10 fatos e curiosidades sobre o Motoqueiro Fantasma!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o Motoqueiro Fantasma!

Por Lucas Rafael

O Motoqueiro Fantasma é um dos personagens mais populares da Marvel, com um visual apelativo, uma atitude anti-heroica e todo um contexto religioso. O Espírito da Vingança já foi adaptado para dois filmes, jogos e até mesmo na série Agentes da S.H.I.E.L.D.. Nesta lista, separamos algumas curiosidades sobre esse personagem incrível.

É fã do personagem? Faltou aquela curiosidade/fato que você julga importante? Fala pra gente nos comentários!

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

O primeiro Motoqueiro Fantasma da Marvel estreou em 1972, na Marvel Spotlight #5, ganhando sua própria revista em quadrinhos mais pra frente.

Aqui as coisas se complicam, já que essa foi a primeira aparição do Motoqueiro Fantasma que possui Johnny Blaze. Antes dele, tivemos - também pela Marvel - Carter Slade, que estreou em 1967, sob o título de Ghost Rider. Depois da chegada de Blaze, Slade foi renomeado para Phantom Rider.

Mas pera aí que tem mais! O criador do Motoqueiro Fantasma foi Dick Ayers, que criou o primeiro Ghost Rider para a Magazine Enterprises e só depois transportou sua ideia para a Marvel.

Foi baseado em uma canção popular

Motoqueiro Fantasma é o nome do personagem aqui no Brasil graças à liberdade criativa da tradução. Em inglês, Rider conta com um significado mais abrangente, como cavaleiro ou um sinônimo de motorista.

Dito isso, o personagem foi inspirado na popular canção americana "Ghost Riders In The Sky" (linkamos a versão do Johnny Cash ali do lado), que já foi refeita por diversos artistas, sendo originalmente gravada por Stan Jones em 1948. Uma versão da música chegou a ser utilizada no filme do personagem.

Imagem de capa do item

Diversos Motoqueiros

Antigamente, diversas pessoas possuídas pelo Espírito da Vingança contavam com algum animal como meio de locomoção. Em Marvel Legacy, vemos que no ano 1.000.000 AC, existia uma versão do personagem que, bem, pode ser chamada de Mamuteiro Fantasma.

Nos quadrinhos, as versões mais populares do personagem foram encarnadas pelo dublê Johnathon Blaze, Daniel Ketch, Alejandra Jones e o mais recente, o motorista fantasma de Robby Reyes.

Imagem de capa do item

A Imaginação é o Limite

Aparentemente, os poderes do Espírito da Vingança dependem um pouco da imaginação de seu hospedeiro para se concretizar. Graças a isso que a Motoqueira Fantasma de Alejandra Jones contava com uma maior gama de poderes, que incluíam se alimentar do pecado das pessoas, ressuscitar mortos e invocar pragas bíblicas.

Imagem de capa do item

Origem do Espírito da Vingança

Já foi revelado em uma HQ a trajetória de Noble Kale (pertencente à família que recebeu o poder do espírito da Vingança), um jovem que se apaixonou por uma mulher chamada Magdalena. Magdalena acabou descobrindo que o pai de Noble, Pastor Kale, era um adorador de Mefisto, o que fez com o que Pastor queimasse a moçoila viva como uma bruxa. Antes de morrer, Magdalena invoca espíritos para matá-lo.

Em sua tentativa de manter-se vivo, Pastor acaba vendendo a alma do próprio filho, Noble, que acaba virando o Motoqueiro Fantasma.

Imagem de capa do item

Já se fundiu com o Hulk e Venom

No arco "Círculo dos Quatro", o vilão Coração Negro tentou transformar a Terra em uma nova versão do Inferno, sendo impedido por uma fusão entre o Hulk vermelho, o simbionte de Venom e o Espírito da Vingança. Sim, o simbionte de Venom tem uma fraqueza a fogo, mas ainda assim a fusão funcionou para derrotar o vilão.

Imagem de capa do item

Já participou do Quarteto Fantástico

O Motoqueiro Fantasma já figurou em diversas equipes do Universo Marvel, mas talvez a mais notável seja o Quarteto Fantástico.

Em Quarteto Fantástico #347, uma Skrull chamada De'Lila finge ter matado o Quarteto, e invoca Homem-Aranha, Hulk, Wolverine e Motoqueiro-Fantasma para solucionarem o caso.

Os quatro concordam em ser o novo Quarteto até vingarem os antigos.

Imagem de capa do item

Poderes

Entre os poderes icônicos do Motoqueiro, estão suas capacidades sobrehumanas, junto de um fator regenerativo e leitura empática (o personagem pode ler a alma de uma pessoa e determinar se ela é boa ou má). Ainda sobre a leitura empática, o personagem pode determinar a identidade de um indivíduo.

Ele também pode identificar e remover pecados das pessoas. Além disso, ele possui uma pirocinése (controle sob o fogo) infernal, podendo gerar e controlar o fogo místico capaz de queimar almas e corpos. O personagem pode até imbuir objetos e outros seres com fogo infernal.

Além disso, o Motoqueiro Fantasma já conseguiu viajar entre dimensões, alterar seu tamanho e manipular magia demoníaca. Sem falar é claro, do olhar da penitência, que faz uma pessoa sentir cada gota de dor que já causou ao olhar nos olhos do Motoqueiro.

Imagem de capa do item

Problemas com o Olhar da Penitência

Bem, o Olhar da Penitência é um dos poderes mais icônicos do Motoqueiro, e simplesmente não funciona em qualquer um. Matt Murdoc é imune ao poder por ser cego, além de ser justo.

Simbiontes como Venom e Carnificina também saem impunes. Uma vez, o Motoqueiro tentou penalizar o Justiceiro através do olhar, mas Frank Castle acabou não sofrendo nada por não se arrepender de nenhum assassinato que cometeu.

Imagem de capa do item

Adaptações

O personagem já foi adaptado para diversos jogos eletrônicos e animações, mas talvez seja mais lembrado pelos dois filmes estreando Nicholas Cage, que não foram bem recebidos pelo público e crítica. No entanto, a versão Robby Reyes do personagem foi adaptada incrivelmente no seriado da Marvel, Agentes da S.H.I.E.L.D.