10 fatos e curiosidades sobre Sam Wilson, o Falcão!
10 fatos e curiosidades sobre Sam Wilson, o Falcão!
Sam Wilson foi criado por Stan Lee e Gene Colan em 1969. O assistente social que virou herói, a perspectiva sombria de Sam Wilson sobre a vida mudou no dia em que conheceu o Capitão América. Usando um traje alado, suas habilidades de combate e telepatia com aves, ele se tornou o Falcão.
Quem é Sam Wilson?
Samuel Thomas Wilson nasceu no Harlem, um bairro de maioria afro-americana, em Nova Iorque. Feliz, o jovem Sam possuía uma afinidade natural com pássaros. Ele costumava treinar pombos e tem o maior pombal do Harlem.
Em sua adolescência, no entanto, ele encontra o racismo pela primeira vez, o que o deixa frustrado, triste e decepcionado.
Quando ele tinha 16 anos, Wilson se recusava a ir à igreja, acreditando que a fé de seus pais estava errada. Para sua surpresa, em vez de brigarem, seus pais o apresentaram livros sobre diferentes religiões. Na noite seguinte o pai de Sam foi morto tentando parar uma briga no bairro.
Dois anos mais tarde, sua mãe foi baleada e morta por um ladrão perto de seu apartamento. Consumido pela dor e "zangado com o mundo", Sam tornou-se um assistente social respeitado para tentar melhorar sua comunidade.
Como se tornou o Falcão?
Quando voltava do Rio de Janeiro, seu avião caiu e ele foi encontrado pelo Caveira Vermelha. Usando o Cubo Cósmico, o vilão deu poderes telepáticos para Sam, que agora poderia se comunicar com seu pássaro, o Asa Vermelha. Sam foi transformado no lutador ideal para enfrentar o Capitão América. Mas o Capitão conseguiu livrar Sam do controle do Caveira e os dois derrotaram o vilão.
Ao voltar para a América, Steve ajudou Sam a se tornar um super-herói. Sam trabalhou duro para ser um herói para a comunidade Harlem, mas parte da população afro-americana o via como um impostor.
Pantera Negra foi quem lhe deu asas!
Quando o Falcão ajudou o Pantera Negra, T'Challa recompensou-o, dando-lhe um traje com asas mecânicas capazes de voar.
Mais tarde, o Falcão descobriu que foi manipulado pelo Caveira Vermelha, e que foi ele quem lhe deu poderes. Então, ele deixou de ser parceiro do Capitão América quando foi nomeado o líder dos super-agentes da S.H.I.E.L.D.
Poderes e Habilidades
Desde a infância Sam tinha uma afinidade natural com as aves, podendo entendê-las pelo olhar.
Após o Caveira Vermelha usar o Cubo Cósmico em Sam, ele descobriu que ele poderia se comunicar telepaticamente com elas. Sam tinha uma ligação paranormal com o Asa Vermelha, seu pássaro, porém mais tarde ele descobriu que poderia ter a mesma ligação com outras aves.
Ele é capaz de comandar as aves verbalmente e por telepatia, podendo reunir informações sensoriais a partir delas.
Sam foi treinado pelo Capitão América em várias artes marciais, o que faz dele um combatente perigoso. Ele também era um atleta habilidoso em sua juventude e suas habilidades são tão boas quanto as de Steve Rogers.
Equipamento
O traje do Falcão consiste em asas planadoras com uma bateria gerada por energia solar, diretamente conectada ao cérebro de Sam.
Ele tem uma garra que usa para capturar inimigos, e uma máscara que lhe concede visão noturna, infravermelha, ampliação, e visão de 360 graus ao seu entorno.
Ultimate!
No Universo Ultimate da Marvel, Samuel Wilson era um membro das forças armadas, mas saiu para se dedicar à ciência.
Ele parecia ser um combatente realizado, especialmente quando utilizava a borda afiada das asas de metal como arma. Wilson trabalhou com Visão, demonstrando um alto nível de compreensão tecnológica.
Cinema
Em 2014, o Falcão foi adaptado cinematograficamente pela primeira vez, para o filme Capitão América: O Soldado Invernal.
Anthony Mackie é o ator que dá vida ao personagem, que nesta versão é um ex-oficial da Força Aérea dos EUA que adota o nome de Falcão devido a um antigo projeto, o traje utilizado no filme é muito similar a versão Ultimate do herói.
Sam se torna amigo de Steve Rogers enquanto trabalhava como conselheiro de ex-soldados, e mais tarde ajuda o Capitão e a Viúva Negra a voltarem à SHIELD após Steve descobrir que ela foi comprometida pela HYDRA. No final do filme, Falcão decide acompanhar Steve em sua nova missão.
Carl Burgess
Carl Burgess era um promotor assistente que não achava que combater o crime nos tribunais era o suficiente. Ele então, decidiu lutar contra os criminosos, adotando a identidade mascarada de Falcão.
Esse Falcão é diferente de Sam Wilson, ele foi criado em meados de 1940, como um herói da Segunda Guerra Mundial que não possuía poderes.
Não se tem informações de que o personagem tenha servido de base para a criação do Falcão que conhecemos, mas é fatídico que Carl Burgess se perdeu no tempo, tendo aparecido apenas oito vezes nos últimos 75 anos.
Um grande amigo de Steve Rogers!
Não é atoa que Sam Wilson foi introduzido ao Universo Cinematográfico da Marvel em um filme do Capitão América. Nos quadrinhos, Sam e Steve são grandes amigos, tendo estreado uma revista juntos entre 2004 e 2005.
O Falcão entrou para os Vingadores por insistência do Capitão América, já que Steve o considera um valioso companheiro, tendo lutado ao seu lado em diversas ocasiões.
Em Guerra Civil, quando o Capitão ficou incapacitado depois de uma briga entre os Vingadores e os Heróis Pró-Registro, Sam assumiu o comando durante a recuperação de Steve. Após o assassinato do Capitão, Sam foi uma das pessoas que carregaram o caixão no funeral
Se tornou o Capitão América!
Depois de Steve perder seus poderes, ele começa a envelhecer rápido.
O Falcão permanece ao seu lado e ao lado dos outros Vingadores, ajudando a frustrar o plano de Arnim Zola de destruir Nova Iorque.
Com Steve incapaz de cumprir o seu dever, Sam Wilson se torna o novo Capitão América.