O filme dá um show de como se fazer uma decente e bela criação artística para dar personalidade a ambientes. Seja em Luganenhum ou em Xandar, podemos respirar algo novo e identificável, sem nos perder em um espaço genérico como já foi visto tantas e tantas vezes no cinema.
X-Men 2 - Melhor Roteiro Adaptado
A base de toda boa adaptação - seja de livros, curtas-metragens, contos jornalísticos, ou até mesmo quadrinhos - é saber transpor a essência de uma história, fazendo mudanças que possam acomodá-la no cinema e também no universo em que ela está sendo adaptada.
Baseado no grandioso clássico Deus Ama, o Homem Mata, X-Men 2 é até hoje considerado o melhor filme da franquia mutante, e um dos melhores filmes de quadrinhos de todos os tempos. Além de trazer similaridades fantásticas com a graphic novel de Chris Claremont, o filme ajudou a sedimentar tudo que conheceríamos de base no Universo dos X-Men, após seu surgimento nos cinemas.
Os Vingadores - Melhor Trilha Sonora
É sempre bom quando conseguimos recordar e cantarolar trechos de músicas memoráveis para a história do cinema. Aquele pedacinho que só de ouvir, nos faz lembrar de clássicos como Indiana Jones, Star Wars, Harry Potter e Jurassic Park, dentre outros.
Filmes de super-heróis começaram a deixar de lado a necessidade por uma boa trilha. Contudo, Alan Silvestri conseguiu trazer uma ótima e memorável coletânea de músicas incidentais que, além de casar perfeitamente com a proposta de Os Vingadores, remete à reunião heroica da equipe.
Batman: O Retorno - Melhor Atriz Coadjuvante
Ainda que muitas tentem, ninguém jamais marcará o papel da Mulher-Gato como Michelle Pfeiffer o marcou em sua breve passagem no filme Batman: O Retorno. Transpondo sensualidade, dramaticidade e um ódio inerente da vilã, ela é até hoje relembrada como uma das personagens mais sexy da história do cinema.
Ainda que seu papel tenha sido pequeno dentro da franquia como um todo, é interessante perceber que Michelle conseguiu, através de uma atuação propositalmente exagerada, trazer a Mulher-Gato dos quadrinhos em uma interpretação visceral da personagem.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge - Melhor Ator Coadjuvante
Se, por um lado, a segunda aventura do Batman de Tim Burton teve como destaque a Mulher-Gato, o verdadeiro destaque do terceiro Batman de Christopher Nolan está no mordomo Alfred, na melhor interpretação do personagem vivido por Michael Caine nessa trilogia.
Aqui, vemos o homem debaixo da figura eterna do mordomo fiel do Batman. Em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Alfred demonstra sua vulnerabilidade e fragilidade, mas ainda assim é visto como um homem fiel ao seu mestre e tem grandes e importantes momentos dentro da narrativa.
Superman - Melhor Ator
O prêmio de Melhor Ator ou Atriz sempre passa para alguém que consiga, através de muito esforço, tornar seu personagem inteiramente palpável e consistente. E é o que Christopher Reeve faz muito bem no primeiro Superman, de 1978.
O ator consegue seguir muito bem a tagline que promoveu o filme, e nos faz acreditar perfeitamente que um homem pode voar. Seu Clark Kent é um personagem identificável, que mesmo com todos os poderes divinos do Superman, não deixa de ser alguém com que o público pode se relacionar.
X-Men - Melhor Diretor
Atualmente, o mundo dos fãs de quadrinhos é dividido em quem odeia Bryan Singer e quem o adora. Independente disso, é necessário reconhecer o desempenho do diretor, e isso poderia tê-lo rendido uma indicação por seu trabalho no primeiro X-Men.
Tendo recebido a estatueta na mesma categoria do Saturn Awards, Singer foi o responsável por solidificar todas as futuras adaptações de histórias em quadrinhos. Seu trabalho foi impressionante por trazer uma equipe de heróis reunidas e com personalidades distintas, sem tirar o foco de alguns principais. Além disso, é importante frisar o quanto o diretor ajudou a tornar sério o gênero, incorporando questões de intolerância e movimentos sociais, o que mudou a visão do público que ainda tinha em mente atrocidades como Batman & Robin ou Howard, o Pato.
Batman: O Cavaleiro das Trevas - Melhor Filme
Batman: O Cavaleiro das Trevas é possivelmente o filme de super-heróis com maior número de indicações ao Academy Awards. Isso, infelizmente, conta pouco, tendo em vista que apenas uma das categorias indicadas não é um prêmio técnico. Contudo, com toda sua grandiosidade e direção, o filme definitivamente deveria ter sido considerado à categoria principal da premiação.
O filme consolida todo o realismo incorporado por Christopher Nolan à franquia, trazendo temáticas sérias e hiperrealistas, com apelo da política, de questões morais e da dicotomia entre caos e ordem. Seus múltiplos clímax denotam um grande domínio da linguagem cinematográfica pelo diretor, além do uso correto da figura do popular personagem da DC Comics para contar uma história mais abrangente.