10 fatos e curiosidades sobre Tom & Jerry!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre Tom & Jerry!

Por Fernando Maidana

E para começar, nada melhor do que Tom & Jerry: um dos maiores sucessos da dupla HannaBarbera!

Lista sugerida pelo fã miotti-ageu em nosso SnapChat!

Imagem de capa do item

Hanna & Barbera

A primeira animação de Tom & Jerry foi produzida em 1940.

Trata-se de um curta-metragem lançado no cinema e intitulado Puss Gets The Boot.

A animação foi o primeiro trabalho da aclamada dupla William Hanna e Joseph Barbera como diretores e foi indicada ao Oscar de melhor curta-metragem de animação.

No entanto, os protagonistas ainda não se chamavam Tom & Jerry.

Na verdade, Puss Gets The Boot nem mesmo apresentou o nome dos personagens, mas os criadores chamavam a dupla de Jasper & Jinx!

Jasper & Jinx!

Quando Hanna & Barbera apresentaram o projeto de Puss Gets The Boot para a MGM, o estúdio aceitou produzir a animação, embora não acreditasse no potencial da dupla.

No entanto, com o sucesso de seu lançamento e a indicação ao Oscar, o estúdio voltou atrás e decidiu dar uma nova chance a Hanna & Barbera. Assim, uma série animada foi encomendada para Jasper & Jinx.

Apesar de autorizar a produção do desenho, a MGM ainda não estava satisfeita com o nome da dupla e exigiu que uma das condições para a produção da série fosse alterar os nomes dos protagonistas.

Imagem de capa do item

Tom & Jerry

William Hanna e Joseph Barbera reuniram a equipe de produção da animação e tentaram pensar em novos nomes para a dupla, mas não conseguiram chegar a um consenso.

Em um último recurso, decidiram que todos escreveriam suas sugestões de nomes em um papel que seria colocado dentro de um chapéu. Assim, a sugestão do animador John Carr foi sorteada e ele recebeu 50 dólares como prêmio.

Carr tirou os nomes do livro Life In London, escrito por Pierce Egan, que contava as aventuras de Jerry Hawthron e seu amigo Corinthian Tom.

Na época, Tom & Jerry também era uma expressão em inglês para se referir a um grupo de garotos bagunceiros.

Imagem de capa do item

Tom & Jerry²

A dupla de gato e rato não foi o primeiro desenho a se chamar Tom & Jerry.

Entre 1931 e 1933, a Van Beuren Studios produziu 26 curtas de uma dupla de amigos esquisitos que se metiam em confusões diferentes a cada episódio.

Cada curta mostrava os amigos em uma época ou com profissões diferentes. Eles já foram advogados, caçadores, encanadores e até mesmo mendigos.

O mais interessante é que Joseph Barbera começou sua carreira trabalhando como roteirista e animador deste Tom & Jerry!

Imagem de capa do item

Spike & Tike!

Tom & Jerry tem uma gigantesca história de sucesso. Desde sua criação, foram 13 indicações ao Oscar com 7 vitórias e diversos outros prêmios na prateleira.

Com uma bagagem dessas, a MGM tratou de encomendar um Spin-Off da série, a fim de amplificar seu sucesso. Assim, uma nova série, focada nos buldogues Spike e Tike passou a ser produzida.

No entanto, depois de apenas 2 episódios, a MGM decretou falência e fechou suas portas, cancelando a série.

William e Joseph decidiram fundar seu próprio estúdio e assim nasceu a Hanna-Barbera Productions.

Trilha Sonora

A música é um dos elementos mais importantes nos episódios de Tom & Jerry.

Graças à trilha sonora, as ações tornam-se muito mais dramáticas, garantindo ainda mais emoção às cenas.

O diretor musical, Scott Bradley, criou uma série de trilhas complexas que combinava elementos de jazz com músicas clássicas e até mesmo pop, mas eram as tradicionais músicas clássicas que ditavam o ritmo.

Isso acontecia, pois a MGM não tinha uma verba muito grande para investir na composição ou aquisição de novas trilhas sonoras exclusivas para o desenho, assim, os produtores de Tom & Jerry tinham de se virar com as trilhas que o estúdio já havia adquirido para produções anteriores. Essas eram, em sua maioria, músicas clássicas!

Imagem de capa do item

Quadrinhos!

Não demorou muito para que Tom & Jerry começasse a conquistar espaço em outras mídias.

Já em 1942 a dupla começou a aparecer nos quadrinhos dos Batutinhas e tiveram diversas participações até 1949, quando os filmes do grupo chegaram ao fim e seus quadrinhos, consequentemente, foram cancelados.

No entanto, 5 anos mais tarde, Tom & Jerry ganharam sua própria revista solo. Personagens como Spike e Droopy também apareciam nas aventuras da dupla.

Jogos

Tom & Jerry também ganhou diversas adaptações para os mais diferentes consoles.

O primeiro jogo da dupla foi lançado em 1989 para Amiga, Commodore 64 e Atari ST.

O último jogo para videogame foi Tom and Jerry in War of the Whiskers, lançado em 2003 para PlayStation 2, Xbox e Nintendo GameCube.

Depois disso, apenas jogos para celulares foram produzidos.

Imagem de capa do item

O ponto de vista

Originalmente, a ideia de Hanna e Barbera era que os rostos dos personagens humanos jamais aparecessem nas aventuras de Tom & Jerry.

A razão disso é bem simples, eles queriam mostrar o ponto de vista dos próprios personagens. Assim, sempre teríamos a visão do cenário até o ponto em que os animais conseguiam enxergar.

No entanto, em alguns episódios, os rostos dos donos de Tom aparecem.

Imagem de capa do item

Polêmicas!

Como a maioria das animações produzidas entre os Anos 30 e os Anos 50, Tom & Jerry apresentava uma série de estereótipos raciais.

Depois de explosões, por exemplo, os personagens apresentavam feições estereotipadas como lábios largos e laços no cabelo. A personagem mais controversa, certamente, era Mammy Two Shoes, uma empregada negra e pobre com um sotaque carregado.

Joseph Barbera já admitiu que não concordava com esses estereótipos, mas os incluía na série por serem o senso comum pregado na época.

Outro momento controverso foi o episódio Blue Cat Blues, que mostrava Tom amargurado por ter perdido o grande amor da sua vida, enquanto Jerry se vangloriava por ter a namorada perfeita. No final do episódio, Jerry é deixado por um rato mais rico e se une a Tom em sua melancolia.

Acontece que os personagens estão sentados nos trilhos do trem, esperando pela morte. Uma forte mensagem de suicídio em um desenho infantil.