10 filmes de 2014 que deveriam ter sido indicados ao Oscar de Melhor Filme!

Capa da Publicação

10 filmes de 2014 que deveriam ter sido indicados ao Oscar de Melhor Filme!

Por Gus Fiaux

Falta de vergonha na cara da Academia? Possivelmente. Falta de filmes dignos? Estamos aqui para provar que não!

Imagem de capa do item

O Abutre

Possivelmente o filme mais esnobado do Oscar desse ano (e não apenas em melhor filme, como também - e principalmente - em melhor ator, para Jake Gyllenhaal).

O Abutre conta a história de um homem que começa uma perigosa carreira como jornalista investigativo de crimes e acidentes na noite americana.

Um retrato particular de um evento amplo, que nós mesmos, brasileiros podemos constatar ao ligar nossas TVs nos telejornais que escorrem sangue.

Imagem de capa do item

Foxcatcher

Um caso curioso: Bennett Miller (Capote) é indicado por melhor direção, mas seu filme não concorre como um dos melhores do ano? Oi?

Inspirado por fatos reais, Foxcatcher traz a primeira grandiosa atuação de Channing Tatum e uma monstruosa transformação em Steve Carell, que está simplesmente assombroso.

Imagem de capa do item

Only Lovers Left Alive

Tendo estreado em fevereiro de 2014 no mundo inteiro e já recebido a Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano anterior, Only Lovers Left Alive (ou Amantes Eternos) é um filme interessantíssimo: relatando a história de dois vampiros apaixonados, uma extremamente viva e sagaz (Tilda Swinton, magnífica como sempre) e outro em um estado mórbido de melancolia (Tom Hiddleston, bem diferente do Loki que vimos nos filmes da Marvel).

O filme é uma excelente retratação da vida moderna e vazia e traz até uma sensação de escapismo para o passado.

Imagem de capa do item

Garota Exemplar

Muito longe de ser o melhor filme da carreira de David Fincher, Garota Exemplar ainda assim é um excelente filme.

Com a atuação morna de Ben Affleck (que curiosamente, se encaixa muito bem em seu personagem) e uma colossal interpretação de Rosamund Pike, o filme é um suspense carregado inspirado em um livro de Gillian Flynn.

Imagem de capa do item

O Homem Duplicado

Outro exemplo do descaso da Academia com Jake Gyllenhaal, o Homem Duplicado é uma trama intrincada inspirada num livro do grandioso José Saramargo, e que conta com o diretor Denis Villeneuve, de Os Suspeitos (Prisoners).

Um filme que beira os limites do absurdo e que até dividiu a opinião do público mais leigo, O Homem Duplicado definitivamente poderia estar entre os indicados.

Imagem de capa do item

Frank

Um musical extremamente divertido estrelado por um elenco de peso (Michael Fassbender, Domhnall Gleeson, Scoot McNairy), Frank conta a história de uma banda cujo líder usa curiosamente uma cabeça de pape machê.

E o mais curioso disso tudo? É inspirado em uma história real!

Imagem de capa do item

Pride

Um grande indicado no Globo de Ouro, Pride passou despercebido no Oscar. Uma comédia dramática (dramédia?) envolvendo ativistas LGBT, o filme foi muito bem elogiado desde sua estreia, além de possuir uma média de 93% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Num Oscar onde temos propagandas extremamente distorcidas, (Aquele que começa com Sniper e termina com Americano) seria demais pedir por um filme histórico bom? Ou já que Selma já está indicado, a Academia já "preencheu sua cota" de lutas sociais?

Imagem de capa do item

O Babadook

Ok, ok. Confesso que pedir para Babadook ser indicado é pedir para fanboys deixarem de brigar entre Marvel e DC.

Mas em muito tempo, vimos algo que tem faltado no cinema: um terror com história, e que tem links no mundo real. Amelia é a mãe de Samuel, um garoto complicado que perdeu seu pai em um acidente. Ao ler um livro para seu filho, ela acaba trazendo para dentro de sua casa a horrenda criatura chamada Babadook, que tem um interesse especial na vida de Samuel.

Além de uma excelente metáfora para a depressão, o filme assusta sem precisar de um jump scare a cada dois segundos. E foi elogiadíssimo.

Imagem de capa do item

Sob a Pele

Uma obra espetacular de ficção científica moderna com uma dose relativa de surrealismo, Sob a Pele é um filme curioso e corajoso, que gerou polêmicas por trazer a bela Scarlett Johansson nua.

Porém, o diretor utiliza isso em prol da narrativa, trazendo uma atmosfera sensual e de suspense para o filme.

Além disso, vale relembrar um pouco da atuação de Scarlett Johansson, que por muitas vezes teve de improvisar devido à algumas cenas filmadas com câmeras escondidas.

Imagem de capa do item

Planeta dos Macacos: O Confronto

Não podíamos terminar essa lista sem puxar um pouco para o nosso bom e velho lado nerd, não?

A verdade é que muitos filmes de super-heróis esse ano (Guardiões da Galáxia, Capitão América 2) foram elogiadíssimos e poderiam ter sido indicados em algo mais que o clássico prêmio de efeitos visuais. Mas, se há um blockbuster que deveria ter sido ao menos lembrado, esse filme é Planeta dos Macacos: O Confronto.

Utilizando da já estabelecida mitologia de César e cia para contar uma história de humanidade, luta ecológica e conflitos por poder, O Confronto era um filme que deveria ser melhor lembrado.

E assim como O Abutre, não apenas por melhor filme, mas também por melhor ator para Andy Serkis.