10 fatos e curiosidades sobre o Shang Tsung de Mortal Kombat!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o Shang Tsung de Mortal Kombat!

Por Chris Rantin

Ainda que Shao Kahn e Goro sejam os vilões mais populares de Mortal Kombat, a dupla de feiticeiros Quan Chi  e Shang Tsung são conhecidos por serem os arquitetos de muito caos e problemas que os heróis da Terra precisam enfrentar para manter a ordem.

Nesta lista, iremos focar no primeiro grande vilão da franquia, capaz de encher você de bolas de fogo, roubar sua alma (e habilidades) e ser uma bela dor de cabeça quando você joga contra ele. Confira agora 10 fatos e curiosidades sobre o Shang Tsung de Mortal Kombat!

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

Shang Tsung foi o primeiro grande vilão de Mortal Kombat, fazendo sua estréia no jogo de 1992, sendo o responsável por esse Torneio em busca da conquista da Terra para o seu servo, Shao Kahn.

Desde então o personagem apareceu em Mortal Kombat II, MK 3 (e derivados), Mortal Kombat: Mythologies: Sub-Zero (apenas em uma participação especial), Mortal Kombat: Deadly Alliance, Mortal Kombat: Deception (Participação especial), Mortal Kombat: Shaolin Monks, Mortal Kombat: Armageddon, Mortal Kombat vs DC Universe e Mortal Kombat (2011).

Imagem de capa do item

Criação e desenvolvimento

Originalmente Shang Tsung iria se chamar Shang Lao, sendo baseado no feiticeiro chinês Lo Pan do filme Os aventureiros do bairro proibido. Uma personagem chamada Kitsune, que mais tarde se tornou Kitana seria filha do vilão, sendo o prêmio pela vitória do torneio.

Para o lançamento de MKII, Shang Tsung era descrito como um velho de 90 anos. Um rascunho feito por John Tobias mostrava a verdadeira forma do vilão, que era um demônio corrompido, algo que nunca foi incluído nos jogos.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Amaldiçoado por Deuses misteriosos, Shang Tsung precisa se alimentar das almas de outras pessoas para se manter jovem e vivo. Seu principal objetivo está sempre associado com a conquista de novas almas para conseguir mais poder - e a imortalidade.

Por causa dessa habilidade primária, o vilão descobriu ser capaz de se transformar em outras pessoas, roubando seus poderes. Além disso Shang Tsung é associado com o elemento fogo, sendo capaz de atirar rajadas do elemento - normalmente na forma de caveiras.

Imagem de capa do item

A Serpente

Um animal comumente associado ao vilão é a serpente. Ele foi capaz de se transformar em uma cobra durante sua Animality em Mortal Kombat 3, um dos seus estilos de luta mais populares é o Serpente e Shang Tsung, inclusive, é capaz de criar grandes serpentes de fogo para atacar seus inimigos. Além de, em MK 9, ter diversas cobras em sua vestimenta.

A mensagem dessa associação é bastante óbvia, traçando um paralelo com a capacidade que o feiticeiro tem de trocar de pele, além de ser bastante traiçoeiro em seus planos.

Imagem de capa do item

O Torneio

Por muitos anos, Shang Tsung comandou o torneio do Mortal Kombat, utilizando o evento para movimentar seus planos maléficos de absorver as almas dos inimigos, até que o excesso de confiança fez com que ele acabasse sendo derrotado pelo Grande Kung Lao.

Arrasado, o feiticeiro voltou com uma nova estratégia, trapaceando diversos eventos para conseguir ter uma chance de conquistar a Terra para Shao Kahn. Faltando apenas uma vitória para isso, ele acabou derrotado por Liu Kang, que o venceu de forma surpreendente.

Imagem de capa do item

A Derrota

Implorando por sua vida perante Shao Kahn, extremamente insatisfeito com o desempenho do feiticeiro, Shang Tsung conseguiu encontrar uma forma de desafiar a Terra para um último torneio.

O vilão, restaurado à sua juventude graças ao poder o Imperador, acaba perdendo mais uma vez para Liu Kang, mas consegue ressuscitar Sindel, o que permite que Shao Kahn consiga invadir a Terra. Durante a invasão, Shang Tsung liderou um dos exércitos do Imperador mas, pela terceira vez, acabou derrotado por Liu Kang.

Imagem de capa do item

A Aliança

Cinco anos depois disso, Shang Tsung forma sua aliança mortal com o feiticeiro Quan Chi, buscando trazer de volta à vida o exército do Rei Dragão Onaga. Para que eles tivessem chances os dois planejaram eliminar as maiores ameaças para os planos deles: Shao Kahn e Liu Kang.

A aliança não deu muito certo, já que Shang Tsung desconfiava que Quan Chi iria traí-lo - o que o motivou a trair o outro feiticeiro primeiro. Depois de mais um torneio, os dois vilões acabam se enfrentando, apenas para descobrir que Onaga foi revivido. Os três, juntos de Raiden, tentam derrotar o Rei Dragão, mas não conseguem. O Deus do Trovão se mata em uma última tentativa, levando os feiticeiros para a morte.

Imagem de capa do item

A Traição

Acontece que nem mesmo a morte foi capaz de parar Shang Tsung, que havia prometido sua alma para o imperador Shao Kahn, que aparece revivido, tentando retomar seus reinos das mãos de Mileena. O vilão ressuscita Tsung, o obrigando a servir aos seus caprichos, mas o feiticeiro descobre que Quan Chi também retornou à vida, utilizando poderes sombrios para os planos de Shinnok.

Shang Tsung sabe que, caso possua aquele poder, poderá se livrar do controle de Shao Kahn, por isso ele decide mentir que tudo está bem enquanto planeja uma nova traição. No final da torre de Armageddon, o vilão acaba transformando o Imperador em um escravo na forma de um centauro, se tornando o novo comandante de Outworld.

Imagem de capa do item

MK 9

A história de Shang Tsung permanece basicamente a mesma dos três primeiros jogos da cronologia original. É ele quem comanda o Torneio de Mortal Kombat, anunciando que a Terra seria invadida caso os heróis perdessem, tendo que lidar com um furioso - e decepcionado Shao Kahn quando os combatentes de Earthrealm realmente vencem Goro e o feiticeiro.

Depois que Sindel é ressuscitada, Shao Kahn absorve todas as almas de Shang Tsung - incluindo a dele própria - e as transfere para a Imperatriz, o que dá a ela todo o poder que precisa para derrotar os heróis da Terra, enquanto o feiticeiro acaba morto.

Imagem de capa do item

Filme

Em Mortal Kombat: O Filme, longa que adaptou os eventos do primeiro jogo da franquia, temos Shang Tsung, interpretado por Cary-Hiroyuki Tagawa, como o grande vilão da trama, sendo o responsável por organizar o torneio - brincando com as inseguranças, medos e desejos dos seus oponentes para deixá-los inseguros nas lutas.

Liu Kang enfrenta o vilão, que utiliza das almas que ele havia aprisionado para tentar derrotar o herói. Kang não cede a nenhum dos truques de Shang Tsung que acaba sofrendo ataques das próprias almas que havia invocado. Depois de levar um bola de fogo de Liu Kang, o feiticeiro cai em um poço repleto de espinhos, morrendo imediatamente.