10 filmes com chances de indicação ao Oscar 2025
10 filmes com chances de indicação ao Oscar 2025
Os filmes que podem aparecer na lista de indicados da premiação mais popular do cinema em 2025!
Com a próxima edição do Oscar marcada para acontecer em março de 2025 – e a reta final do ano se aproximando – a indústria cinematográfica já está se movimentando para tentar prever quais filmes vão entrar na lista definitiva de indicados à vindoura premiação. Em meio a uma grande variedade de gêneros, a cerimônia de 2025 promete ser bastante divertida e pode contar até mesmo com uma produção nacional.
Pensando nisso, nesta lista você vai conferir 10 filmes que possuem chances de serem indicados ao Oscar 2025!
O Quarto ao Lado
Aguardado retorno do diretor espanhol Pedro Almodóvar (Tudo sobre Minha Mãe) às telonas, O Quarto ao Lado é um dos filmes mais cotados para aparecer no Oscar 2025. O longa é estrelado por Tilda Swinton (Precisamos Falar Sobre o Kevin) e Julianne Moore (Segredos de Um Escândalo), e vai marcar a estreia de Almodóvar na direção de um filme falado em inglês.
Na trama, vamos acompanhar a história de uma filha ressentida cujo relacionamento com a mãe é rompido após um mal-entendido, enquanto uma amiga em comum entre as duas tenta mediar o conflito.
Com data marcada para estrear nos cinemas de todo o Brasil em 24 de outubro deste ano, a expectativa é que O Quarto ao Lado apareça nas principais categorias do Oscar, como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz para Tilda Swinton.
Emilia Pérez
Outro filme que deve causar boas impressões no Oscar 2025 é Emilia Pérez. Grande destaque do Festival de Cannes 2024, onde venceu o Prêmio do Júri e o elenco feminino ganhou o de Melhor Atriz, Emilia Pérez é um musical do diretor francês Jacques Audiard (O Profeta) que conta a história de uma advogada que recebe uma proposta inesperada para ajudar o chefe de um cartel a se aposentar e sumir do mapa.
Com Zoë Saldaña (Avatar), Selena Gomez (Only Murders in the Building) e Karla Sofía Gascón (Rebelde) no elenco, Emilia Pérez foi a escolha da França para representar o país no Oscar 2025, aumentando a expectativa para uma indicação a Melhor Filme Internacional e Melhor Filme. Karla Sofía Gascón também vem sendo cotada para a categoria de Melhor Atriz.
Aqui no Brasil, Emilia Pérez fará sua estreia no dia 3 de outubro como o filme de abertura do Festival do Rio. Já as exibições em salas de cinema de todo o país acontecem a partir de 6 de fevereiro de 2025.
Anora
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024, Anora também deve ser um forte candidato a aparecer na lista de indicações do Oscar 2025. O filme é dirigido por Sean Baker (Projeto Flórida) e estrelado por Mikey Madison (Pânico 5), e a trama conta a história de uma profissional do sexo que, após se casar com o filho de um oligarca russo, vê seu conto de fadas ameaçado quando os pais de seu marido tentam anular o matrimônio.
Aclamado pela crítica especializada, Anora tem boas chances de aparecer nas categorias principais do Oscar 2025, com indicações para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz para Mikey Madison e Melhor Roteiro Original.
Anora estreia em 31 de outubro nos cinemas brasileiros e marcará presença na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano.
Ainda Estou Aqui
Escolha do Brasil para possivelmente representar o nosso país no Oscar 2025, Ainda Estou Aqui recebeu inúmeros elogios da crítica especializada na gringa após estrear no Festival de Veneza deste ano, gerando uma forte expectativa para que o longa consiga uma indicação ao prêmio de 2025. Dirigido por Walter Salles (Central do Brasil), o longa conta com Fernanda Torres (Os Normais), Fernanda Montenegro (Central do Brasil) e Selton Mello (O Auto da Compadecida) no elenco.
Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui conta a história real da família Paiva durante a década de 1970, período ditatorial no Brasil. Na trama, Eunice Paiva (Fernanda Torres/Fernanda Montenegro) passa anos à procura de respostas sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), depois que ele foi levado à força para ser interrogado pelo regime militar.
Ainda Estou Aqui vem sendo cotado para receber indicações para Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres, que recebeu diversos elogios por sua performance no filme.
O filme estreia em 7 de novembro nos cinemas brasileiros e também estará na Mostra SP deste ano.
Duna: Parte 2
Uma das estreias mais comentadas e aclamadas de 2024, Duna: Parte 2 também deve aparecer na lista de indicados ao Oscar 2025. Com direção de Denis Villeneuve (A Chegada), o longa deu continuidade à adaptação da clássica série literária de ficção científica escrita por Frank Herbert, expandindo a mitologia da franquia com os desdobramentos da vingança de Paul Atreides (Timothée Chalamet) depois que sua família foi praticamente dizimada pela Casa Harkonnen.
No Oscar 2025, o filme pode aparecer com força em categorias técnicas como Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais. Além disso, o longa também deve ser indicado à categoria de Melhor Filme.
Duna: Parte 2 está no catálogo da Max. O filme também está disponível para compra em Amazon Prime Video, Apple TV e Google Play.
Gladiador 2
Outro blockbuster que pode marcar presença no Oscar 2025 é o aguardado Gladiador 2. Sequência de Gladiador (2000), o vencedor de Melhor Filme no Oscar 2001, o longa conta com Ridley Scott (Alien, o 8º Passageiro) na direção e um elenco de peso, com nomes como Denzel Washington (O Protetor), Pedro Pascal (The Last of Us) e Paul Mescal (Aftersun, Pessoas Normais).
Ambientado mais de 20 anos depois dos eventos finais do primeiro Gladiador, a sequência vai acompanhar Lucius (Paul Mescal), um jovem que volta para Roma com o intuito de concretizar uma vingança, enquanto compete nas arenas de gladiadores.
Gladiador 2 é mais um forte candidato a aparecer em várias categorias do Oscar 2025, como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Paul Mescal, Melhor Ator Coadjuvante para Denzel Washington, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.
Gladiador 2 estreia em 14 de novembro nos cinemas.
Maria
Estrelado por Angelina Jolie (Malévola), o filme Maria também é um bom candidato para aparecer no Oscar 2025. O longa do diretor chileno Pablo Larraín (Spencer) é uma cinebiografia da icônica cantora de ópera Maria Callas que vai acompanhar os anos finais da artista, também tratando do sucesso e das polêmicas de sua vida.
O grande apelo de Maria no Oscar 2025 fica nas mãos de Angelina Jolie, cuja performance foi bastante elogiada pela crítica especializada. A expectativa é que Jolie seja indicada à categoria de Melhor Atriz. Categorias como Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Cabelo também podem ser contempladas.
Maria tem data marcada para estrear em janeiro de 2025 nos EUA. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
Blitz
Blitz, o novo filme do diretor Steve McQueen (12 Anos de Escravidão), é mais uma grande aposta para entrar na lista de indicados ao Oscar 2025. Estrelado por Saoirse Ronan (Lady Bird: A Hora de Voar), o filme é um drama histórico da Apple Original Films ambientado durante o período da Segunda Guerra Mundial.
Na trama, um garoto de nove anos é tragicamente separado da família quando um intenso bombardeio começa em Londres. Em uma tentativa de protegê-lo, a mãe do menino o envia para um campo inglês, fazendo com que ele embarque em uma perigosa jornada para reencontrar sua família.
Além de estar cotado para a categoria de Melhor Filme, Blitz pode aparecer na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante para Saoirse Ronan, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Som.
Blitz estreia em 22 de novembro no Apple TV+.
Divertida Mente 2
Partindo para o universo das animações, um grande favorito para receber uma indicação à categoria de Melhor Animação é Divertida Mente 2. Sequência do filme de 2015, a animação da Pixar é o maior sucesso de 2024 nos cinemas até o momento, além de ter quebrado diversos recordes desde que chegou às telonas, em junho deste ano.
Dirigido por Kelsey Mann (O Bom Dinossauro), Divertida Mente acompanha mais uma aventura de Riley, que agora enfrenta o caos da puberdade. Com a chegada do amadurecimento, a sala de controle também precisa enfrentar alguns obstáculos quando novas emoções chegam para bagunçar a ordem.
Divertida Mente 2 está disponível no Disney+.
Conclave
Outro filme com bastante cara de Oscar que vem aparecendo em conversas sobre possíveis indicados para a edição de 2025 é Conclave. O longa tem direção de Edward Berger (Nada de Novo no Front) e conta com um super elenco – Ralph Fiennes (O Menu, A Lista de Schindler), Stanley Tucci (O Diabo Veste Prada, Jogos Vorazes) e Isabella Rossellini (Veludo Azul) são alguns dos nomes que integram a equipe – para narrar o que acontece nos bastidores da escolha de um Papa.
Inspirada no livro de Robert Harris, a trama acompanha o Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes), que é encarregado de conduzir o processo de escolha de um novo Papa após a morte inesperada do atual pontífice. É assim que Lawrence acaba caindo no centro de uma conspiração, descobrindo segredos que abalam sua fé e a própria Igreja.
Além de estar cotado para aparecer na categoria de Melhor Filme, Conclave vem ganhando força nos debates com atenção para a performance de Fiennes, que pode ganhar uma indicação ao prêmio de Melhor Ator, assim como Stanley Tucci para Melhor Ator Coadjuvante, Isabella Rossellini para Melhor Atriz Coadjuvante e uma possível indicação para Melhor Roteiro Adaptado.
Conclave estreia em 5 de dezembro nos cinemas brasileiros.