10 fatos e curiosidades sobre o Salem de Sabrina
10 fatos e curiosidades sobre o Salem de Sabrina
“Cachorros guardam, Gatos assistem… e julgam!”
Conquistando uma legião de fãs e inspirando o nome de diversos gatos pretos desde os anos 1990, Salem é definitivamente uma das melhores coisas que surgiram do universo mágico da bruxinha Sabrina. Por isso, reunimos aqui os 10 fatos e curiosidades sobre o Salem!
A criação de Salem
A primeira vez que Salem Saberhagen apareceu nos quadrinhos foi em 1962, na edição 22 do quadrinho Archie’s Mad House, criado por George Gladir e Dan DeCarlo.
Logo que foi introduzido, o gato era bem diferente do que conhecemos hoje, visto que ele não falava e era um gato alaranjado. Seu papel nas histórias era mais o de animal de estimação da Sabrina, bem longe de ser a figura icônica que amamos, aparecendo com um potencial mágico limitado e sendo apenas um “antagonista” para o cachorro de Jughead Jones.
O Salem fala
Salem só foi falar depois do sucesso da adaptação em live-action de Sabrina, Aprendiz de Feiticeira dos anos 1990. Depois de se tornar extremamente querido, o personagem passou por várias mudanças nos quadrinhos, até se adequar ao que os fãs conheciam na série.
A partir disso o personagem passou a ter uma história aprofundada, sendo conhecido como o bruxo que foi amaldiçoado e condenado a viver na forma de um felino.
Por que o Salem é amaldiçoado?
A razão para Salem ser amaldiçoado varia um pouco de acordo. No filme em live-action (que inspirou a série da feiticeira), Salem é condenado por fazer uma mortal se apaixonar por ele; Na série sua punição é por tentar dominar o mundo; Algumas histórias dos quadrinhos sugeriam que ele foi castigado por abandonar Enchantra, a líder das bruxas, no altar.
Na maioria das vezes isso serve apenas como uma piada recorrente, ou um alerta sobre o que Sabrina não deve fazer. É só em The Chilling Adventures of Sabrina que sua transformação fica mais tensa.
The Chilling Adventures of Sabrina
Em The Chilling Adventures of Sabrina, os quadrinhos mais recentes e mais sombrios da bruxinha (que servem de inspiração para O Mundo Sombrio de Sabrina), temos o bruxo Samuel que engravida uma mulher e se recusa a casar com ela. A moça acaba se revelando uma feiticeira e leva essa questão para o Conselho de Bruxas de Salem.
O Conselho pune o humano condenando ele a se transformar no gato que conhecemos, que recebe o nome de Salem. O felino então acaba parando nas mãos de Sabrina, sendo que o próprio Diabo profetiza que se ele cuidar da feiticeira, ele poderá retornar a assumir sua forma humana.
O Salem foi um ícone dos anos 90
Um dos maiores ícones dos anos 90 foi Salem, que conquistou o coração de uma geração inteira por ser um gato sarcástico e cheio de personalidade na série Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira.
A equipe do seriado se importava muito com o cuidado dos animais, por isso na maioria das vezes o gato era interpretado por uma marionete - sendo que os quatro gatos de verdade que foram escalados para a série (cujos nomes eram Elvis, Lucy, Feiticeiro e Bruxa) serviam apenas para se movimentar ou cenas que não exigiam diálogos, ou que não fosse necessário que o público visse a boca dele se mexendo.
Magia da Tecnologia
Além das marionetes comuns, Salem também possuia marionetes eletrônicas que garantiam uma maior autonomia de movimentos para o bichano. Em 1998 a equipe trocou as marionetes, comprando um novo modelo mecânico que podia ser controlado por três pessoas e manipulado em mais de 30 formas diferentes através de cabos e controle remoto.
A personalidade de Salem
Salem sempre foi representado como um personagem de personalidade forte, sendo bastante ácido e sarcástico e muito rápido em dar respostas irônicas e fazer piadas. Na série live-action ele sempre estava tentando conseguir fama, dinheiro, atenção ou dominar o mundo. Extremamente dramático e ambicioso, Salem é conhecido por ser egocêntrico, mas mesmo assim em diversas ocasiões ele costuma deixar claro seu amor e carinho pelos Spellman.
O personagem acaba aparecendo como um contraponto para Sabrina, dando conselhos para a Feiticeira sobre como resolver seus problemas - ainda que a maioria deles sejam péssimas sugestões - e alertando sobre alguns perigos da magia.
Os poderes e as habilidades de Salem
Dependendo do quadrinho Salem ainda possui algumas habilidades máginas na forma de gato, como por exemplo a capacidade de se teletransportar ou levitar, mas precisa de Sabrina para conseguir fazer grandes feitos. Na série dos anos 90, no entanto, todos os seus poderes foram revogados e sua única habilidade especial era sua longevidade e capacidade de falar.
Ainda não foi revelado se o Salem de O Mundo Sombrio de Sabrina terá alguma habilidade mágica ou se ele seguirá a linha definida pela série Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira.
O Mundo Sombrio de Sabrina
Mesmo que a atriz que interpreta Sabrina em O Mundo Sombrio de Sabrina seja alérgica a gatos, Salem está mais do que confirmado no seriado. Depois de muita especulação se o felino iria ou não falar na série, a Netflix liberou um vídeo que mostra o primeiro encontro da Feiticeira com o seu familiar, confirmando que sim, pelo menos em algum momento Salem irá falar!
O vídeo também mostra que Salem pode assumir uma forma mais sombria e assustadora, quase como um gato-humanóide. Ainda não ficou claro, no entanto, se o personagem terá a mesma história dos quadrinhos que servem como base para a série.
Desenhos e premiação
Além do filme original, da série em live-action Sabrina, Aprendiz de Feiticeira e dos outros filmes spin-off da franquia, Salem já apareceu nos desenhos Sabrina: A Série animada, A Vida Secreta de Sabrina e Sabrina: Segredos de uma Bruxa - nessa versão como um espião e inimigo da Feiticeira.
Pela sua performance em Sabrina, Aprendiz de Feiticeira, Salem recebeu três Kids Choice Awards nos anos de 1999, 1999 e 2000 na categoria de Melhor Animal.