10 fatos e curiosidades sobre o Patriota de Ferro!
10 fatos e curiosidades sobre o Patriota de Ferro!
Vestida inicialmente pelo vilão Norman Osborn, a armadura do Patriota de Ferro marcou por seu grande papel na fase do Reinado Sombrio na Marvel, e por já ter aparecido no cinema, sendo utilizada por outro personagem.
Símbolo
Subindo ao poder logo após a Invasão Secreta, Norman Osborn mandou forjar sua própria armadura... porém ela possui uma complicada simbologia: as cores da bandeira dos Estados Unidos, que fazem uma alusão direta ao Capitão América e a armadura em si, que é associada ao Homem de Ferro, que anteriormente era a face da nação para a lei do Registro.
Cabala
Antes de todas as grandes mudanças no governo e na sociedade, Norman Osborn fez questão de reunir um grupo de vilões e heróis moralmente ambíguos para mudar os parâmetros no submundo vilanesco.
Eram eles Loki, Doutor Destino, Emma Frost, Namor, o Capuz e, posteriormente, o Treinador. Ali estava formada a Cabala.
Própria agência mundial
Assim que se finalizou a Invasão Secreta, Norman Osborn tomou controle de toda a SHIELD e a transformou no MARTELO, uma organização que tinha os mesmos deveres de sua anterior, mas que levava as coisas para um lado extremo...
O Duende X O Patriota
Mesmo tendo adotado um novo codinome e uma nova persona "heroica", a personalidade psicótica do Duende Verde nunca abandonou Norman Osborn.
Muitas vezes ele se viu tendo alucinações envolvendo o Duende, e desesperadamente lutou para se livrar desse passado, inclusive reunindo uma equipe de Thunderbolts para desvincular-lhe publicamente dessa imagem.
Vingadores Sombrios
Depois de dominar o cenário político mundial, Norman precisou alterar a visão do mundo sobre os seres humanos, e para isso reuniu uma série de anti-heróis e vilões para que se tornassem seus novos Vingadores Sombrios, tendo inclusive alguns, como o Escorpião e o Mercenário, assumindo o papel de heróis já existentes, como (respectivamente) o Homem-Aranha e o Gavião Arqueiro.
Filho americano
Norman chegou perto de transformar seu filho, Harry Osborn, em um mártir propagandista conhecido como Filho Americano, que assim como ele, iria possuir roupas e poderes inspirados no Homem de Ferro e no Capitão América.
Entretanto, devido a um forte conflito familiar interno, os dois acabaram discutindo, com Norman quase sendo morto pelo próprio filho, que acabou simplesmente o abandonando e deixando-o de considerar seu pai.
Traído!
Logo antes de Ciclope e seus X-Men formarem a ilha de Utopia, Osborn declarou uma guerra pessoal contra o líder mutante, e tudo relacionado a um problema com um território cheio de mutantes ameaçados.
Ao tentar impedir o mutantes e seus planos, Norman descobriu que havia sido traído por Emma Frost e Namor, que estavam ao lado de Ciclope, o ajudando a evacuar os mutantes para o lugar que seria conhecido posteriormente como Utopia.
O Cerco
A queda de Osborn se deu durante o Cerco. Considerando a presença asgardiana na Terra um problema, Norman forjou um acidente envolvendo a morte de milhares de pessoas, e incriminou Volstagg.
Isso fez com que o governo desse passe livre para que ele invadisse o território asgardiano. Levando seus Vingadores Sombrios e outras equipes, como a Iniciativa, Norman provocou um grande estrago, até que Loki, em um último momento de lucidez, traiu os vilões e passou o poder mágico das Pedras Norne para os heróis.
Ali, Norman seria derrotado e preso... mas não por muito tempo.
Ex-Máquina
O Patriota de Ferro nos quadrinhos poder ter sido primariamente Norman Osborn, ao contrário de sua contraparte cinematográfica.
Isso não impediu que, futuramente, James Rhodes passasse a usar a armadura vermelha, azul e branca. Atualmente, ele é o Patriota de Ferro, tendo feito parte até dos Vingadores Secretos.
Piloto de Drones
Apesar do uniforme de Norman, Rhodey trouxe uma série de novidades para o personagem, sendo a principal delas um exército de drones.