10 fatos e curiosidades sobre o Shao Kahn de Mortal Kombat!
10 fatos e curiosidades sobre o Shao Kahn de Mortal Kombat!
“Eu sou Shao Kahn, o conquistador de mundos! Você não terá nenhuma vitória!”
É difícil imaginar Mortal Kombat sem seus vilões, mas entre tantos feiticeiros, répteis e criaturas temíveis, um antagonista se destaca como o favorito dos fãs: Shao Kahn.
Conhecido por ser extremamente arrogante – e apelão – o personagem é o chefão mais adorado pelos fãs, sendo o grande responsável pelo início da história que conhecemos. Confira agora 10 fatos e curiosidades sobre o Shao Kahn de Mortal Kombat!
Imagens: Divulgação
Primeira Aparição
Fazendo sua estreia na franquia Mortal Kombat em MKII, Shao Kahn é conhecido por ser o principal antagonista - e o mais famoso - dos heróis da Terra. Mesmo sendo jogável apenas em poucos jogos, ele foi uma figura constante como “chefão” em várias edições.
Kahn já apareceu como chefão ou jogável em: MK II, MK 3 (e derivados), MK Deception (apenas para o GameCube), MK: Unchained, MK Shaolin Monks, MK Armageddon, MK vs DC Universe e MK 9.
Poderes e Habilidades
Ao longo de toda a franquia de Mortal Kombat, Shao Kahn é mostrado com uma das criaturas mais poderosas presentes no jogo. Tendo super-força, resistência, velocidade e agilidade, o vilão ainda possui a capacidade de utilizar magia para amplificar seus atributos.
Ainda que normalmente ele pareça utilizando apenas sua força - e seu martelo - ele é capaz de absorver a alma dos outros para aumentar seu poder, sendo capaz de criar clones e ressuscitar pessoas de acordo com a sua vontade.
Conquistador Traiçoeiro
Antes de ser o grande conquistador que conhecemos, Shao Kahn era o conselheiro de Onaga, o Rei Dragão que era o grande imperador de Outworld. Onaga conseguiu ser um dos mais poderosos reis, conquistando uma série de reinos. No entanto, quando estava pronto para fazer um ritual e se tornar uma criatura imortal, Shao Kahn conseguiu envenenar o seu imperador, roubando o seu trono.
Depois disso, ele continuou seguindo os planos de Onaga, conquistando e fundindo novos reinos ao Outworld - incluindo Edenia, que ele invadiu e tentou tomar Sindel como sua rainha, adotando Kitana como sua filha.
Mortal Kombat
Shao Kahn, então, focou sua atenção no Earthrealm, tentando invadir esse reino, o que é mostrado no primeiro Mortal Kombat, que é o último torneio que ele precisava vencer para poder invadir a Terra. Quando seus planos falham, ele decide trapacear e trazer suas tropas para o reino da Terra para tentar conquistá-la à força.
Quando isso dá errado, Shao Kahn é dado como morto, mas consegue sobreviver graças a magia. Sabendo que Sindel e Kitana estavam caçando seus aliados para poder livrar o mundo das forças de Kahn, ele decide passar um tempo “escondido”, deixando seu clone morrer para a Aliança Mortal e fugindo do Onaga renascido. Shao Kahn voltou apenas para combater Blaze, tentando roubar o poder do elemental para si mesmo.
MK 9
Depois de conseguir o poder de Blaze, Shao Kahn conseguiu matar Raiden, que enviou uma mensagem profética para sua versão do passado, utilizando o seu talismã. Graças a isso, voltamos a MK 9, o jogo que cria uma linha do tempo alternativo.
Nesse jogo, que reimagina os eventos da franquia até MK 3, Shao Kahn é o grande vilão do jogo, sendo a ameaça que precisa ser combatida para a proteção da Terra. No final do jogo, Raiden consegue impedir sua invasão ao deixar que Shao Kahn quebre os acordos e invada a Terra, o que faz com que os Deuses Anciões interfiram, matando Kahn.
O grande chefão
É inegável que Shao Kahn é uma das figuras mais icônicas da franquia Mortal Kombat, isso acontece principalmente pelo fato de que, em toda a história do jogo, ele foi o Chefão mais vezes do que qualquer outro personagem.
Ao todo, incluindo as variações de um jogo principal, Shao Kahn foi o chefão final 6 vezes. Isso aconteceu em MK II, MK 3, Utimate MK 3, MK Trilogy, MK Shaolin Monks, e MK 9.
Gigante
Mesmo que agora Shao Kahn seja conhecido por ser uma figura grandiosa, imponente e extremamente apelona, a altura do personagem foi algo que mais variou durante os jogos.
Na sua estreia na franquia Mortal Kombat, o personagem teve sua altura refeita digitalmente, garantindo que ele fosse mais alto do que qualquer outro lutador - incluindo o Goro. A altura dele foi variando em outros jogos, até que, em MK 9 Shao Kahn voltou a ser apenas um pouco mais alto que os outros campeões, mas menor do que os Shokan.
Vilão Mascarado
Em todos os jogos de Mortal Kombat (Exceto Shaolin Monks, onde é possível quebrá-la, como vocês podem ver na imagem) vemos Shao Kahn utilizando sua máscara. Na verdade é uma Menpõ, uma máscara cerimonial utilizada junto com o Kabuto, o capacete samurai que o personagem utiliza.
Originalmente sua versão sem máscara deveria ter uma face tão grotesca quando o Baraka, uma vez que, nos planos da desenvolvedora do jogo, todos os moradores de Outworld seriam descendentes dos Tarkatan, a espécie do Baraka. Essa ideia foi descartada posteriormente.
Criador de Monstros
Shao Kahn é conhecido por ser o criador de monstros em Mortal Kombat. Foi a mando dele que Ermac, Mileena e Skarlet foram criados com a magia dos seus feiticeiros, sendo guerreiros leais a ele.
Enquanto o primeiro foi feito com as almas daqueles que foram mortos por Kahn, a segunda foi feita para ser o clone (ainda mais letal e leal) de Kitana. Já Skarlet, que fez sua estréia em MK 9, foi criada utilizando o sangue perdido nas arenas de Mortal Kombat.
Filme
Ainda que não apareça fisicamente no primeiro filme, Shao Kahn é mencionado como “O Imperador” em Mortal Kombat: O Filme, declarando o icônico “Finish Him” na batalha final do filme.
Em Mortal Kombat: Aniquilação, Kahn é interpretado por Brian Thompson, sendo o grande antagonista do filme e responsável por ressuscitar Sindel e tentar invadir a Terra de uma vez por todas. No final do filme, ele é derrotado e morto por Liu Kang.