10 filmes de quadrinhos indicados ao Oscar

Capa da Publicação

10 filmes de quadrinhos indicados ao Oscar

Por Evandro Lira

Nos últimos dois anos, assistimos a dois filmes baseados em quadrinhos indicados ao Oscar de Melhor Filme – um feito e tanto para o “gênero”, que nunca foi realmente levado a sério pelo maior prêmio do cinema.

Hoje, porém, decidimos relembrar de outros filmes baseados nos quadrinhos da DC e da Marvel que conquistaram ao menos uma indicação no Oscar – e há vencedores entre eles.

Imagem de capa do item

Superman

O primeiro filme do Superman dirigido por Richard Donner e estrelado por Christopher Reeve foi indicado à 3 Oscars em 1979.

O prêmio de Melhor Montagem, por exemplo, é um das "categorias técnicas" mais concorridas do Oscar, e lá estava Superman disputando o prêmio. Quem levou a estatueta dourada, porém, foi O Franco Atirador.

O filme também disputou as categorias de Melhor Trilha Sonora (perdendo para O Expresso da Meia-Noite) e Melhor Mixagem de Som (O Franco Atirador). Porém, Superman não saiu da cerimônia sem um Oscar para chamar de seu, pois acabou levando um prêmio especial pelos seus efeitos visuais.

Imagem de capa do item

Batman

Em 1990, o primeiro filme do Batman, dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton, saiu premiado com o Oscar de Melhor Direção de Arte, superando títulos como O Segredo do Abismo, As Aventuras do Barão Munchausen, Tempo de Glória e Conduzindo Miss Daisy.

Foi a única indicação do filme ao Oscar, o que significa que ele marcou 100% na premiação, não é mesmo?

Imagem de capa do item

Homem-Aranha 2

Considerado por muitos um dos melhores filmes do Aranha, Homem-Aranha 2, de Sam Raimi com Tobey Maguire, conquistou três indicações ao Oscar em 2005.

Na categoria de Melhor Edição de Som, o filme perdeu para a animação Os Incríveis, enquanto em Melhor Mixagem de Som, o drama Ray levou a melhor. Mas quando se tratou do Oscar de Efeitos Visuais, Homem-Aranha 2 desbancou Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Eu, Robô.

Imagem de capa do item

Batman: O Cavaleiro das Trevas

O primeiro filme baseado em quadrinhos que chegou muito perto de ser indicado ao Oscar de Melhor Filme foi Batman: Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. O longa teve uma campanha gigantesca, mas acabou ficando de fora da disputa - algo que foi tão traumático para a Academia, que no ano seguinte eles aumentaram o número de indicados de 5 para 10 filmes.

De qualquer forma, o filme bateu o recorde de uma produção de quadrinhos com o maior número de indicações ao prêmio. Ao todo, foram 8 categorias, levando duas: Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger e Melhor Edição de Som.

Também foi indicado nas categorias de: Melhor Direção de Arte, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Maquiagem - perdeu as três para O Curioso Caso de Benjamin Button -, Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som e Melhor Montagem - perdeu as três para Quem Quer Ser um Milionário?.

Imagem de capa do item

Esquadrão Suicida

Apesar da recepção negativa dos críticos e da reação mista do público ao filme, Esquadrão Suicida foi nomeado para 1 Oscar e saiu vitorioso, levando o Oscar de Melhor Maquiagem para casa. Isso tornou Esquadrão Suicida o primeiro - e por enquanto, único - filme do Universo Estendido da DC a ganhar um Oscar.

O longa disputava com o filme sueco Um Homem Chamado Ove e Star Trek: Sem Fronteiras.

Imagem de capa do item

Logan

O filme Logan, de James Mangold, apresentou a última vez que Hugh Jackman encarnou o Carcaju nos cinemas, e não poderia ter havido despedida melhor.

Logan foi um filme bastante aclamado pela crítica, sendo indicado a diversos prêmios importantes em 2018, incluindo o Oscar, que lembrou de Logan em uma categoria até então inédita para um filme de quadrinho: Melhor Roteiro Adaptado. No entanto, quem levou a melhor foi o filme Me Chame Pelo Seu Nome. De qualquer modo, foi um feito e tanto.

Imagem de capa do item

Pantera Negra

Pantera Negra, de Ryan Coogler, foi um verdadeiro marco para o cinema norte-americano, e isso se refletiu em suas sete indicações ao Oscar e a outras inúmeras premiações.

O filme venceu os prêmios de Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção, e concorreu por Melhor Filme (Green Book - O Guia), Melhor Canção Original (Nasce uma Estrela), Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som (Bohemian Rhapsody).

Pantera Negra foi o primeiro filme de super-heróis da história a concorrer ao Oscar de Melhor Filme, e também o primeiro longa da Marvel Studios a ganhar um Oscar.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha no Aranhaverso

Este filme ganhou praticamente todos os prêmios possíveis a que concorreu na temporada de 2019. No Oscar, por exemplo, Homem-Aranha no Aranhaverso desbancou animações como Os Incríveis 2 e Wif-Fi Ralph, da Disney, além de Ilha dos Cachorros e Mirai no Mirai.

Imagem de capa do item

Vingadores: Ultimato

Diversos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel já foram indicados ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais, entre eles os três filmes do Homem de Ferro, os dois Guardiões da Galáxia, Doutor Estranho e Capitão América: Soldado Invernal, além de Os Vingadores e Vingadores: Guerra Infinita.

Mas decidimos destacar aqui o atual representante da franquia indicado ao Oscar: Vingadores: Ultimato. O longa que assumiu o topo das maiores bilheterias de todos os tempos em 2019, garantiu seu lugar de praxe na categoria de Efeitos Visuais, disputando com O Irlandês, O Rei Leão, 1917 e Star Wars: A Ascensão Skywalker.

Imagem de capa do item

Coringa

Coringa marcou a história do cinema de quadrinhos quando saiu ovacionado do Festival de Veneza, levando para casa o Leão de Ouro, a maior honraria do evento. Isto já era um sinal do que a produção faria dali a meses depois.

No Oscar, Coringa recebeu nada menos que 11 indicações, se estabelecendo como o filme baseado em HQs com mais indicações na história da premiação, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.

Além destas, o longa foi reconhecido em Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som, Melhor Maquiagem e Melhor Figurino.

Qual delas você acha que leva?