10 fatos e curiosidades sobre o Magneto!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o Magneto!

Por Fernando Maidana
Imagem de capa do item

Ele é mais velho do que aparenta ser!

Nós sabemos que o tempo passa diferente para personagens de histórias em quadrinhos.

Os X-Men foram criados nos Anos 60, mas muitos deles continuam sendo retratados como adolescentes até hoje.

Em alguns casos, retcons ajudam a atualizar os personagens. Afinal de contas, um incidente com uma aranha radioativa pode acontecer a qualquer momento, assim como o assassinato de dois bilionários deixando um jovem rico e traumatizado.

No entanto, a origem de Magneto está ligada diretamente a um evento histórico e, com isso, não há como alterar sua idade.

Mas a Marvel encontrou uma solução para manter o personagem "jovem". Durante os Anos 80, o mutante Alpha transformou Erik em uma criança.

Ele conseguiu voltar à forma adulta, mas estava bem mais jovem do que antes. Assim, o personagem ganhou uma desculpa para disfarçar sua idade, mesmo tendo quase 100 anos!

Imagem de capa do item

Ele apareceu antes dos X-Men!

Ao menos nas telinhas!

A Série Animada dos X-Men, nos Anos 90, é uma das mais aclamadas animações da Marvel.

No entanto, a primeira aparição de Erik na TV não se deu no desenho dos mutantes, mas sim na série animada do Quarteto Fantástico, de 1978.

Apesar do visual e dos poderes do personagem serem os mesmos, aqui ele não é um grande vilão. Na verdade, ele foi apresentado como um simples ladrão de bancos e derrotado por Reed Richards, que usou uma arma de madeira contra seu inimigo.

Imagem de capa do item

Vampira!

Aqueles que conheceram o personagem unicamente através dos filmes podem ficar chocados, mas a velha guarda dos quadrinhos sabe que o Mestre do Magnetismo mantém um lugar especial em seu coração para a bela Vampira.

Magneto, inclusive, ajudou Vampira a controlar seus poderes para que o casal pudesse ficar junto. Os dois já foram e voltaram diversas vezes, mesmo com Erik alternando entre inimigo e aliado.

Na saga Era do Apocalipse o casal, até mesmo, tem um filho. No Brasil, o personagem foi chamado de Charles, embora seu nome original seja Magnus.

Imagem de capa do item

Ele já foi clonado!

Mais uma vez durante os Anos 80! Uma versão mais jovem do Magneto certo dia surgiu na Manxão Xavier, buscando redenção por seus crimes do passado.

Logo, o novo Mestre do Magnetismo começou um relacionamento com Vampira e passou a ser chamado de Joseph.

No entanto, o verdadeiro Magneto apareceu e descobrimos que Joseph era um clone do personagem, criado por um supercomputador.

Após a batalha, Joseph se sacrifica para reverter os danos causados pelo verdadeiro vilão!

Ídolo!

Erik Lensherr também tem fãs entre os famosos.

Paul McCartney se inspirou no personagem para compor a canção Magneto and Titanium Man, que também conta com a participação do Dínamo Escarlate.

Na história, o próprio Paul conversa com os personagens, que afirmam que a garota pela qual o vocalista está apaixonado é, na verdade, uma assaltante de bancos.

Certamente, é uma das histórias do Magneto mais bizarras já publicada! Jack Kirby presenteou McCartney com um desenho exclusivo do personagem, em agradecimento à canção.

Imagem de capa do item

Vingança!

Nós sabemos que foi o período que Erik passou no Campo de Concentração Judeu durante a Segunda Guerra Mundial que serviu como gatilho para o personagem iniciar seu ódio contra a humanidade e a luta pela superioridade mutante.

E nem mesmo outros vilões estão salvos dessa vingança!

A cena em que o Magneto de Michael Fassbender atravessa a cabeça de Sebastian Shaw com a moeda é uma das cenas mais brilhantes e assustadoras de toda a franquia.

Além disso, nos quadrinhos, Erik deixou o vilão Caveira Vermelha trancado em uma cela subterrânea sem alimento, apenas com água, para prolongar seu sofrimento e fazê-lo refletir sobre os horrores dos Campos de Concentração.

Imagem de capa do item

Canibal?

O Universo Ultimate tinha uma proposta inicial muito intrigante. Ele mostrava os personagens da Marvel levando suas crenças ao extremo.

Magneto é um dos vilões mais impiedosos da trama, sendo retratado como um terrorista sanguinário. Ele foi o responsável pela morte de Wolverine, Charles Xavier e diversos outros heróis. Além de ter feito o presidente, George W. Bush, limpar suas botas com a língua diante das câmeras.

Mas, enquanto tentava convencer Ciclope a unir-se ao seu time, Magneto soltou uma frase que deixou os leitores chocados:

"Vamos lá! Eu nem sou assim tão mal. Faz anos que não como nenhum tipo de carne... incluindo humana."

É intrigante notar como o personagem se sente tão distante dos humanos a ponto de nos comparar com outros animais e poder nos devorar como devoraria tal Caetano a Leonardo diCaprio um hambúrguer.

Imagem de capa do item

Irmãos!

Desde sua criação, Magneto e Professor X sempre estiveram em lados opostos. Os dois sempre mostraram pontos de vista diferentes na relação entre mutantes e humanos.

O fato de começarem como amigos e separarem seus caminhos com o passar dos anos adiciona ainda mais tensão à disputa.

No entanto, Stan Lee já revelou que gostaria de jogar ainda mais lenha na fogueira. De acordo com O Cara, no final dos Anos 60, ele gostaria de revelar que Erik e Charles, na verdade, eram irmãos.

No entanto, outro quadrinista acabou assumindo o roteiro dos X-Men e a trama foi deixada de lado.

Imagem de capa do item

Ele governou sua própria nação!

Em uma tentativa de fazer com que Magneto deixasse de atacar a humanidade, a ONU concordou em ceder uma ilha ao vilão para que ele estabelecesse sua própria nação mutante.

O mais surpreendente disso é que o plano deu certo! Magneto estabeleceu sua utopia e Genosha prosperava graças à sua liderança.

No entanto, a irmã de Charles Xavier decidiu acabar com a paz da ilha e realizou um ataque em massa à nação, aniquilando quase todos os seus habitantes.

Logicamente, Magneto sobreviveu. Logicamente, ele retornou com sangue nos olhos!

Imagem de capa do item

Papai?

É claro que não poderíamos deixar de falar sobre a confusão que se transformou a Família Lensherr.

Originalmente, os Gêmeos Maximoff foram apresentados como filhos legítimos do Magneto e, inclusive, passaram a integrar sua Irmandade de Mutantes, mesmo tendo debandado para o Lado Luminoso da Força e se unindo aos Vingadores, mais tarde.

No entanto, recentemente a Marvel alterou essa história. Pietro e Wanda tornaram-se experimentos realizados pelo Alto Evolucionário e as lembranças de serem filhos de Erik Lensherr foram implantadas devido a uma lavagem cerebral que o vilão realizou nos gêmeos.

Sendo assim, a única filha legítima de Magneto, por enquanto, é Lorna Dane, a Polaris.