10 filmes de baixo orçamento que viraram um grande sucesso!
10 filmes de baixo orçamento que viraram um grande sucesso!
Filmes são coisas caras de fazer. Investir centena de milhões em uma produção é atividade comum no grande mercado do cinema. Contanto que tenha o ator, diretor e história certos, é possível conseguir o retorno desse investimento com muito lucro!
Mas e para quem está começando? Jovens diretores, atores e atrizes em início de carreia, sem um nome para justificar quantidades milionárias de investimento financeiro? Resta apelar para a criatividade, perseverança e muitas vezes fé que vai dar certo!
Em alguns dos casos, pode causar um impacto tão grande nessa indústria que o investimento de alguns milhares pode se transformar no retorno de centenas de milhões.
Confiram agora obras que tiveram um orçamento modesto e um sucesso avassalador!
Imagens: Divulgação
O Mariachi (1992) - $7.000
A história de um erro de identidade que acaba fazendo um músico inocente ser perseguido por assassinos.
Com truques variando desde camisinhas cheias de sangue falso a utilizar uma cadeira de rodas ao invés de estabilizadores profissionais de câmera, o diretor Robert Rodriguez conseguiu manter efetivo o seu orçamento minúsculo.
O Mariachi foi um filme de orçamento tão diminuto que conseguiu a inacreditável cifra superior a um milhão de dólares em faturamento, que lançou o diretor Rodriguez a uma extremamente bem sucedida carreira de direção.
Monty Python e o Santo Graal (1975) - $400.000
Por muito tempo o humor de Monty Python ficou contido em terras britânicas, sem grande aceitação (na verdade, até entendimento) do resto do mundo.
Isso tudo mudou com o Santo Graal, que uniu sequências intermináveis de humor simplista, cenários desnecessariamente belos e uma fonte inesgotável de frases de efeito!
O rendimento do filme de seu parco orçamento foi superior a cinco milhões de dólares entre o público britânico e norte americano, sem falar que se tornou uma das maiores peças de comédia da história do cinema.
Operação Dragão (1973) - $850.000
Hoje a maior estrela de artes marciais dos filmes de todos os tempos, mas nem sempre o grande Bruce Lee foi assim.
Vindo da série de TV, O Besouro Verde, o astro de Hong Kong permaneceu conhecido apenas por lá por um tempo, até que Operação Dragão foi lançado e catapultou o astro para o mundo, com um faturamento estrondoso de mais de 22 milhões de dólares só na bilheteria Norte Americana.
Infelizmente Lee não aproveitou esse sucesso, pois faleceu cerca de um mês antes da estreia do filme em solo americano.
A Morte do Demônio (1981) - $350.000
A premissa simples de um grupo de adolescentes indo para uma cabana na floresta e terminando em uma tragédia brutal.
Sam Raimi e Bruce Campbell souberam misturar elementos clássicos de horror: suspense, atmosfera e é claro, litros e litros de sangue!
O processo de filmagem também incluiu gravar em uma cabana real na floresta e improvisar diversos equipamentos com versões “caseiras”.
A Morte do Demônio fez tanto sucesso que rendeu uma trilogia e posteriormente uma série de TV!
Super Size Me “A Dieta do Palhaço” (2004) - $65.000
O que acontece se você resolver se alimentar somente de fastfood do Mc Donalds por um mês?
O diretor e estrela do documentário, Morgan Spurlock basicamente se filmou durante todo o processo, gastando com alimentação, gasolina para ir aos Mc Donalds e custos menores de edição.
Prova suprema de que um assunto correto pode render fortunas, nesse caso, impressionantes 22.2 milhões de dólares em faturamento.
A Bruxa de Blair (1999) - $60.000
Pegar uma câmera você mesmo e correr fingindo ser perseguido por alguma criatura não é algo exatamente complexo.
Mas a Bruxa de Blair soube trabalhar seu marketing de forma magistral, levando boa parte do público a acreditar que as filmagens retratadas no longa era de uma história real! Foi também um filme que utilizou muito bem a internet como meio de divulgação, ampliando ainda mais o mito sobre os fatos serem reais ou não.
Se o filme é bom ou não, vai para outro debate, mas um orçamento enxuto como o de Bruxa de Blair rendeu estratosféricos 248.6 milhões de dólares em faturamento!
Hallowen (1978) - $300.000
O gênero do assassino serial de adolescentes ja é bem conhecido e em meio a Sexta Feira 13 e A Hora do Pesadelo, temos o clássico indie Hallowen, sobre o temível Michael Myers.
O diretor John Carpenter usou de muita criatividade para fazer o orçamento do filme render ao máximo, incluindo não produzir a máscara do assassino do zero, mas ao invés disso ter comprado uma máscara genérica do Capitão Kirk por menos de dois dólares e pintar a mesma no característico branco azulado, criando assim um dos maiores ícones de filmes de terror da história.
70 gordos milhões de dólares confirmaram o sucesso do filme e lançaram de vez o gênero para o grande público.
Rocky (1976) - $1.100.000
Uma das histórias mais conhecidas sobre pequenas ideias grandes sucessos.
Silvester Stallone escreveu o roteiro de Rocky e tentou por repetidas vezes vender a ideia para vários estúdios. Apesar de alguns terem aceitado, nenhum queria filmar sob a principal condição de Stallone: Ele deveria ser o ator principal.
Após muitas recusas, finalmente a United Artist aceitou a proposta, mas reduziu severamente o orçamento do filme e salário do ator.
Com 225 milhões de dólares em faturamento depois, não há muito mais o que falar, pois o resto, como sabem, é história.
Mad Max (1979) - $350.000
Gravado na Austrália, basicamente por conta dos custos de filmagem serem infinitamente menores do que nos Estados Unidos, Mad Max também apostou na contratação de atores totalmente desconhecidos, para assim economizar também nos salários dos mesmos.
Hoje uma das mais famosas franquias do mundo, Mad Max faturou incríveis mais de 110 milhões de dólares com seu primeiro título e lançou o ator Mel Gibson ao estrelado mundial.
Atividade Paranormal (2007) - $11.000
Vindo para substituir de vez o estilo “A Bruxa de Blair”, Atividade Paranormal conseguiu economizar ainda mais do que colocar um monte de adolescentes para correr com uma câmera por ai, ao colocar a mesma parada como se fosse vigilância doméstica.
Como um filme de noventa minutos e orçamento quase inexistente sobre um casal ouvindo barulhos em casa pode ter feito tanto sucesso? O segredo está no marketing.
O filme foi exibido em pequenas sessões e a reação do público aos sustos foi usada como material de divulgação, criando uma expectativa fora do normal na grande audiência.
Como fantásticos mais de 193 milhões em faturamento, Atividade Paranormal ainda rendeu mais cinco sequências na década seguinte, todas rendendo volumes absurdos de bilheteria!