10 fatos e curiosidades sobre o Smoke de Mortal Kombat!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o Smoke de Mortal Kombat!

Por Chris Rantin

Humano, ciborgue, demônio, aliado e inimigo… Smoke é um dos poucos personagens de Mortal Kombat que pode dizer que já foi tudo isso. Fazendo sua estreia na franquia como um personagem secreto, o ninja logo se tornou um favorito dos fãs.

 

Apostando na sua agilidade, invisibilidade e teleporte, o personagem possui combos poderosos e uma história pra lá de complicada. Sem mais delongas, confira agora 10 fatos e curiosidades sobre o Smoke de Mortal Kombat!

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

Fazendo sua estreia na franquia Mortal Kombat no segundo jogo, onde apareceu como um combatente secreto que não era jogável, sua chegada “oficial” no jogo aconteceu apenas em Mortal Kombat 3, quando Smoke aparece como um robô na cor roxa.

Desde então ele esteve presente nos seguintes jogos: Mortal Kombat Deception, Mortal Kombat Armageddon, Mortal Kombat Shaolin Monks, Mortal Kombat 9, Mortal Kombat X.

Imagem de capa do item

Personagem Secreto

Quando apareceu em MK II, Smoke era um personagem secreto que poderia ser enfrentado pelo jogador, assim como Noob Saibot e Jade (e o Repitle no primeiro jogo da franquia). Vez ou outra Smoke iria aparecer no cenário da Floresta Viva, surgindo entre as árvores.

Neste jogo ele era, assim como a maioria dos ninjas, apenas uma nova versão do Scorpion. Dessa forma, o modelo do ninja amarelo se tornava cinza, com nuvens de fumaça cercando o personagem. Seu estilo de jogo era focado na velocidade.

Imagem de capa do item

Robotizado

Em Mortal Kombat 3 ele continuava como um personagem secreto, mas agora podia ser utilizado pelos jogadores por meio de um código secreto. Neste jogo ele era um ciborgue (assim como Sektor e Cyrax), sendo descrito como uma alma humana torturada, presa dentro do corpo de um robô.

Nesta nova forma o personagem aparecia com a cor roxa, emitindo nuvenzinhas de fumaça e continuando a utilizar da velocidade em sua jogabilidade. A sua capacidade de ficar invisível e se teletransportar também eram uma vantagem que agradava muito os jogadores.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Entre todos os ninjas ciborgues, Smoke, como disse anteriormente, era especializado em velocidade e furtividade. Como seu nome indica, ele produz uma espécie de fumaça que circula seu corpo, provavelmente para dificultar a visibilidade dos seus oponentes.

Em outros jogos da franquia sua habilidade com a fumaça foi melhorando, sendo capaz de asfixiar os oponentes e até mesmo controlá-los mentalmente - depois de fazer com que eles engolirem sua fumaça.

Imagem de capa do item

Amigo capturado

Segundo a história, Smoke é um dos assassinos do clã Lin Kuei, sendo um grande amigo e aliado do mais novo Sub-Zero, os dois seguem juntos para Outworld para tentar matar Shang Tsung, mas acabam falhando na missão.

Ao retornar para a Terra, a dupla descobre que seu clã havia escolhido transformar seus melhores assassinos em ciborgues, algo que já havia acontecido com Sektor e Cyrax. Não querendo fazer parte disso, Smoke e Sub-zero tentam fugir, mas apenas o criomante consegue escapar, enquanto o outro ninja é convertido em máquina com a missão de caçar e matar seu melhor amigo.

Imagem de capa do item

Servo de Shao Kahn e de Noob

Durante sua missão de acabar com Sub-Zero, Smoke acabou servindo Shao Kahn, mas foi danificado durante os confrontos, sendo realocado na fortaleza do imperador. Anos mais tarde ele seria encontrado por Noob Saibot, em Mortal Kombat: Deception.

Após restaurar o ninja cibernético - e reativar sua nanotecnologia -, Noob o reprogramou para agir como seu servo, começando sua tentativa de criar uma horda de cyber-demônios para dominar Netherrealm.

Imagem de capa do item

MK 9

Em MK 9, a história do personagem é quase a mesma. Ele é o melhor amigo de Tundra, o novo Sub-Zero e os dois seguem para Outworld tentando vingar Bi-Han. Quando Smoke estava para ser transformado em um ciborgue, Raiden intervém, já que uma visão o havia avisado para evitar isso.

Depois de lutar ao lado dos heróis da Terra contra as forças de Shao Kahn, Smoke é mais uma das baixas durante o ataque de Sindel no final do jogo, morrendo ao ter seu pescoço quebrado pela Rainha de Edenia.

Imagem de capa do item

Demoníaco

Além de já ter sido humano e ciborgue, em Mortal Kombat 9, durante o seu final da torre, é dito que Smoke na verdade é uma criatura demoníaca conhecida como Enenra, que é composta apenas de fumaça e vapor.

Segundo essa versão da história, quando ainda era muito jovem Smoke foi sacrificado em nome do demônio por um culto, renascendo como a própria encarnação da entidade e matando aqueles que participaram do ritual, apenas para voltar para sua forma humana e esquecer sua verdadeira identidade - até ter enfrentado Shao Kahn.

Imagem de capa do item

MKX

Em MK X Smoke retorna como um dos espectros ressuscitados por Quan Chi, sendo um dos antagonistas do jogo. O final da torre em MK 9, no entanto, parece ser contado como oficial, já que ele diz que se chama Enenra, ao ser confrontado por Johnny Cage.

Smoke aparece como uma variação do personagem DLC Triborg, que junta todos os ninjas cibernéticos do jogo, mantendo a maioria dos seus poderes de MK 9.

Imagem de capa do item

Filme

Smoke aparece em Mortal Kombat: Aniquilação, sendo interpretado por Ridley Tsui. No filme, diferentemente dos jogos, sua cor como ciborgue é cinza, ao invés de roxo. Outra diferença presente na adaptação está em seus poderes, ainda que nos jogos o personagem não tivesse mísseis, o filme mostra Smoke sendo capaz de utilizar essa habilidade. Ele, no entanto, também é capaz de se desintegrar em uma nuvem de fumaça, utilizando isso na forma de um ataque furtivo, algo bem parecido com sua versão dos jogos.

No filme o personagem surge tentando capturar Liu Kang e a princesa Kitana, para impedir que ela se aproximasse de Sindel, sendo derrotado por Sub-Zero, que não parece ter nenhum tipo de relação com Smoke.