10 fatos e curiosidades sobre o novo filme da Múmia!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o novo filme da Múmia!

Por Chris Rantin

Dando o primeiro passo (oficial) para essa nova era da Universal, o remake de A Múmia chegou nos cinemas essa semana. Para que você saiba tudo sobre o filme, separei para vocês os 10 fatos e curiosidades sobre o novo filme da Múmia!

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Ahmanet vive

Na Mesopotâmia, séculos atrás, Ahmanet, vivida pela atriz Sofia Boutella tem seus planos interrompidos justamente quando está prestes a invocar Set, o Deus da destruição, de forma que juntos possam governar o mundo. Ela é interrompida e mumificada, sendo aprisionada dentro de uma tumba.

Nos dias atuais, o local é descoberto por acidente por Nick Morton (Tom Cruise) e Chris Vail (Jake Johnson), saqueadores de artefatos antigos que estavam na região em busca de raridades. A pesquisadora Jenny Halsey (Annabelle Wallis) se junta ao grupo para investigar a tumba. Eles acabam despertando Ahmanet acidentalmente e todo tipo de caos começa a surgir na terra pelas mãos da Múmia.

Imagem de capa do item

Troca de diretores

O anúncio de que a franquia de A Múmia sofreria um reboot e que se passaria nos dias de hoje foi feito em 2012. Contudo, o projeto não conseguiu começar tão cedo, tendo vários problemas de troca de diretores.

Len Wiseman, de Anjos da Noite e O Vingador do Futuro, foi o primeiro diretor a abandonar o projeto em 2013, seguido por Andrés Muschietti, de Mama e do novo It: A Coisa, que saiu do filme em 2014.

Imagem de capa do item

Disputada

A atriz Sofia Boutella, que interpreta Ahmanet, foi “perseguida” pela equipe do filme depois de chamar a atenção em Kingsman: O Serviço Secreto. Tanto Tom Cruise quanto o diretor Alex Kurtzman ficaram encantados com a performance dela.

O diretor disse para o IGN “Se você olhar para seus olhos - e foi isso que eu tirei do trabalho dela em Kingsman - existe uma performance completa ali. E mesmo sem dizer nada ela transmitiu muito para mim. Eu pensei ‘Meu Deus, não importa o quanto de [...] CGI a gente coloque no rosto dela, se eu ver isso, ela ainda vai conseguir transmitir algo muito emocional para mim.”

Imagem de capa do item

Tom Cruise

O envolvimento de Tom Cruise no filme vai muito além da atuação. Os produtores contam que ele se envolveu em todas as etapas dessa reinvenção da Múmia, um processo inteiramente baseado nos conceitos chave desse universo cinematográfico.

Na fase de pré-produção do filme, ele chegou a reunir toda a equipe para assistir filmes como O Iluminado e Seven - Os Sete Crimes Capitais para estimular a criatividade do grupo.

Imagem de capa do item

Filmagem

As filmagens começaram no dia 03 de abril de 2016 em Oxford, no Reino Unido. A produção se encantou com a maneira em que o velho e o novo se misturam na cidade, sendo o cenário ideal para essa aventura clássica e moderna.

O filme também teve tomadas em Surrey, um condado ao sudeste da Inglaterra. As filmagens acabaram no dia 17 de julho, em Londres, mas depois a produção foi para a Namíbia por mais duas semanas, completando o filme apenas no dia 13 de agosto.

Imagem de capa do item

Queda Livre

Gravar um filme não é fácil, especialmente quando uma cena exige gravidade zero. Em A Múmia, a cena de queda livre do avião (que pode ser vista no trailer) levou 64 takes e dois dias para ser concluída.

Acontece que, além de toda a dificuldade técnica, a equipe ainda precisou lidar com enjoo e vômitos que aconteceram com todo o grupo, exceto Tom Cruise e Annabelle Wallis.

Imagem de capa do item

Universo Sombrio da Universal

A Múmia inicia o Universo Sombrio da Universal, que reunirá os monstros mais clássicos dos cinemas em um universo compartilhado. Drácula: A História Nunca Contada deveria ser o primeiro filme dessa nova era, mas devido ao seu fracasso comercial o estúdio decidiu não incluir a produção no universo sombrio.

Entre os filmes já anunciados desse universo temos: Frankenstein, Noiva do Frankenstein, Lobisomem, Homem Invisível, Mr. Jekyll, Criatura do Lago Negro, Van Helsing, O Corcunda de Notre Dame e O Fantasma da Ópera.

Imagem de capa do item

Múmia mais curta

Tendo 110 minutos de duração, o novo filme da Múmia é a versão mais curta da história dos filmes modernos do monstro pelo estúdio Universal.

O filme de 1999 teve 125 minutos, sua sequência O Retorno da Múmia de 2001, possui 130 minutos, enquanto A Múmia: A Tumba do Imperador Dragão tem 112 minutos, dois a mais do que o filme de 2017.

Imagem de capa do item

Múmia mais humana

Sofia Boutella explica que o que a atraiu para o projeto foi a ousadia em fazer a sua personagem, Ahmanet, ser mais humanizada, mostrando mais aspectos dela do que apenas o monstro. Ela disse: “Não acho que ela seja um monstro, acho que ela é uma sobrevivente”.

Para garantir que a personagem não fosse interpretada unicamente como uma vilã, ela e Tom Cruise conversavam sobre os rumos dela e chegavam a regravar cenas modificando os diálogos para não parecer que ela era agressiva ou manipuladora.

Imagem de capa do item

Recepção e Crítica

Infelizmente, a recepção do filme pela crítica não foi muito agradável. Rotten Tomatoes avaliou o filme com apenas 18% de aprovação contando 176 críticas.

Já no Metacritc o filme está no vermelho com uma nota de 34 (de 100) com 17 críticas extremamente negativas e apenas 5 positivas. Na crítica da LH, o filme ficou com 3 estrelas