10 filmes baseados em fatos que não são tão verdadeiros

Capa da Publicação

10 filmes baseados em fatos que não são tão verdadeiros

Por Equipe Legião dos Heróis

Existe sempre uma apreensão ao começar um filme que abre com “baseado em uma história real”, já que aquilo realmente aconteceu em determinado momento. Mas nem sempre as produções seguem à risca os acontecimentos reais e, algumas vezes, fazem até algumas alterações significativas na história.

Assim, nesta lista, você confere 10 filmes baseados em fatos que não são tão verdadeiros!

Imagem de capa do item

Rudy

Rudy é um filme de 1993 que conta a história de Rudy, um garoto que sonha em ser um grande jogador de futebol americano, mesmo com todos dizendo que ele é muito pequeno. Apesar das notas não muito excelentes, ele tenta a sorte em se tornar um destaque no time da tradicional Universidade Notre Dame.

O longa se inspira na história de Daniel Eugene Ruettiger e adiciona alguns momentos para tornar o filme mais emocionante. Um deles é quando o time começa a protestar contra o técnico para que Rudy entre no jogo, sendo carregado como um herói pelo campo. Isso nunca aconteceu, já que o técnico do time já havia planejado colocar o garoto na partida.

Imagem de capa do item

Argo

Argo mostra a história de seis americanos que ficam presos na embaixada canadense em Teerã durante a crise do Irã em 1980. Ali, um agente da CIA planeja uma perigosa operação para recuperar os soldados com segurança.

No filme, o Canadá não tem tanta importância para a missão, parecendo que o feito foi unicamente dos Estados Unidos, algo que não é verdade.

Inicialmente, o Canadá recebeu todo o crédito pelo resgate porque a CIA não quis divulgar o seu envolvimento na época. Com isso, o longa traz algumas diferenças significativas do que a história real.

Imagem de capa do item

O Regresso

O Regresso, filme que rendeu o Oscar de Melhor Ator para Leonardo DiCaprio, conta a história do caçador Hugh Glass, que é abandonado pelo seu companheiro John Fitzgerald e precisa sobreviver, enquanto sonha com a vingança. O longa é baseado em fatos com algumas diferenças.

Apesar de Glass ter sido abandonado pelo seu grupo, não se sabe se ele sobreviveu à batalha contra o urso parto, ou até mesmo se chegou a enfrentar o animal. Também não existem evidências de que ele tinha um filho e, por fim, o caçador não matou Fitzgerald e nem mesmo buscou vingança.

Imagem de capa do item

Capitão Phillips

Capitão Phillips mostra a invasão de piratas somalis ao navio cargueiro MV Maersk Alabama, mantendo o capitão e sua tripulação como refém. O capitão Richard Phillips, interpretado por Tom Hanks, é mostrado como um herói se sacrificando para proteger o resto da tripulação, algo que não aconteceu na vida real.

O Capitão Phillips chegou a ser processado por ter falhado em lidar com a situação, fazendo com que ela escalasse de forma desnecessária. Não se sabe com certeza se as acusações são verdade, já que os dois lados chegaram a um acordo antes do fim do julgamento, mas as ações de Phillips não são tão heroicas como foram mostradas no filme.

Imagem de capa do item

Fargo

Fargo, filme escrito e dirigido por Joel e Ethan Coen, abre dizendo “Essa é uma história real. Os eventos mostrados nesse filme aconteceram em Minnesota em 1987”. Mas segundo os diretores, o longa é um filme sobre uma história verdadeira e não uma produção baseada em fatos.

Apesar disso, para a criação da história de Fargo, os irmãos Coen se inspiraram em diversos eventos e assassinatos da vida real. Com isso, os diretores criaram uma história empolgante, mas que não é baseada em fatos.

Imagem de capa do item

Prenda-Me se For Capaz

Prenda-Me se For Capaz conta a história de Frank Abagnale Jr., conhecido por ser um mestre dos disfarces que aplicou golpes milionários com 17 anos. Mas o garoto precisa lidar com o agente do FBI Carl Hanratty, que busca capturá-lo de qualquer forma.

Boa parte da história do filme foi forjada por Abagnale, apesar de já ter forjado cheques e escapado da prisão na Europa. Até mesmo Hanratty foi uma criação dele, sendo a união de alguns agentes federais que estavam à procura dele por anos.

Imagem de capa do item

Mar de Fogo

Mar de Fogo é um filme de 2004 protagonizado por Viggo Mortensen que mostra a história de Frank Hopkins, um grande cavaleiro que é desafiado para uma corrida de cavalos perigosa. Ele parte junto de seu cavalo Hidalgo para o Oriente Médio para participar da competição que pode colocar em risco sua vida.

Frank Hopkins existiu, mas toda a história do longa foi criada por ele. Hopkins nunca participou da corrida chamada de Mar de Fogo e nem mesmo era membro da cavalaria dos Estados Unidos, só tinha um grande conhecimento em cavalos e muita imaginação.

Imagem de capa do item

O Massacre da Serra Elétrica

O Massacre da Serra Elétrica, lançado em 1974 é um dos filmes de terror mais icônicos e, na época, chamava muita atenção por ter como marketing o fato de que era baseado em fatos. Eventualmente, foi revelado que era somente uma forma de atrair mais atenção.

Apesar disso, muitos acreditam que a produção se inspirou no assassino chamado de Ed Gein. Entre as ligações está o fato de Leatherface utilizar uma máscara de pele de suas vítimas e também a casa apresentar partes de corpos humanos como cenário.

Imagem de capa do item

300

300 é um dos filmes mais reconhecidos de Zack Snyder, e fez muitas pessoas se tornarem fãs do cineasta. O longa mostra a batalha do Rei Leônidas e seus 300 espartanos contra o grande exército do Rei Xerxes, mas a versão de Snyder dos eventos é um pouco mais dramática que os fatos.

A grande batalha contra Xerxes de fato teve os 300 soldados do Rei Leônidas, mas eles foram auxiliados por 7000 soldados aliados da Grécia que batalharam junto dos espartanos. A escolha do diretor em alterar o evento, faz com que a produção fique mais memorável.

Imagem de capa do item

À Procura da Felicidade

À Procura da Felicidade é um filme marcante que traz uma atuação emocionante de Will Smith. O longa conta a história real de Chris Gardner e seu filho, mostrando suas dificuldades e o eventual sucesso. Mas a produção faz algumas alterações, deixando tudo um pouco mais leve.

A primeira grande mudança é quando Gardner é preso. No filme, ele fica um dia na prisão por um ticket de estacionamento que não foi pago, enquanto na história real é por abuso doméstico contra a mãe de seu filho, Jackie. A cena do cubo mágico que faz com que o personagem de Will Smith participe de uma entrevista foi totalmente criada para o longa, com o objetivo de vender o Sonho Americano em uma história real.