10 fatos e curiosidades sobre The King of Fighters!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre The King of Fighters!

Por Fernando Maidana

Nós já destrinchamos toda a história dos jogos, até hoje. Basta clicar nos links para conferir a PARTE 1PARTE 2 e PARTE 3 de nosso especial sobre a saga.

Mesmo assim, ainda restam algumas curiosidades a serem contadas!

Imagem de capa do item

A homenagem a Akira

Em The King of Fighters 2001, integrando o time NESTS, foi apresentado K9999, personagem que logo caiu nas graças dos fãs.

O motivo? K9999 foi inspirado em ninguém menos que Tetsuo Shima, o grande vilão do aclamado Akira.

Todos os movimentos e golpes de K9999 remetiam a Tetsuo e muita gente começou a achar que se tratava de um plágio, em vez de uma homenagem.

Vale ressaltar que o dublador de K9999, no jogo, era Nozomu Sasaki, que também emprestou sua voz para o próprio Tetsuo na animação de 1988!

Quando The King of Fighters 2002 foi relançado para o PlayStation 2 com o título de KOF 2002 Unlimited Match, K9999 foi retirado do jogo e em seu lugar entrou o personagem Nameless.

Era basicamente o mesmo K9999, mas seu visual, alguns golpes e, logicamente, o nome foram alterados.

Apesar disso, a SNK jamais foi processada pela Bandai. Talvez, a atitude tenha sido tomada, justamente, para evitar um conflito com a empresa, já que a SNK Playmore "não estava lá com essa bola toda"!

Imagem de capa do item

A homenagem a Street Fighter

Logo no final do primeiro jogo da franquia, antes de enfrentarmos Rugal Bernstein em The King of Fighters 94, conhecemos a coleção de estátuas do vilão.

Rugal tem o curioso hábito de transformar os inimigos que derrota em estátuas e colocá-las em seu hall para enviar um recado a quem tentar lhe confrontar.

Acontece que a SNK resolveu dar uma alfinetada na Capcom e algumas das estátuas presentes na coleção do vilão são personagens de Street Fighter, como Guile, Zangief, Akuma e Ryu.

Inclusive, no crossover Capcom vs SNK, Rugal mostra a estátua de Guile ao próprio Coronel americano e o deixa enfurecido.

Imagem de capa do item

CYS

Apesar de ser um fato bem conhecido, muita gente não sabe que Chris, Shermie e Yashiro tinham uma banda de rock!

Chris tocava bateria, Shermie tocava teclado e Yashiro era o guitarrista da banda.

CYS fazia bastante sucesso, mas, em certa ocasião, uma casa noturna cancelou o seu show e o substituiu pela apresentação da banda de Jazz de Iori Yagami.

Revoltado, o trio rouba o convite para o torneio de luta do Time dos Esportes e entra no The King of Fighters para se vingar de Iori.

Somente durante o torneio, com o selo Orochi enfraquecido, eles descobrem ser Hakkeshu.

Imagem de capa do item

World Heroes

Por falar no Time dos Esportes...

Brian, Lucky e Heavy D! não estavam nos planos iniciais da SNK.

No lugar deles existiria um time francês representado por personagens do jogo World Heroes. A equipe seria formada por Fuuma, Hanzo e Janne.

Infelizmente, a ADK, co-produtora do jogo, não liberou os direitos dos personagens e a SNK decidiu introduzir uma equipe que homenageasse os jogos de esportes lançados pela produtora.

Outros jogos

Além dos diversos jogos que contavam as sagas principais da franquia, os spin-offs e os Dream Matchs, The King of Fighters possui uma série de jogos com gêneros diferentes.

Isso mesmo! Desde MMOs até MOBAs e Jogos de tabuleiro!

Alguns permitem que você jogue com os personagens clássicos. Outros deixam que você crie o seu próprio personagem e outros introduzem personagens completamente novos.

Alguns exemplos são The King of Fighters: Battle de Paradise, o bizarro Neo Geo Heroes: Ultimate Shooting e o famigerado The King of Fighters Online.

Imagem de capa do item

Outras mídias

Além de jogos de diferentes estilos, o universo de The King of Fighters também já foi explorado fora dos videogames.

A minissérie de quatro episódios The King of Fighters: Another Day foi uma animação lançada para promover o jogo KOF Maximum Impact 2 e mesclava eventos do spin-off com acontecimentos das Crônicas de Ash, embora a história não seja considerada canônica.

Também foram lançadas diversas edições de mangás para expandir as histórias de alguns jogos como KOF 94, KOF 95 e KOF Kyo. Embora os eventos narrados nos mangás também não fossem considerados dentro do arco principal.

Imagem de capa do item

Ikari Warriors

Ikari Warriors é uma das equipes favoritas dos jogadores de The King of Fighters, independente de qual seja sua formação.

Eles surgiram representando o Brasil em The King of Fighters 94, mas nenhum dos integrantes é, de fato, brasileiro.

Os personagens Ralf e Clark vem do jogo Ikari, que era um game do gênero Shoot'em up em que nossos protagonistas deveriam invadir uma base inimiga para resgatar seu superior.

Como foram introduzidos em The King of Fighters, e o torneio exigia três lutadores em cada equipe, a história do time foi alterada.

Heidern era o líder dos Ikari Warriors, um grupo de mercenários enviados para realizar missões onde o governo não arriscava colocar suas tropas. Sua família havia sido assassinada por Rugal, então Heidern decide entrar no torneio para conseguir sua vingança. Para isso, ele chamou seus dois aliados de maior confiança: Ralf Jones e Clark Still.

Quando Rugal foi morto, Heidern abandonou o torneio e deixou sua filha adotiva, Leona Heidern, assumir seu lugar. Mais tarde, Leona foi substituída por Whip, clone da irmã de K'.

Os jogos da franquia Ikari Warriors foram reestruturados e passaram a ser lançados sob o novo título, Metal Slug. Sim! Caso você não saiba, os personagens Ralf, Clark e Leona podem ser encontrados na hilária franquia Metal Slug e, inclusive, utilizam alguns golpes apresentados em The King of Fighters.

Imagem de capa do item

Iori

Iori Yagami era guitarrista em uma banda de jazz antes de entrar para o torneio The King of Fighters.

Ironicamente, a coisa que Iori mais odeia é a violência. E, se pararmos pra pensar, Iori só perde o controle quando está sendo influenciado pelo espírito de Orochi.

Por mais que até hoje seja visto por muitos como o grande antagonista de Kyo, por diversas vezes os lutadores deixaram suas diferenças de lado para lutarem por um bem maior.

Os produtores já afirmaram que a rixa entre Kyo e Iori já deveria ter sido esquecida há muito tempo, mas, como os fãs adoram ver os dois se desentendendo, a briga continua.

Imagem de capa do item

Kyo

Kyo Kusanagi não seria o primeiro protagonista da saga The King of Fighters.

Originalmente, os produtores queriam que Syo Kirishima liderasse a franquia.

Syo era um motoqueiro que adorava pegar estrada com seus amigos. Apesar de extremamente versado em diversos estilos de artes marciais, Syo era impaciente e brincalhão, o que acabava deixando seus aliados irritados.

O personagem foi deixado na gaveta até The King of Fighters 99, onde surgiu como um striker do próprio Kyo.

Imagem de capa do item

Benimaru

Não, esse cara aí do lado não é Benimaru Nikaido! Trata-se de Jean Pierre Polnareff, um aliado de Jotaro Kujo no mangá JoJo Bizarre Adventure.

A SNK chegou a emitir uma nota afirmando que o visual do lutador foi inspirado no personagem do mangá.

Mas, diferente de Polnareff, o visual de Benimaru não era daquele jeito o tempo todo. Ele tem o cabelo liso e comprido, mas, quando está lutando, seu corpo fica energizado e, devido à estática, seu cabelo fica para cima.

Quase um Super Saiyajin!