10 Fatos e curiosidades sobre os Sith de Star Wars!
10 Fatos e curiosidades sobre os Sith de Star Wars!
Uma das ordens mais conhecidas de usuários do Lado Negro da Força. Os Sith são um dos grandes (se não os maiores) inimigos da Ordem Jedi.
Movidos pelos próprios desejos e ambições, esses usuários da Força possuem uma tradição própria e personagens notáveis ao longo de sua história. Também foram grandes influências na ascensão do Império Galático sob controle do Imperador Palpatine, o Lord Sith Darth Sidious.
Entre poderes e curiosidades, temos aqui uma lista de informações legais sobre os sith e, como sempre, estão todos convidados a contribuir com informações nos comentários.
Moraband é o planeta natal dos Sith
Baseada no planeta Korriban de Star Wars Legends, Moraband agora é o nome canônico do planeta natal dos sith.
Suas montanhas avermelhadas e desertos são o cenário onde os sith construíram seus templos e tumbas. Yoda chega a ir ao planeta, na busca de conhecimento sobre a pós vida e como se tornar um fantasma da Força.
Nem todo Jedi caído é um sith
De acordo com a regra de Darth Bane, só existem dois sith por vez, então quaisquer outros Jedi caídos a serviço de um lorde sith, são apenas isso, serviçais.
Podemos considerar Asajj Ventress, Grievous, o Cavaleiros de Ren e mesmo os Inquisitores meramente como servos dos Sith, pois o título em si só cabe ao Mestre e Aprendiz da regra dos dois.
Os sabres de luz Sith possuem cristais Kyber danificados
O novo canon explica o processo de criação de sabres de luz do lado negro.
Como sith utilizam apenas cristais kyber de Jedi que derrotaram (visto que os próprios sith não conseguem se harmonizar com tais cristais), a utilização desses cristais por um usuário não harmonizado com ele, faz com que eles "sangrem", dando ao sabre sua conhecida tonalidade vermelha.
A estrela da morte foi inspirada em projetos de antigas super-armas Sith
Durante a trilogia prequel, foram Darth Tyranus e Darth Sidious que forneceram aos separatistas os conceitos para construção da Estrela da Morte, cujo raio destruidor de planetas utiliza a energia dos cristais kyber (os mesmos responsáveis por energizar sabres de luz).
Ironicamente, quando o Almirante Conan Motti desmerece Darth Vader ao caçoar do poder dos sith frente ao poder da Estrela da Morte, mal sabe ele que está falando basicamente da mesma coisa.
O templo Jedi em Coruscant foi construído acima de um santuário Sith
Simbolizando a vitória dos Jedi sobre os sith durante a última grande guerra entre as ordens, o templo Jedi de Coruscant foi de fato construído sobre as ruínas de um antigo santuário Sith.
Darth Sidious se aproveitou dos poderes no templo para lhe ajudar a manter-se escondido dos Jedi, até finalmente concluir seu plano de acabar com a Ordem e, após tomar para si o templo e convertê-lo no Palácio Imperial, mais uma vez a história se repete, onde o vencedor toma controle de um local de poder sobre o vencido.
Holocrons sith
Assim como os Jedi, os sith também utilizavam holocrons para armazenar informações e segredos importantes, bem como formas mais profundas de se conectar com a Força.
Um desses artefatos é encontrado por Ezra na série Star Wars: Rebels, e com a ajuda de Darth Maul, consegue abrir o artefato e acessar algumas visões importantes para o futuro da história dos Jedi.
Os poderes dos Sith
Muito se fala do Lado Negro ser mais poderoso, no entanto, como mestre Yoda mesmo disse, é apenas um atalho mais simples e rápido para adquirir poder.
Manifestações clássicas desses poderes são o Relâmpago da Força e a Asfixia da Força. No entanto, quaisquer poderes que sejam utilizados em virtude de emoções hostis podem ser considerados com o alinhamento ao lado negro da Força.
A imortalidade dos Sith
Segundo George Lucas, como os sith não podem se tornar espíritos da Força, muitos deles são obcecados com maneiras de estender suas vidas ou mesmo buscar a imortalidade.
Os poderes do lado negro permitem, até certo ponto, a manipulação do corpo do usuário para lhe dar uma longevidade não natural. Mas isso em geral vem ao custo de deformidades progressivamente mais extremas. Darth Plaeguis tentou repetidamente criar vida através de experimentos com a Força e Darth Vader passou inicialmente para o lado negro pelo medo de perder aqueles que amava.
Darth Bane criou a Regra dos dois
Um dos Sith mais famosos da história de Star Wars, Darth Bane originalmente pertencia ao Star Wars Legends, mas passou a integrar o material canônico da saga após sua aparição na série Star Wars: A Guerra dos Clones.
Apesar de tudo, muito do personagem ainda permanece sem confirmação se de fato está inserido no material canônico, mas Yoda de fato fala na série que Darth Bane foi o responsável pela "Regra dos dois", declarando que deve haver somente dois sith por vez, um mestre e um aprendiz.
Bane criou essa regra por conta do desejo constante dos sith por poder, que faria com que um grupo maior acabasse por se destruir em disputas internas. Mantendo a regra dos dois, os sith poderiam prosperar continuamente, mesmo com eventuais (na verdade, constantes) mortes dos mestres nas mãos de seus aprendizes.
A Vingança dos Sith
O título original do episódio VI era A Vingança dos Jedi, mas George Lucas decidiu mudar, pois segundo ele a busca de vingança é algo que apenas o lado negro faria.
Modificando o título para O Retorno de Jedi, em referência a Luke se tornando um Cavaleiro Jedi e Anakin Skywalker retornando para o lado da luz, Lucas utilizou sua ideia original na trilogia prequel, onde batizou o episódio III de A Vingança dos Sith.