10 filmes de Fantasia que você precisa assistir!

Capa da Publicação

10 filmes de Fantasia que você precisa assistir!

Por Gus Fiaux

Vale lembrar que esses filmes não estão listados em ordem alguma, e são filmes de leve entendimento para os que querem iniciar no gênero da fantasia e aventura. Alguns já são conhecidos do público, e merecem destaque nessa lista por terem feito um estrondoso sucesso de crítica e público ao redor do mundo.

Por não caberem nessa lista, não podemos deixar de citar várias menções honrosas, dentre as quais já destaco Conan, o Bárbaro, A Sétima Viagem de Simbad, Jasão e os Argonautas, Asas do Desejo, Labirinto, A Espada Era a Lei, Fantasia e Fantasia 2000.

Imagem de capa do item

A Lenda

É um filme um tanto quanto controverso. Apesar das críticas razoáveis, conseguiu exercer um enorme papel para o gênero. A história gira em torno de Jack, um camponês que leva uma amiga para conhecer uma floresta encantada, repleta de unicórnios, elfos e fadas. Enquanto isso, o Senhor das Trevas pretende emergir o mundo em trevas e gelo, para que possa governá-lo a seu bel-prazer, e para isso, precisa matar todos os unicórnios, fazendo com que Jack tenha de impedi-lo. Dirigido por Ridley Scott e com atuações de Tom Cruise, Mia Sara e Tim Curry (em um de seus papeis mais sinistros e interessantes), o filme foi indicado pelos seus efeitos e maquiagem em diversas premiações, incluindo o Oscar.

Imagem de capa do item

A Bela e a Fera

Antes da Disney fazer sua versão animada e prestigiada, chegava aos cinemas, no ano de 1946 o filme La Belle et La Bête, dirigido por Jean Cocteau. A história é aquela que todos conhecem... talvez com algumas modificações: Belle, Adélaide, Felice e Ludovic são irmãos de uma família à beira da ruína. Um dia, o pai dos quatro encontra refúgio em um castelo onde vive uma fera horrenda. Quando ele rouba uma rosa do jardim do castelo, sua filha Bela é condenada a viver com a Fera. Destaque para a atuação de Jean Marais (Fera).

Imagem de capa do item

A Companhia dos Lobos

Uma adaptação da fábula da Chapeuzinho Vermelho, com David Warner, Angela Lansbury, Stephen Rea, Jim Carter e Terence Stamp. A direção é de Neil Jordan.

Imagem de capa do item

A Viagem de Chihiro

Um verdadeiro clássico moderno. Chihiro é uma pequena garota prestes a se mudar. Na viagem, Chihiro e a família se perdem, indo parar em uma cidade misteriosa. Enquanto os pais de Chihiro ficam em uma das casas, a menina sai e conhece um menino chamado Haku, que a alerta para fugir o mais rápido possível. É o início de uma perigosa jornada de auto-conhecimento e aprendizagem. A direção é do mestre japonês Hayao Miyazaki.

Imagem de capa do item

Senhor dos Anéis/O Hobbit

Uma das franquias mais bem aceitas por público e crítica, baseados em uma série de livros do grande J. R. R. Tolkien, a trilogia O Senhor dos Anéis (e O Hobbit, também uma trilogia, com sua conclusão sendo lançada esse ano) conta a história da luta pelo Um Anel, objeto de extremo poder que pode condenar a Terra-Média. Frodo Bolseiro, um Hobbit (espécie de homem pequeno) precisa destruir o anel, adquirido por seu tio Bilbo em uma jornada. No meio do caminho, elfos, magos, dragões e diversas outras criaturas fantásticas. As duas trilogias são dirigidas por Peter Jackson e vencedoras de inúmeros Oscars.

Imagem de capa do item

Harry Potter

Essa é uma franquia que dispensa apresentações. Basta dizer que a jornada do bruxo e sua história pela Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é atualmente a franquia mais lucrativa do cinema, com quase 8 bilhões de dólares arrecadados mundialmente, e ainda mais filmes por vir.

Imagem de capa do item

O Sétimo Selo

Ingmar Bergman é um gênio. Tendo dito isso, O Sétimo Selo, uma de suas maiores obras, narra a história de um cavaleiro e seu escudeiro, que retornam de uma Cruzada. Em uma praia, o cavaleiro conhece a Morte, e lança um desafio para escapar de seus braços: devem jogar Xadrez, e enquanto estiver ganhando, permanece vivo. Excelente recomendação.

Imagem de capa do item

O Labirinto do Fauno

Dirigido por Guillermo Del Toro, o filme já foi considerado pela crítica como “o melhor filme de fantasia desde O Mágico de Oz”. E não é um exagero. Ofélia, uma menina dócil e inocente, é levada para morar com o novo marido da mãe, Vidal, oficial fascista do exército do General Franco. Na nova casa, ela descobre um labirinto, onde mora um fauno que a convence de que ela é a princesa de um reino mágico. Destaque pela forma como a realidade e a fantasia se entrelaçam, e pelo caráter frio e sombrio desenvolvido ao longo da história.

Imagem de capa do item

Branca de Neve e os Sete Anões

O motivo é simples: Além de ser um dos mais respeitados – e lembrados – filmes de fantasia, é também o primeiro longa-metragem em cores, lançado pela Walt Disney em 1937. Apesar de bem diferente do conto original (que é um tanto quanto macabro), o filme encantou gerações e preparou o terreno para uma infinidade de outras animações.

Imagem de capa do item

O Mágico de Oz

“Over the Rainbow” é a primeira coisa a ser lembrada quando o assunto é esse clássico de 1939. Porém, mais além do arco-íris ainda foi o legado construído pelo filme, baseado no livro homônimo de L. Frank Baum. Dorothy é levada por um furacão ao país de Oz, um local mágico ameaçado por duas bruxas malignas... ou melhor dizendo, apenas uma. Ela deve se aliar a seres incríveis e enfrentar um grande desafio para que o grande e poderoso Mágico de Oz conceda seu desejo de voltar para seu lar. Destaque para a trilha sonora incomparável e pelas decisões estéticas (desde a abertura em tons de sépia até as filmagens dentro de estúdio).