10 Fatos e curiosidades sobre o Yondu!
10 Fatos e curiosidades sobre o Yondu!
Depois de Guardiões da Galáxia Vol. 2. é impossível negar que Yondu conquistou o coração de uma legião de fãs. Com sua pele azul, jeito bruto e uma arma extremamente apelona, o personagem teve uma trama central no filme, impactando tanto a história dos guardiões como os fãs.
Mas será que você conhece bem esse personagem? Não? Bem, isso não é um problema. Suas versões nos quadrinhos são meio diferentes do que vimos nos cinemas, mas ainda assim ele continua ótimo. Treine o seu assovio e venha comigo nessa lista com 10 fatos e curiosidades sobre o Yondu!
Criação
Yondu apareceu pela primeira vez nos quadrinhos, ainda na sua versão da Terra-691 em Janeiro de 1969, em Marvel Super-Heroes número 18. Sendo criado por Arnold Drake e Gene Colan.
Ele apareceu na série Guardians 3000 junto com o resto dos Guardiões da Galáxia na história escrita por Dan Abnett. Já a versão da Terra-616 só foi aparecer em 2016 em Star-Lord, criada por Sam Humphries e Javier Garron.
Origem Centauriana
A primeira versão de Yondu Udonta, na Terra-691, era membro de uma tribo nativa de Centauri-IV, o primeiro planeta a ser colonizado fora do sistema solar, que aconteceu durante o século 29.
A maioria das tribos de lá ficaram intimidadas pela tecnologia superior da Terra e acabaram estabelecendo uma relação pacífica com os terráqueos, exceto a tribo de Yondu, que acabou migrando de uma floresta ancestral em que viviam para um lugar menos acessível para evitar o contato com seus “colonizadores”.
Dois séculos atrasado
200 anos depois do primeiro contato com os terráqueos, uma nave com Vance Astro chegou em Centauri IV, utilizando um modelo bastante obsoleto e viagem estelar ele descobre que havia saído da Terra séculos atrás. Mesmo assim, ele segue para fazer uma missão de reconhecimento - ainda que isso já tivesse sido feito.
Durante a exploração ele encontra Yondu, que apesar de acabar evitando o contato com o humano, é obrigado a ficar junto dele durante o ataque de Badoon.
Badoon
O extraterrestre conhecido como Baddon começou a massacrar tudo que via pela frente, erradicando todas as tribos de Centaurianos. Ao ver tamanha hostilidade, Astro pegou Yondu e o embarcou em sua nave, visando fugir para o planeta mais próximo do sistema estelar Centauri.
O fato de que sua nave era bem antiquada, no entanto, chamou a atenção de Badoon que, intrigado pelo artefato, optou por não destruí-la logo de cara. Depois de capturar a nave e manter seus passageiros em cativeiro, os dois foram enviados para a base de operações do vilão na Terra (que havia sido conquistada recentemente).
Guardiões da Galáxia
Yondu e Astro conseguem escapar e encontram outros sobreviventes da invasão de Badoon. São eles Charlie-27 e Martinex e juntos eles decidem formar um grupo para combater a opressão do vilão, criando assim os Guardiões da Galáxia.
Juntos os quatro utilizaram todas suas forças para lutar contra o reinado de Badoon pelo sistema solar. Ao longo dos anos eles receberam ajuda de outros heróis como o Coisa e o Capitão América, até que conseguiram livrar a Terra do domínio do vilão. Depois disso, seguiram para explorar o espaço e proteger a galáxia.
Poderes e Habilidades
Apesar de não ter nenhum poder físico sobre-humano, como super-força ou coisa do tipo, Yondu possui uma habilidade mística que era compartilhada por toda sua tribo. Trata-se de uma espécie de Sexto-sentido intuitivo que permite que ele crie relações empáticas com outras formas de vida.
Além disso ele possui uma espécie de relacionamento místico com a natureza, algo que é bem mais forte no seu planeta natal, mas que persiste em qualquer planeta com natureza selvagem. Com isso ele pode identificar elementos estranhos naquele ambiente ou encontrar o todo através de uma parte (Onde está uma determinada árvore, sentindo apenas uma folha dela, por exemplo).
Flecha Yaka
Sendo um centauriano acima da média, possuindo uma força grandiosa e uma resistência superior à dos humanos, Yondu também é um caçador incrivelmente habilidoso, o que em partes se deve ao fato de que ele consegue controlar sua flecha com um assovio.
Utilizando um arco curvo e uma aljava repleta de flechas feitas de Yaka, um metal encontrado apenas em Centauri IV que é especialmente sensível ao som, Yondu consegue controlar a direção que a flecha vai (mas não sua velocidade) assoviando de uma maneira que apenas seu povo podia fazer.
Cinema
Interpretado por Michael Rooker a versão de Yondu nos cinemas tem sua história bem modificada no primeiro filme, que o coloca como líder de um grupo de piratas espaciais que é responsável por abduzir Peter Quill da Terra.
Em Guardiões da Galáxia Vol. 2, sua história é aprofundada e vemos menções aos “Guardiões Originais” quando a Ordem dos Saqueadores aparece. Mesmo assim, sua origem foi modificada - nos cinemas ele é um Kree - e teve sua habilidade com as flechas Yanka adaptada.
Terra - 616
A nova versão de Yondu nos quadrinhos foi diretamente baseada na sua versão dos cinemas. Aparecendo em 2016 nos quadrinhos do Senhor das Estrelas, Yondu da Terra-616 (a Terra “oficial”) é o líder de piratas espaciais e encontra o jovem Peter Quill quando sua nave dá defeito.
Os piratas resgatam Peter, que tenta roubar a nave deles enganando todos os criminosos e chegando até mesmo a nocautear Yondu. Quando ele acorda, uma oferta é feita para Quill, ou ele era morto no mesmo instante ou jogado no espaço. O Senhor das Estrelas faz uma contraproposta e pergunta se poderia se juntar a equipe, o que acaba acontecendo.
Desenho Animado
Sua versão na animação Guardiões da Galáxia da Disney XD, como era de se esperar, segue a história apresentada no filme e coloca Yondu como o responsável por abduzir Peter Quill e liderar um grupo de piratas espaciais.
No desenho ele é dublado por James Arnold Taylor e tenta vender a Semente Cósmica, que é um objeto capaz de construir universos inteiros. Ele acaba preso durante a venda, sendo resgatado pelos Guardiões e, ao longo de toda a primeira temporada, tanto Yondu quanto Peter ficam disputando quem ficará com a semente.