10 Fatos e Curiosidades sobre Rita Repulsa!

Capa da Publicação

10 Fatos e Curiosidades sobre Rita Repulsa!

Por Chris Rantin

Para conhecer mais sobre essa personagem, que surgiu ainda em 1992 no Japão, chegando nos Estados Unidos (na versão que conhecemos) no ano seguinte, separamos 10 Fatos e Curiosidades sobre Rita Repulsa, a feiticeira alienígena e conquistadora cósmica!

Imagem de capa do item

Uma vilã, muitas atrizes

No começo do seriado, quando ainda eram utilizadas as imagens da série japonesa, Rita Repulsa era interpretada por Machiko Soga, que continuou nesse papel até a terceira temporada, onde foi substituída por Carla Perez. No primeiro filme, a versão de 1995, quem deu vida à vilã foi Julia Cortez. Como sabemos, Rita foi interpretada por Elizabeth Banks no novo filme (e reboot da franquia).

Aqui no Brasil, a dublagem da personagem na série clássica foi feita por Maria da Penha Esteves, e por Miriam Fischer no filme.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Como uma feiticeira espacial, Rita Repulsa possuía uma série de poderes mágicos, sendo que o mais conhecido é a sua habilidade de fazer com que monstros ficassem gigantes, atirando seu cajado na terra, normalmente gritando a clássica frase “faça meu monstro crescer!”. Rita também é capaz de se teletransportar, prender inimigos em outras dimensões e controlar e manipular pessoas mentalmente.

Eventualmente, ela se tornou capaz de se conectar com a fonte de energia dos Rangers, ficando ainda mais poderosa. Por sorte, nesse momento, ela estava na sua versão Mãe Mística e agia como uma aliada dos heróis.

Imagem de capa do item

Base na Lua

Enquanto agia como uma conquistadora de mundos, Rita acabou encontrando o poderoso mago Zordon, quando tentava dominar a Terra. Depois de muitos confrontos entre os dois, a vilã foi presa em uma lixeira espacial, sendo liberta por astronautas curiosos, muitos anos depois.

Uma vez liberta, Rita Repulsa reassumiu seu palácio na Lua, de onde organizava toda sua operação para tentar derrotar Zordon e os Power Rangers.

Imagem de capa do item

Produtos Ivone

Na segunda temporada de Mighty Morphin Power Rangers, o vilão Lord Zedd surge e se mostra bastante descontente com o desempenho de Rita. Por causa disso, ele a prende mais uma vez na lixeira espacial e envia para longe. Revoltada com o que aconteceu, a vilã consegue retornar para seu palácio e arma um plano para se vingar de Zedd.

Pra isso, utiliza um creme de rejuvenescimento (que serve para trocar a atriz) e criar uma poção do amor que faz com que Zedd se case com ela. Os planos de vingança são deixados de lado quando ela descobre gostar do seu “lorde” e, a partir disso, os dois se tornam os inimigos dos Rangers.

Imagem de capa do item

Família

Família normalmente já é um assunto complicado para a maioria das pessoas, mas quando você é uma feiticeira-alienígena que age como conquistadora cósmica as coisas podem ser um pouco piores.

A árvore genealógica de Rita mostra que ela é filha do vilão Dom Ritão (Master Vile, em inglês) e irmã do também inimigo dos Rangers, Rito Revolto. Do seu casamento com Lord Zedd surgiu seu filho, o feio Thrax.

Imagem de capa do item

Forma Humana

No final de Power Rangers no Espaço, toda a galáxia é ameaçada pelos planos de Rita e seu esposo, que juntos conseguem capturar o Ranger Dourado e estão prestes a destruir a galáxia. Por causa disso, Zordon acaba se sacrificando, o que envia uma poderosa onda de energia do bem que limpa o universo.

Enquanto a maioria dos monstros são destruídos e reduzidos à areia, tanto Rita quanto Lord Zedd são transformados em humanos. Purificados de todo o mal, os dois terminam a temporada dançando juntos, felizes da vida.

Imagem de capa do item

Mãe Mística

Oito anos depois, descobrimos que Rita recuperou seus poderes mágicos, mas, dessa vez, decidiu agir como uma força do bem. Ela se torna a Mãe Mística imperatriz das forças do bem e a responsável por dar os poderes para os Power Rangers em Força Mística.

Sendo uma guardiã do bem, ela é um dos alvos do vilão da temporada, que nos episódios finais, invade seu palácio para tentar matá-la e garantir que as forças do bem fossem extintas. Por sorte, ela consegue escapar do ataque, aparecendo depois que o vilão é destruído para dizer que a luz sempre destrói a escuridão.

Imagem de capa do item

Várias Temporadas

Ao longo dos anos, Rita foi uma das personagens que mais apareceu em temporadas de Power Rangers. Ela está em todas as partes de Mighty Morphin, além das séries que continuavam a história como Aliens, Zeo, Turbo, No espaço e Força Mística.

Além disso, apareceu nos três filmes já feitos da série: Power Rangers: O Filme (1995), Power Rangers: Turbo (1997) e, é claro, no reboot Power Rangers (2017)

Imagem de capa do item

Bruxa Bandora

Toda a série de Power Rangers foi inspirada na série Super Sentai, onde jovens comuns ganham poderes especiais, recebem trajes coloridos e podem invocar robôs gigantes para lutar. A vilã Rita Repulsa foi baseada na personagem Bruxa Bandora, que aparece em Kyouryu Sentai Zyuranger ou Esquadrão Dinossauro Zyuranger - temporada que inspirou a série Power Rangers, utilizando muitas filmagens originais na versão americana.

Bandora se alia com Gran Satã em busca de vingança após a morte do seu filho Kai. O final da bruxa acontece depois que ela perde seus poderes ao chorar pela segunda morte do seu filho, sendo selada mais uma vez pelos heróis.

Imagem de capa do item

Alien

Quando surgiram os rumores de que um novo filme dos Power Rangers estava sendo cogitado, ficou estabelecido que seria uma versão mais adulta e sombria dos heróis.

Algumas imagens conceituais dessa produção descartada mostram que Rita Repulsa seria bem mais assustadora do que jamais vimos. Com chifres reais, um visual gigantesco e um rosto totalmente desfigurado. Definitivamente uma aparência bem mais alienígena que humana.